Jump to content

Photo

Limite minimo de peso? cma 2ª classe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
25 replies to this topic

#1 mordekaiser

mordekaiser
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 03 de July de 2012 - 15:20

Galera pretendo tirar meu CMA de 2 classe em breve, porem tenho algumas duvidas

eu sou muito alto e muito magro, tenho por volta de 1.90 e uns 60 kg. como apenas 2 refeições por dia e nao é o suficiente pra mim

pretendo engordar é claro, mas será que eles vao encrencar se eu for agora?

outra coisa, eu tenho um pequeno desvio na coluna por causa de má postura, será q eles encrencam tb?

vou apenas marcar dentista e fazer um exame de sangue antes de ir pra ver se está tudo OK

tb preciso tirar uma chapa do pulmao pq to com uma tosse q nao passa faz uns 2 meses kkk

agradeço desde já

#2 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 03 de July de 2012 - 15:40

Só limpa esse peito, antes de ir ao CEMAL.
Continue a sua dieta de engorda e para sua saúde, sugiro exercícios físicos, para melhorar sua postura. Quem ja é Tripulante sabe que ficar sentado o dia todo no cockpit, a vibração da aeronave e carregar mala, acaba com as costas, principalmente na altura do pescoço e ombros.
Vá limpo, que você não correrá riscos. Lembre sempre de manter a calma nos exames psicotécnicos e com psiquiatria. Não tem nada demais lá.

Existem uns tópicos bem legais por aqui, caso tenha alguma outra dúvida. Sinta-se a vontade para tirar qualquer outra dúvida conosco.

Boa Sorte e sucesso na carreira!

#3 Chimango

Chimango
  • Usuários
  • 406 posts

Posted 03 de July de 2012 - 15:43

eu sou muito alto e muito magro, tenho por volta de 1.90 e uns 60 kg. como apenas 2 refeições por dia e nao é o suficiente pra mim

outra coisa, eu tenho um pequeno desvio na coluna por causa de má postura, será q eles encrencam tb?

vou apenas marcar dentista e fazer um exame de sangue antes de ir pra ver se está tudo OK

tb preciso tirar uma chapa do pulmao pq to com uma tosse q nao passa faz uns 2 meses kkk

agradeço desde já

E ae mordekaiser beleza??
Eu tenho um caso parecido com você, com 1,87m e peso 67kg. Me considero muito magro para minha altura, e olha que ano passado eu pesava 73kg. Na época que tirei meu CCF 2º classe (hoje CMA) eu estava com este peso atual de 67kg e com esta mesma altura, e não deu nada de anormal. Eu fiz o teste do IMC (Índice de Massa Corporal). Faz o teste neste site e ve sua situação http://www.indicedemassacorporal.com.
Agora em relação as outras perguntas não vou te saber responder, por que, salve se eu não me engano algumas coisas mudaram em relação ao antigo CCF com o novo CMA. Vou procura dar uma lida no novo regulamento do CMA, porque tenho que revalidar meu CMA que está vencido a uma semana.
RBAC 67 sobre o CMA
http://www2.anac.gov...RBAC67EMD00.pdf
Boa sorte e sucesso na sua carreira na aviação
Abraços

Edited by Chimango, 03 de July de 2012 - 15:44 .

#4 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
  • Usuários
  • 5,107 posts

Posted 03 de July de 2012 - 16:24

agradeço desde já

poh, cara !.... :omg: oce me cortou o coraçao agora......

que é isso ? somente duas refeiçoes por dia ? fiquei com pena desse garoto ae !.....rsrs

come mais ae, meu irmao !.....rsrs

diz pra mae que nao da' pra aguentar nao... que voce ta' com fome e quer comer uma bela bistecona de porco e um pratao de spaghetti.......kkkk

brincadeira a parte, tome conta da sua saude mesmo; vale a pena !!

um abraço e sucesso nos exames ! :adios:

p.s.: eu tenho 1,94 cm x 110 kg...... :bump:

Edited by sinico.aeronauta, 03 de July de 2012 - 16:25 .

#5 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 03 de July de 2012 - 16:37

Véi....... Não me leve a mal não, é zoação mesmo... Mas você tá raquítico! huahauuhahuauha....

Brincadeira brother, inveja minha mesmo porque tô gordo igual um leitão...

Ah e como o E195-SDU falou, limpa essa caixa de catarro aí e pode ir sem medo mesmo. Mas faz bastante exercício físico....

