Jump to content

Photo

Deficiência com cores PLA

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
20 replies to this topic

#1 fernando 737

fernando 737
  • Usuários
  • 28 posts

Posted 02 de December de 2012 - 21:13

Bom amigos, vi que esse assunto foi discutido em outros tópicos, e gostaria de saber se vocês conhecem pessoas com o CMA de PLA com esse problema. Também queria saber se isso é aceito em outros países (sei que nos EUA é permitido). Obrigado

#2 Kovac

Kovac
  • Usuários
  • 88 posts

Posted 03 de December de 2012 - 00:12

Você precisa enxergar no mínimo as cores básicas, no HASP tem uma tabela com as cores se não me engano: Verde, Amarela ,Azul e Vermelho.

#3 caio_

caio_
  • Usuários
  • 99 posts

Posted 03 de December de 2012 - 10:48

Bom, tenho o mesmo problema que você e possuo o cma de pp.
Lembro que uma vez eu vi no orkut um pla dizendo que tinha essa mesma deficiência com cores e nunca havia tido problemas com o cma

#4 fernando 737

fernando 737
  • Usuários
  • 28 posts

Posted 06 de December de 2012 - 08:36

Obrigado pelas respostas pessoal

#5 João Augusto

João Augusto
  • Usuários
  • 194 posts

Posted 06 de December de 2012 - 13:56

Respondo por experiência própria, pois tenho esse problema. Discromatopsia leve, ou Daltonismo em grau leve.
Fiz minha CCF de PLA no mês passado (Agora dá para passar de PC para PLA com uma simples renovação, pois segundo o RBAC67, o que vale é a classe). Durante o exame visual tudo ok, mas no exame de cores, não conseguia identificar os números embaralhados. O primeiro era 12, o segundo já não identificava mais.
Aí a oftalmologista pegou uma tabelinha básica de cores e aí distingui sem problemas.
Conforme um colega citou acima, o que você precisa é distinguir as cores básicas: vermelho, verde, amarelo e azul. Se você não conseguir isso, aí seu daltonismo é acentuado e aí vão te reprovar. Enxergando as cores básicas tá ok!
Abraço!

#6 bfrey

bfrey
  • Usuários
  • 143 posts

Posted 06 de December de 2012 - 14:38

Respondo por experiência própria, pois tenho esse problema. Discromatopsia leve, ou Daltonismo em grau leve.
Fiz minha CCF de PLA no mês passado (Agora dá para passar de PC para PLA com uma simples renovação, pois segundo o RBAC67, o que vale é a classe). Durante o exame visual tudo ok, mas no exame de cores, não conseguia identificar os números embaralhados. O primeiro era 12, o segundo já não identificava mais.
Aí a oftalmologista pegou uma tabelinha básica de cores e aí distingui sem problemas.
Conforme um colega citou acima, o que você precisa é distinguir as cores básicas: vermelho, verde, amarelo e azul. Se você não conseguir isso, aí seu daltonismo é acentuado e aí vão te reprovar. Enxergando as cores básicas tá ok!
Abraço!

Tenho o mesmo problema do João Augusto e comigo aconteceu a mesma coisa.

#7 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 11 de December de 2012 - 11:12

Abraço!

É basicamente isso ai!

#8 Piloto_Navajo

Piloto_Navajo
  • Usuários
  • 154 posts

Posted 11 de December de 2012 - 11:55

Posso passar meu CMA de PC pra PLA na renova磯? N㯠頮ecessario azer Inicial? Como funciona??
Obrigado

#9 João Augusto

João Augusto
  • Usuários
  • 194 posts

Posted 11 de December de 2012 - 22:56

Posso passar meu CMA de PC pra PLA na renova磯? N㯠頮ecessario azer Inicial? Como funciona??
Obrigado

Pode passar sim, não é mais necessário fazer o inicial. Com uma simples renovação, vc passa de PC para PLA. Qdo vc for renovar, automaticamente já passa para PLA. Pelo menos aqui em Manaus está sendo assim. Não precisa nem pedir.

#10 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 12 de December de 2012 - 06:06

(...)
(...)
Durante o exame visual tudo ok, mas no exame de cores, não conseguia identificar os números embaralhados. O primeiro era 12, o segundo já não identificava mais.
(...)
Abraço!

Prezado João Augusto: Eu tenho esta mesma deficiência. Em um teste também identifiquei o número 12, mas no outro, mesmo sabendo que o número era 22, não conseguí enxergá-lo.

#11 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 12 de December de 2012 - 09:47

Eu fiquei curioso com esse teste das bolinhas e descobri que ele é criticado justo por causar um alarde de daltonismo sério quando na verdade o problema é muito menor.

#12 fernando 737

fernando 737
  • Usuários
  • 28 posts

Posted 24 de February de 2013 - 00:36

Tenho o mesmo problema do João Augusto e comigo aconteceu a mesma coisa.

no de primeira classe?

