Jump to content

Photo

CMA de Papel (Obrigatoriedade)

CBA ANAC CMA Validade sera?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
24 replies to this topic

#1 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 26 de September de 2012 - 12:53

Fala Moçada.

E o seguinte.

Estava conversando com um INSPAC sobre a obrigatoriedade do CMA de papel.

No caso se você sofre uma vistoria da ANAC como você vai provar que seu CMA esta atualizado?

Então por recomendação, ele informou que você devera imprimir do site da ANAC a sua pagina onde informa a validade do CMA.

Pois pelo CBA o tripulante deve portar sim o CMA de papel.

Anac entrando em conflito com o CBA???

Abraços Moçada!!!

Lopes

#2 Boeing737

Boeing737
  • Usuários
  • 2,055 posts

Posted 26 de September de 2012 - 13:27

Papo pra boi dormir...pois o papel comum aceita tudo.....de que adianta o INSPAC ver uma impressão que eu poderia ter forjado facilmente pelo photoshop???
Pra quem tá fazendo coisa errada(voando com cma vencido) não custa nada fazer outra que seria forjar uma data num papel......

Esse é o meu ponto de vista.....ou volta como era antes(um documento oficial) ou o INSPAC que se vire pra checar no sistema deles mesmo!!!!

#3 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,181 posts

Posted 26 de September de 2012 - 13:31

Pois é, se a sua CHT já consta com os dados básicos do seu CCF não há necessidade do CMA em papel.

Desde que renovei o meu CCF para CMA não ando mais com o documento na carteira. Está atualizado no sistema, basta ele olhar lá.

#4 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 26 de September de 2012 - 13:49

Pois é, se a sua CHT já consta com os dados básicos do seu CCF não há necessidade do CMA em papel.

Desde que renovei o meu CCF para CMA não ando mais com o documento na carteira. Está atualizado no sistema, basta ele olhar lá.

Sim que bacana ...mas o CBA ele fala que você deve obrigatoriamente portar o documento e por que a ANAC o transformou em digital???

e outra em todas as localidades a acesso a internet ou internet de qualidade para poder olhar isto com facilidade?

E agora Jose??

Lopes

#5 Boeing737

Boeing737
  • Usuários
  • 2,055 posts

Posted 26 de September de 2012 - 14:01

Sim que bacana ...mas o CBA ele fala que você deve obrigatoriamente portar o documento e por que a ANAC o transformou em digital???

e outra em todas as localidades a acesso a internet ou internet de qualidade para poder olhar isto com facilidade?

E agora Jose??

Lopes

Concordo que o sistema é meio burro, mas passemos para a prática. Normalmente você será inspecionado em um aeroporto, e normalmente em um aeroporto deve haver algum local com conexão à internet, na pior das hipóteses, o INSPAC liga lá na central dele(ANArC) e pede pra algum colega checar no sistema.....simples assim.
Se eu não me engano, esse projeto de digitalização da ANArC incluía leitores de cartão como os de crédito com conexão via celular pra checar diretamente no sistema, por isso só o porte da licença chipada já seria suficiente.

#6 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 26 de September de 2012 - 14:15

Sim. Você precisa andar com a impressão da página da ANAC, salvo se constar em sua CHT a validade do seu exame de saúde.
É determinação e se o inspac for chato ele poderá, inclusive, solicitar que o voo seja interrompido.
Para evitar dor de cabeça, passei a voar com essa porcaria de impressão.

#7 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 26 de September de 2012 - 16:49

Tenho um amigo que trouxe um avião dos EUA. Pousou no Caribe e foi inspecionado.
O inspetor pediu o CCF/CMA e ele apresentou essa impressão. Não preciso nem dizer que não foi aceito.... foi uma confusão só e uma coisa rotineira se tornou um enorme transtorno que exigiu um pernoite a mais.
Segundo me disse, ele pediu à ANAC um "documento oficial", que a ANAC não fornece. Problemas a vista pra quem sofrer inspeção fora do país.

#8 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 26 de September de 2012 - 20:39

Tenho um amigo que trouxe um avião dos EUA. Pousou no Caribe e foi inspecionado.
O inspetor pediu o CCF/CMA e ele apresentou essa impressão. Não preciso nem dizer que não foi aceito.... foi uma confusão só e uma coisa rotineira se tornou um enorme transtorno que exigiu um pernoite a mais.
Segundo me disse, ele pediu à ANAC um "documento oficial", que a ANAC não fornece. Problemas a vista pra quem sofrer inspeção fora do país.