#6 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 03 de July de 2012 - 21:31

E ae mordekaiser beleza??
Eu tenho um caso parecido com você, com 1,87m e peso 67kg. Me considero muito magro para minha altura, e olha que ano passado eu pesava 73kg. Na época que tirei meu CCF 2º classe (hoje CMA) eu estava com este peso atual de 67kg e com esta mesma altura, e não deu nada de anormal. Eu fiz o teste do IMC (Índice de Massa Corporal). Faz o teste neste site e ve sua situação http://www.indicedemassacorporal.com.
Agora em relação as outras perguntas não vou te saber responder, por que, salve se eu não me engano algumas coisas mudaram em relação ao antigo CCF com o novo CMA. Vou procura dar uma lida no novo regulamento do CMA, porque tenho que revalidar meu CMA que está vencido a uma semana.
RBAC 67 sobre o CMA
http://www2.anac.gov...RBAC67EMD00.pdf
Boa sorte e sucesso na sua carreira na aviação
Abraços

Chimango, não mudou nada demais. Praticamente procaram palavras. Nada mais.

#7 diegog174

diegog174
  • Usuários
  • 21 posts

Posted 04 de July de 2012 - 11:05

Pelo menos, quando eu fui fazer , não deu nada.

Estou com 1,86m pesando 65kg, foi de boa passar no HASP.

Pedalo uma media de 100km por semana (MTB)

Já fui até no medico ver o porque eu não engordo, pois como muito, mas muito mesmo.
Segundo os médicos, é algo relacionado ao organismo mesmo.

Edited by diegog174, 04 de July de 2012 - 11:07 .

#8 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 04 de July de 2012 - 20:57

Esse negócio de altura e peso é mais para aviação militar pessoal. Eles não vão cobrar índica de massa e nem nada. Só não me apareça lá com 130 kg. A magreza e a obesidade só pegam, quando existe alguma interferencia no exame de sangue e cardiológico. Tm muita gente que chega lá com deficiencia de ferro, colesterol alto e por ai vai. Tudo influenciado pela alimentação. Ai o bicho pega.
O costume não é nem incapacitar e sim notificar, nos casos brandos. Quando está mais sério,, não tem jeito.

Fiquem tranquilos...

#9 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 05 de July de 2012 - 02:43

Esse negócio de altura e peso é mais para aviação militar pessoal. Eles não vão cobrar índica de massa e nem nada. Só não me apareça lá com 130 kg. A magreza e a obesidade só pegam, quando existe alguma interferencia no exame de sangue e cardiológico. Tm muita gente que chega lá com deficiencia de ferro, colesterol alto e por ai vai. Tudo influenciado pela alimentação. Ai o bicho pega.
O costume não é nem incapacitar e sim notificar, nos casos brandos. Quando está mais sério,, não tem jeito.

Fiquem tranquilos...

]

ooooooooooooo eu tenho 130 kilos e tenho 1.83 e fizeram mil vezes o imc hehehehe ate dizerem ta voce vai voar!!!!
mas eu ja to com dieta apesar de só conseguir manter o peso e nao emagrescer!!! heheheh

mas faça sim uma dieta de engorde e veja aeee os topicos sobre cma!!!

boa sorte garoto!

#10 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 05 de July de 2012 - 10:29

]

ooooooooooooo eu tenho 130 kilos e tenho 1.83 e fizeram mil vezes o imc hehehehe ate dizerem ta voce vai voar!!!!
mas eu ja to com dieta apesar de só conseguir manter o peso e nao emagrescer!!! heheheh

mas faça sim uma dieta de engorde e veja aeee os topicos sobre cma!!!

boa sorte garoto!

Por isso fizeram o teste contigo. Você está acima do peso. rsrsrs

Eu tenho 1,75 e tenho 85KG e nunca fiz esse teste e nem muitos outros o fizeram. A probabilidade de fazerem esse teste com o rapaz, só porque ele é magro, é muito pequena.

#11 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 05 de July de 2012 - 18:07

Véiiiii...

Para com isso!

A sociedade protetora dos palhaços vai te denunciar!

Quer engordar um pouco? Pára de descabelar o palhaço! Isso faz mal! Dá problema na vista e causa cegueira...

Vou pegar um texto aqui ilustrativo... Perai... Cadê meus óculos de leitura de livro em braile?

:coolface:

Véio, mingauzinho de aveia, uma dieta mais reforçada (se o dindim der) e um pouco de exercício vai melhorar o teu IMC.

Abraço, seja bem-vindo ao time e bom exame!

#12 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 05 de July de 2012 - 19:24

Fiquem tranquilos...

Fala pro médico que me deu 3 meses quando fui renovar o meu CCF e meu IMC tava meio altinho...
Agora já saí da zona do IMC 40, mas acho isso a maior furada do mundo.. IMC não significa doença... O cara tem que ver o geral: índice glicêmico, colesterol, pressão, etc...

