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Brasília pode ter novo aeroporto

Brasília Andrade Gutierrez Sobradinho DF Distrito Federal

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9 replies to this topic

#1 C010T3

C010T3
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Posted 27 de August de 2012 - 00:33

Brasília pode ter novo aeroporto

Por Daniel Rittner e Cristiano Romero | De Brasília
Valor Econômico - 27.08.2012

Uma das gigantes da construção no país, a Andrade Gutierrez pretende fazer um novo aeroporto nas proximidades de Brasília, voltado essencialmente para a aviação executiva e com investimento inicial de R$ 120 milhões.

O projeto da Andrade Gutierrez, em parceria com investidores locais, fica na região de Sobradinho (DF) e foi apresentado há algumas semanas para o governo. Prevê uma pista com 1,8 mil metros de extensão. A área total do empreendimento chega a 138 hectares, já foi inteiramente adquirida e não exige desapropriações. Além disso, requer trabalhos mínimos de terraplenagem.

O futuro aeroporto fica a menos de 20 quilômetros do Plano Piloto. Nos horários em que não há congestionamento das vias que dão acesso à cidade-satélite, o percurso até a Esplanada dos Ministérios leva entre 20 e 25 minutos. Estima-se que o tempo de construção pode tomar de 18 a 20 meses. Se houver agilidade nos trâmites burocráticos, os jatinhos vão poder usar o novo aeroporto já na Copa do Mundo de 2014. Sete partidas serão disputadas em Brasília, incluindo uma da seleção brasileira, além do jogo que definirá o terceiro lugar.

O projeto contempla uma série de "serviços acessórios" - não só os diretamente atrelados à atividade aeroportuária, como oficinas de manutenção para aviões e abastecimento de combustível, mas também para os futuros usuários do aeroporto. Está prevista a instalação de restaurante, espaço para eventos e um pequeno hotel (voltado mais à tripulação do que para os passageiros).

Para avançar no projeto, os empreendedores aguardam com ansiedade o decreto presidencial que autorizará a exploração comercial de aeroportos privados para a aviação geral. A medida faz parte do pacote de anúncios na área de infraestrutura que o governo deve fazer em setembro.

Atualmente, o Brasil dispõe de dezenas de aeroportos privados de pequeno porte, mas eles estão impedidos de atuar comercialmente. Os donos não podem cobrar taxas de pouso e decolagem nem instalar lojas comerciais em suas dependências. Essa possibilidade é limitada a aeroportos públicos - como o Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), ambos geridos pela Infraero.

Para o governo, a tendência mundial é que a aviação geral (que engloba de modernos jatos executivos a pequenos aviões particulares usados como lazer) vá migrando gradualmente para aeroportos próprios, liberando os grandes terminais para voos comerciais. Chicago, por exemplo, tem dois aeroportos comerciais e nada menos do que 13 específicos para a aviação geral.

Projetos importantes de aeroportos privados para a aviação executiva, que também aguardam o decreto presidencial, já haviam aparecido nos últimos meses. Todos, no entanto, estão na região metropolitana de São Paulo. O grupo imobiliário JHSF pretende construir uma unidade em São Roque, a 60 quilômetros da capital. Os empresários Fernando Botelho Filho e André Skaf, por sua vez, planejam construir e operar um aeroporto particular - o Aeródromo Rodoanel - na região do anel rodoviário.

O empreendimento da Andrade Gutierrez no Distrito Federal é o primeiro grande projeto para a aviação geral que surge, no contexto das oportunidades abertas com o decreto em negociação, fora de São Paulo. A ideia do novo aeroporto começou a amadurecer a partir da constatação de que 13% do movimento do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek - o equivalente a quase 25 mil pousos e decolagens por ano - são da aviação executiva.

Mesmo com a expansão das operações prevista pela concessionária Inframérica, que acaba de assumir a administração do JK, há uma perspectiva de esgotamento do aeroporto para jatinhos particulares. Há duas semanas, quando a presidente Dilma Rousseff anunciou o pacote de concessões de rodovias e ferrovias, governadores e empresários chegaram atrasados ao evento no Palácio do Planalto por causa do congestionamento aéreo em Brasília. Foi o que ocorreu, por exemplo, com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e com o governador de Minas, Antonio Anastasia.

Dificilmente, pelas boas instalações e pela localização privilegiada, autoridades e grandes empresários deixarão de preferir o JK como aeroporto para pousar no centro do poder. Com administração privada, o JK deverá receber investimentos de R$ 1,1 bilhão até 2016. O novo aeroporto, no entanto, pode servir como alternativa. Além disso, prevê-se que terá forte demanda de proprietários de pequenas aeronaves. Hoje, esses "teco-tecos" usam principalmente o Aeroclube de Brasília, que, apesar do nome, fica em Luziânia (GO), a cerca de 60 quilômetros do Plano Piloto. Jatos executivos chegam a ser desviados algumas vezes, quando há restrições, para Goiânia.