Claro. Temos um put.eiro para regular a aviação. Acabam com o papel, mas esquecem de fornecer "prova" da inspeção. Apareça nos Estados Unidos e espere um inspetor pedir seu certificado. Entregue esse pedaço de papel. Você terá problemas...

#9 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 26 de September de 2012 - 22:52

Claro. Temos um put.eiro para regular a aviação. Acabam com o papel, mas esquecem de fornecer "prova" da inspeção. Apareça nos Estados Unidos e espere um inspetor pedir seu certificado. Entregue esse pedaço de papel. Você terá problemas...

Vou até perguntar pra ele como foi que resolveu o problema. Ele só me contou rapidinho a história, mas não entrou em detalhes.
Encontrei ele, por acaso, e ele vinha justamente da ANAC onde foi pedir o tal papel, que não pode ser dado por motivos que ninguém soube explicar.
Toda vez que eu ouço essas coisas eu me lembro do funcionário da ANAC me dizendo, na maior cara de pau: "Você que quer checar, você deveria saber os requisitos, não eu".
Depois dessa, espero qualquer coisa da ANTA (Agência Nacional do Transporte Aéreo).

#10 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,356 posts

Posted 26 de September de 2012 - 23:16

Sim. Você precisa andar com a impressão da página da ANAC, salvo se constar em sua CHT a validade do seu exame de saúde.

não vem não. vem apenas dizendo o tipo de CMA e seu tipo sanguíneo.

#11 aerobronco

aerobronco
  • Usuários
  • 591 posts

Posted 27 de September de 2012 - 00:03

Toda vez que eu ouço essas coisas eu me lembro do funcionário da ANAC me dizendo, na maior cara de pau: "Você que quer checar, você deveria saber os requisitos, não eu".

A idéia é essa mesma.
Você está solicitando um serviço do qual depende a sua remuneração, deve saber quais os requisitos que deve cumprir para ter tal serviço realizado para você.
Não é coisa da ANAC.
Com FAA ou EASA seria a mesma coisa, exceto que lá não existe a síndrome do coitadismo que assola o brasileiro.

Sobre o porque de não haver mais CMA (antigo CCF) de papel, a despeito do CBA:
provavelmente quando criaram o CMA digital, o que é sim uma mudança positiva, infelizmente não se lembraram do CBA.

simples assim.

também esqueceram das possíveis dores de cabeça de um tripulante brasileiro abordado em uma inspeção pela autoridade de aviação civil de outro país que quer um "Medical Certificate" em mãos.

maasss.. nada disso é o fim do mundo. tem coisa muuuito pior rolando solto por ai

#12 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 27 de September de 2012 - 01:32

A idéia é essa mesma.
Você está solicitando um serviço do qual depende a sua remuneração, deve saber quais os requisitos que deve cumprir para ter tal serviço realizado para você.
Não é coisa da ANAC.
Com FAA ou EASA seria a mesma coisa, exceto que lá não existe a síndrome do coitadismo que assola o brasileiro.

aerobronco,
Respeito sua opinião, mas sinceramente? Estás falando sobre o que, no que me concerne, não sabe.
A pergunta que mereceu tal resposta por parte do funcionário da ANAC não é tão simples como parece. E minha remuneração, nem de longe, depende dela, apesar de não entender o por que da afirmação ser relevante ao caso.
O que eu queria fazer é mais complicado e não tem nada escrito preto no branco, como um recheque comum, onde os requisitos estão escritos no RBAC 61. Eu e várias pessoas tão interessadas quanto eu tentaram a pesquisa e não obtiveram êxito. Certamente você teria sucesso, nós, infelizmente, não tivemos essa capacidade.
Eu tentei, o processo ficou 1 mês sendo analisado e voltou uma resposta genérica, que questionei, e continuo há 1 mês esperando a réplica.
Antes de falar, tenha certeza.
Fora isso, eu já estive em um FSDO para resolver algumas coisas com a FAA. E o atendimento foi sensacional. Eu não tinha 1/10 do conhecimento que tenho sobre RBHA's/RBAC's etc e estava com pressa. Precisei muito da ajuda do gringo. Ele foi deveras prestativo e me ajudou muito. Tenho até hoje o celular PARTICULAR do homem e tenho certeza que se algum dia precisar de alguma coisa com a FAA e não tiver ideia, ligarei para ele.
Diante do exposto, sua teoria é totalmente falha sob o meu ponto de vista. Mas como experiências são totalmente pessoais, pode ser que as suas sejam bem divergentes e insinuem um pensamento como o seu. Como disse anteriormente e reitero agora, discordo, mas respeito.
E apenas uma sugestão: tente ser um pouco mais respeitoso da próxima vez, você não me conhece.
Fora isso, bons voos.