#13 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 05 de July de 2012 - 21:48

Fala pro médico que me deu 3 meses quando fui renovar o meu CCF e meu IMC tava meio altinho...
Agora já saí da zona do IMC 40, mas acho isso a maior furada do mundo.. IMC não significa doença... O cara tem que ver o geral: índice glicêmico, colesterol, pressão, etc...

Road, você está certíssimo.
O problema da maioria dos médicos, é que existe uma certa "resitência" em bater os resultados dos exames para se atestar a condição de saúde do paciênte. Temos exemplos nos sistema público de saúde aos montes. Acredito que nos hospitais da aeronáutica eles seguem bem o padrão desejavel. Gosto muito da qualidade deles.
Enfim, no nosso caso a questão do IMC não é tão importânte. Inclusive você que ja é piloto ja faz algum tempo.
Acredito que o primeiro exame que eles fazem é o físico (bater o olho na pança). Depois batem seu exame físico com o resultado do exame de sangue, cardiológico e por fim fazem o teste, para documentar o seu IMC.
Pode ser no seu dia seus exames não estavam tão bons assim, ou você pegou um médico que segue a risca a ICA160-6 e o RBha/AC67.
Não sei qual era o seu peso, mas em muitos casos os médicos dão um gancho justamente para o piloto perder peso mesmo. Meu professor na época da faculdade pegou um belo de um gancho, porque ele estava com quase 150quilos (rsrs).
Dependendo dos exames (inclusive IMC), é inviável o médico aprovar um tripulante acima do peso.
Existe muito bom senso nas avaliações. Se não liberaram é porque alguma coisa não batia. Obviamente erros e injustiças acontecem. Pode ter sido o seu caso, quem sabe?
A gente tem que observar também que eles não podem sair liberando CMA aos montes, só para deixar todo mundo feliz.
Se um piloto com o CMA revalidado vai fazer um voo single pilot, cai e mata pessoas no solo, nós teremos um inquérito policial e perícia do CENIPA. Se no IML atestarem que o piloto estava com alguma enfermidade e isso foi o causador do acidente, o médico que liberou o CMA vai responder por isso. As consequências são muito desagradaveis para ele. Licença vai pro saco, ele pode pagar indenização caso um juíz assim decida. E a corte militar não costuma perdoar estes deslizes não. rsrs

Com os 3 meses de molho que você ganhou, tenho quase certeza que você perdeu peso. Não foi?
Felizmente hoje você está voando seu Airbus e gozando de plena saúde! Vida que segue. rsrs

Grande Abraço!

Edited by E195-SDU, 05 de July de 2012 - 21:50 .

#14 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 05 de July de 2012 - 22:01

Só para compartilhar uma coisa interessante que um médico uma vez me disse: "o maior problema que nós encontramos nos inspecionados, é a mania de achar que vai chegar aqui com todas os problemas de saúde possíveis."

Na minha pesquisa de campo, o que eu mais achei interessante foi justamente isso. O tripulante, até mesmo os mais antigos, chegam no HASP, CEMAL, HACO, ... ,achando que vão tomar pau e a grande maioria deles nunca se interessou em ler a ICA e o RBHA/RBAC.
Eu costumo orientar o pessoal que vem tirar dúvidas comigo sempre pelos regulamentos, afinal não sou médico.
Li, estudei e usei o conteúdo desses regulamentos nas minhas pesquisas lá na época da faculdade. No geral os avaliadores tem plenas condições de serem "paizões/mãezonas". A medicina hoje em dia é muito avançada, e isso possibilitou um avanço incrível na qualidade de vida. Dado isso, muitas limitações que antigamente incapacitavam a gente, hoje em dia são tratadas e/ou acompanhadas pelo seu médico.
E a tendência é que nas próximas atualizações dos regulamentos, caiam mais e mais barreiras, para que mais e mais pessoas possam ter acesso ao cockpit/galley.

#15 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 06 de July de 2012 - 03:18

Por isso fizeram o teste contigo. Você está acima do peso. rsrsrs

Eu tenho 1,75 e tenho 85KG e nunca fiz esse teste e nem muitos outros o fizeram. A probabilidade de fazerem esse teste com o rapaz, só porque ele é magro, é muito pequena.

nao to nao quando passei pra PLA eu tava com 37 de IMC e deu tudo certo graças a deus, hj eu to muito ansioso com as provas da banca e td mais e nao vo nega to um poco sedentario e to acima dos 40, to com receio na renovaçao mas... fazeo q to na idade pior pra perder peso!!!!

#16 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 06 de July de 2012 - 10:52