Após a edição do decreto presidencial, a Andrade Gutierrez precisará ainda obter licenciamento ambiental para o projeto e um aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), atestando que não há incompatibilidade com o tráfego do JK. Procurada pelo Valor, a empresa não quis se pronunciar.

http://www.valor.com...-novo-aeroporto

#2 bfrey

bfrey
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Posted 27 de August de 2012 - 01:16

É impressão minha ou agora virou moda esses aeroportos para a aviação executiva?

Haja avião para tanto projeto.... :wacko:

Edited by bfrey, 27 de August de 2012 - 01:18 .


#3 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 27 de August de 2012 - 01:55

É impressão minha ou agora virou moda esses aeroportos para a aviação executiva?

Haja avião para tanto projeto.... :wacko:


E existe... Jundiai, Marte, SDU, CGH e BSB estão abarrotados de jatos executivos. No caso do SDU, estão usando agora o hangar da VARIG para os aviões da geral.
E desafogando os espaços em aeroportos como SDU e CGH, teriamos mais espaço para a comercial, que precisa de espaço para crescer.

SP, DF E RJ precisam de aeroportos focados na geral. E próximos dos centros ou em vias expressas.

#4 Dalton

Dalton
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Posted 27 de August de 2012 - 02:10

Em horário de pico...já é outra história. MAs será muito bem vindo!

#5 Omykron

Omykron
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Posted 27 de August de 2012 - 02:39

Ngm são usa Luziania. Vão la para a fazenda Botelho. Recém asfaltada.

#6 bfrey

bfrey
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Posted 27 de August de 2012 - 02:49

E existe... Jundiai, Marte, SDU, CGH e BSB estão abarrotados de jatos executivos. No caso do SDU, estão usando agora o hangar da VARIG para os aviões da geral.
E desafogando os espaços em aeroportos como SDU e CGH, teriamos mais espaço para a comercial, que precisa de espaço para crescer.

SP, DF E RJ precisam de aeroportos focados na geral. E próximos dos centros ou em vias expressas.



Concordo que os aeroportos estão abarrotados de aeronaves, porém não vejo que esses aeroportos sejam a solução para o problema.
Tenho visto várias notícias sobre os interesses das construtoras. Só em São Paulo, tem projeto para dois ou três novos aeroportos. Do que adianta um monte de aeroporto se o sistema é falho?

Agora, se o sistema de tráfego aéreo e a administração dos aeroportos fosse mais eficientes, o problema estaria bem menor hoje.
Mas é mais prático o governo liberar a construção de aeroportos privados e assim ganha um pouco de fôlego nos principais aeroportos.

Finalizando, gostaria de deixar claro sou a favor da construção desses aeroportos para a aviação executiva. Quanto mais infra-estrutura para o nosso setor, melhor para nós pilotos. Mas, acredito que não seja a solução dos problemas.

#7 Ricardo Santos

Ricardo Santos
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Posted 27 de August de 2012 - 06:45

Esse aí não ia ser aquele bendito aeroporto de carga, sobre o qual já se fala há décadas?

#8 NilsonCarvalho

NilsonCarvalho
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Posted 27 de August de 2012 - 09:39

Esse aí não ia ser aquele bendito aeroporto de carga, sobre o qual já se fala há décadas?


Estava pensando exatamente nisso. Faz uns 3 anos que fiz uma matéria sobre esse aeroporto de cargas para os lados de Sobradinho. Achei meio desconexa a localização, já que proxímo a cidade de Valparaíso, na divisa entre DF e GO, existem áreas tão oportunas quanto essa e ao lado do Porto Seco, que facilitaria a logística para desembaraço alfandegário.

#9 lichmann

lichmann
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Posted 27 de August de 2012 - 10:52

Só eu acho que não vai ter aeroporto algum?

#10 Jack Daniels

Jack Daniels
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Posted 27 de August de 2012 - 11:11

Que notícia boa. Quanto mais infra-estrutura ao nosso dispor, melhor. Independente de demanda ou qualquer outra coisa, temos que prezar pelo desenvolvimento da aviação civil no país. Acho tão estranho que se mete o pau por falta de opção de infra-estrutura, mas quando aparecem alternativas, principalmente as da iniciativa privada e livre de recursos públicos, sempre aparece pessoas que desaprovam a iniciativa. (Não é indireta para ninguém, ok? Falo de modo geral)