#13 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 27 de September de 2012 - 18:02

Aos ânimos moçada.

So quero saber se alguém sabe o que deve ser feito.

E como deve ser feito ....se tiver como mostrar o caminho das pedras.

Posta ai pra gente.

Abraços.

(Back Topic)

#14 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 28 de September de 2012 - 01:03

não vem não. vem apenas dizendo o tipo de CMA e seu tipo sanguíneo.

A ironia está ai. Existe sim. Quando você vai desbloquear sua CHT você está ativando a porcaria do chip que está nele. Mas quem disse que a ANAC ja goza dessa tecnologia? Eu pelo menos nunca vi um inspac passar uma cht em uma leitora.
Para mim isso é a mais burra babaqui### que a ANAC ja lançou. Pode até usar o tal chip, mas para que cobrar papel sem valor? Que o inspac entre pelo smatphone ou computador no DO da empresa e acesse pelo site da anac.

#15 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,356 posts

Posted 29 de September de 2012 - 18:46

A ironia está ai. Existe sim. Quando você vai desbloquear sua CHT você está ativando a porcaria do chip que está nele. Mas quem disse que a ANAC ja goza dessa tecnologia? Eu pelo menos nunca vi um inspac passar uma cht em uma leitora.
Para mim isso é a mais burra babaqui### que a ANAC ja lançou. Pode até usar o tal chip, mas para que cobrar papel sem valor? Que o inspac entre pelo smatphone ou computador no DO da empresa e acesse pelo site da anac.

ai é que está, o dado está inserido no chip, não impresso no documento.

#16 Mistura Rica

Mistura Rica
  • Expulsos
  • 558 posts

Posted 29 de September de 2012 - 23:20

Aos ânimos moçada.

So quero saber se alguém sabe o que deve ser feito.

E como deve ser feito ....se tiver como mostrar o caminho das pedras.

Posta ai pra gente.

Abraços.

(Back Topic)

Imprime a pagina da Anac onde consta a validade de seu ccf,que a Anac e Icao autorizam, e pare de ficar vendo pelo em ovo!

#17 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 29 de September de 2012 - 23:45

Nem fale. Esse negocio de acabar com o CCF so complicou certas coisas. Fiscalizacao no exterior é uma delas. Outra, vai tentar revalidar a CNH com essa folhinha impressa, vai! Ninguem ta entubando essa, e tem que pagar pra fazer aquele exame medico ridiculo. Tambem, nao posso culpa-los, pq apresentar como documeto um papel impresso nas coxas e que ainda vem escrito:

"Este Extrato não substitui a Licença, que deverá ser portada pelo seu titular, em toda operação ou tarefa. Os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação vigente.

O presente extrato equivale-se ao cartão de saúde referido no Art. 5º da Resolução 168/04 do CONTRAN"

Edited by -600-, 29 de September de 2012 - 23:46 .

#18 Up Speed

Up Speed
  • Usuários
  • 408 posts

Posted 30 de September de 2012 - 01:27

Imprime a pagina da Anac onde consta a validade de seu ccf,que a Anac e Icao autorizam, e pare de ficar vendo pelo em ovo!

Falou tudo!!

Levei ramp check do JAA sem problemas algum com o CMA impresso. E o mesmo vale pros EUA.
Inclusive aos que fazem simulador se a ANAC autorizar alguem da empresa(CAE, Simuflite,Flightsafety) a fazer o check ele vai pedir o CMA, onde apresentado esse papel não há problemas.

Moscow e Dubai também não tive problemas. Onde fogem completamente da regra pois pediram validade da licença ou um crachá da empresa onde mostra a validade do mesmo.

Ahh Buenos Aires tanto Aeroparque quanto Ezeiza sem problemas também...

Abs!

#19 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 30 de September de 2012 - 11:30

:batera:

#20 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 30 de September de 2012 - 11:49

ANAC autoriza e a ICAO faz vista grossa. Porque em termos de validade, um pedaço de papel não vale nada.

Enfim. O importante é fazer as revalidações em dia. O resto de fato é ver pelo em ovo de dinossáuro albino.