#13 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
  • Usuários
  • 5,107 posts

Posted 24 de February de 2013 - 15:47

Eu fiquei curioso com esse teste das bolinhas e descobri que ele é criticado justo por causar um alarde de daltonismo sério quando na verdade o problema é muito menor.

nesse teste dos numeros passei sem nenhum problema (PP + PC), mas um outro teste que causa alarde excessivo quando na verdade o problema nao existe ja' foi discutido aqui :

http://forum.contato...ovado-por-isso/

#14 icez

icez
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 25 de March de 2013 - 13:17

Tirei meu CMA ontem, 2º classe, PP. Fui cagando de medo pois tinha atestado Daltonismo no Ishiara. Fui em três oftalmologistas e fiz um teste de cores chamado Farnsworth que consiste em organizar as cores em degradê. Nesse teste eu acertei a ordem com o olho direito e errei uma cor no esquerdo (o que está na marge de erro clínico). No Ishiara eu acerto algumas apenas.

Se fosse dar ouvidos aos Oftalmologistas eu não teria nem ido tirar meu CCF de 2ª classe. Quando cheguei no perito ele fez o Ishiara e constatou alteração, mas eu expliquei que era leve e mostrei meu teste de Farnsworth. Ele disse que estava tudo certo mas mesmo assim eu o indaguei se isso iria me atrapalhar no futuro. Ele começou a apontar para objetos e me perguntar a cor, e eu acertei todas. Então ele disse que eu não teria problema com CMA daqui para frente caso o Oftalmologista siga as regras da ANAC (cores básicas, etc).

O meu medo é não conseguir tirar o CCF de 1ª classe ou então quando me candidatar para uma empresa de LA ela me recusar por haver esse "defeito"... Estou cursando Ciências Aeronáuticas e é um curso difícil e muito caro... não quero ver meu sonho, dinheiro e esforço todo jogado no lixo por causa de uma bobagem como essa.

#15 Cessna210K

Cessna210K
  • Usuários
  • 218 posts

Posted 25 de March de 2013 - 15:12

Também tenho esse problema, e no meu Exame Médico do FAA consta uma restrição:

"NOT VALID FOR NIGHT FLIGHT OR BY COLOR SIGNAL CONTROL."

Tenso, não pude pegar meu PC pelo FAA devido a essa restrição...

Agora no CMA Brasileira sem problemas..

#16 icez

icez
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 25 de March de 2013 - 16:05

Resumindo, nunca poderei ser PC nem PLA, dentro ou fora do Brasil?

#17 Cessna210K

Cessna210K
  • Usuários
  • 218 posts

Posted 25 de March de 2013 - 16:40

No brasil você pode sem problemas.

Nos estados unidos você tem que fazer um vôo com um Médico/Checador do FAA que ai ele faz os testes com você, pede pra torre enviar sinais luminosos perguntando as cores. Se vc acertar eles retirão a restrição, caso contrário nao pode ser PC/PLA.

#18 Marcos-SJK

Marcos-SJK
  • Usuários
  • 433 posts

Posted 25 de March de 2013 - 17:24

Procure o Hospital de Olhos de BH.

Lá tem uma médica que é credenciada FAA (e era médica lá nos EUA), e faz avaliações e laudos que possibilitam você, mesmo com este problema, de também tirar o FAA. É exatamente o exame que o FAA pede pra liberar ATPLs com estes casos.
É um exame bem completo, um pouco caro, mas vale muito a pena.
Amigos meus que eram da VARIG, tiveram que fazer pra arrumar emprego fora depois da falência da pioneira.

O nome exato do exame é: Ophthalmic Evaluation - Color Vision Testing, e o laudo, inclusive, conta com uma comparação com os padrões da USAF.
O nome da médica é Dra Márcia Reis Guimaraes.
Telefone do Hospital: (31) 3289-2000
Site: http://www.holhos.com.br/app/home.php

Boa sorte

Abraço

Edited by Marcos-SJK, 25 de March de 2013 - 17:27 .

#19 Cessna210K

Cessna210K
  • Usuários
  • 218 posts

Posted 26 de March de 2013 - 17:24

Já fiz esse teste antes de eu ir para os EUA fazer o PP. Na minha frente, A médica disse que minha visão era boa e me deu um relatório em portugues e no caso eu precisa de um em Inglês para levar até o Médico que me faria o exame médico do FAA.

Resumindo, na minha frente ela disse que a visão era boa mas no relatório ela só piorava a situação não lembro direito mas ela apontava outros tipos de problemas, agravantes, gastei RIOS de dinheiro pq o exame é um absurdo de caro e não me ajudou nada, pelo contrário.

Mas obrigado pela sua atenção,

Abraço

#20 caio_

caio_
  • Usuários
  • 99 posts

Posted 31 de March de 2013 - 12:59

Mas nos Estados Unidos, pelo que eu li, diversos testes são aceitos. Ou seja, mesmo reprovando no ishihara você pode tentar alguns outros, como o teste da lanterna(FALANT), e mesmo assim, se não passar, você é submetido ao teste de habilidade demonstrada(acho que o nome é esse), que consiste em ir m aeroporto, onde a torre lançará algumas cores (verde vermelho e branco), mas se não passar nesse teste, a pessoa não pode fazer voos noturnos. O grande problema é que esse teste da lanterna é caro, e poucos medicos o aplicam...
Estou escrevendo do celular, peço desculpas se ficou ruim de entender.