Jump to content

Photo

Fumaça 2013 : A-29

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
96 replies to this topic

#21 Filhote

Filhote
  • Desligados
  • 1,083 posts

Posted 12 de March de 2013 - 23:05

Um Caravan e um Bandeirante atenderiam a demanda da EDA e um Brasa não? Pode isso Arnaldo?

Ou vai o Amazonas ou o Hércules, mas pelo que o Tiago adiantou, o Hércules é muito grande.

#22 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 13 de March de 2013 - 04:06

Teria o C-99 também. Mas o bizu do C-105 estava forte mesmo... Mas eu queria mesmo era ver um KC-390 para a Fumaça, seria espetacular!

Abraços

DEL

DEL, poder pode, mas eu acho que a performance do C-99 não atenderia a Fumaça, por isso não chutei ele. Teoricamente terão lugares que os A-29 pousam que o C-99 não decola depois. Mas nunca se sabe, né?
O lógico seria o Brasa, mas se não é, aposto no Bandera. O C-105 é muita maquina pra missão, o C-99 não acho que tenha performance, o C-130 é mais maquina ainda. Sobrou o Caravan que eu acho pequeno demais pra missão. Um P1 (C-95B, acho) tá de bom tamanho.
Quero ver quem vai voar esse avião.... Vida de Fumaceiro sem o Glamour deve ser boca porca. E quando desloca pro exterior vai o pessoal do C-130 ou do C-105.... Devem ser eles mesmos... Já até imagino os caçadores voando Bandera por um dia!!! Essa seria incrível.

#23 Reineves

Reineves
  • Usuários
  • 669 posts

Posted 13 de March de 2013 - 15:06

Durante uma hospedagem no Musal, no café da manhã conversei com alguns pilotos e segundo eles, o avião pretendido é o C-105, devido a necessidade de equipamento pesado de apoio, bem mais que o T-27.

http://www.asasmetal...ha-com-a-fumaca

#24 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 14 de March de 2013 - 19:20

O Amazonas é o preferido, mas corre por fora...muito por fora.
O Brasilia seria interessante..
Mas o mais próximo do que vai vir - segundo uma fonte fumaceira - não é nenhum dos dois.

#25 Filhote

Filhote
  • Desligados
  • 1,083 posts

Posted 14 de March de 2013 - 19:36

Aheuaheuahea o Tiago faz mais suspense que a Globo, pra mostrar quem matou o Max!

#26 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 14 de March de 2013 - 22:13

O Amazonas é o preferido, mas corre por fora...muito por fora.
O Brasilia seria interessante..
Mas o mais próximo do que vai vir - segundo uma fonte fumaceira - não é nenhum dos dois.

Prezado Thiago: a Fumaça, até a presente data, está usando o T-27, aeronave biplace. Ao usar o Super Tucano por que terá que usar as duas variantes, a monoplace e a biplace? Por que não usar sòmente o A-29B? Com esta variante,até o Super Caravan, C-98 como aeronave orgânica do EDA, daria conta do recado! Ou será que sem o tanque de combustível no compartimento traseiro da nacele, a autonomia do ST fica tão reduzida?

#27 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 14 de March de 2013 - 23:40

Postado Hoje, 00:34

Posted Imagejambock, em 02 de novembro de 2012 - 20:59 , disse:
Meus prezados:
Eu tenho um sonho...(a la Martin Luther King...):
Momentos antes da Esquadrilha da Fumaça entrar na arena, em set 2013, uma esquadrilha liderada pelo A-29 zero uno, tendo na ala #2 T-25 Universal: ala #3 T-27 Tucano e no ferrolho #4 o NA T-6 sobrevoaria o local. Iria ser lindo...

Posted Imagejambock, em 03 de novembro de 2012 - 13:03 , disse:
Prezado Reineves:
Antes que o Thiago me corrija, apresso-me a completar meu sonho, não só com as cores originais sugeridas por você, mas mencionar o CM 170-2 (FAB T-24) Fouga Super Magister.
Mas aí a formação de voo deixaria de ser a tradicional diamante, passando a ser a de um "V" invertido, cuja denominação desconheço. Então, este sobrevoo retrataria a história completa da Fumaça.
Lamentável que a única aeronave Fouga Magister (que, inclusive, tinha o logo da Fumaça) PP-ZIS, existente no Brasil, tenha tido perda total, em acidente ocorrido em Lagoa da Prata/MG em 2/6/2009.
Há um outro CM 170-2 T-24 que está preservado no MUSAL.
Talvez, convidando um proprietário de algum Fouga estrangeiro para completar a formação. Mas, como tudo não passa de um sonho..

.
Segundo o site http://www.asasmetal...ha-com-a-fumaca virão dois Fouga Magister para o Brasil. Será que meu sonho poderá se transformar em uma belíssima realidade?

Edited by jambock, 14 de March de 2013 - 23:45 .

#28 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 15 de March de 2013 - 01:28

Thiago, o que vai rolar no Uruguai ?? Um show aéreo ou evento da Força Aérea Uruguaia?

"Amanhã (15/3) decolamos rumo a primeira missão internacional do ano! Iremos representar a Força Aérea Brasileira num evento aeronáutico nas cidades de Punta del Leste e Montevidéu, no Uruguai. O evento comemora os 100 anos da Força Aérea Uruguaia!"

Posted Image

Edited by jambock, 15 de March de 2013 - 01:32 .

#29 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 15 de March de 2013 - 15:51

O Fouga vem, já realmente foi doado.
Apenas há o problema do transporte, e outros aspectos técnicos que ainda carecem de desembaraço.
O bom é que vem.

A propósito, infelizmente hoje, tivemos a queda de um avião da Escuadrilla de Alta Acrobacia "Halcones", causando a morte do Capitán-de-Bandada (CdB.) Eduardo Varas de la Fuente, Halcón #5, e do Sargento Cristián Garcia. Segundo informações, foi em um voo de treinamento, na região de quintero, ao norte da capital Santiago.

Uma pena, conheci o Voltron quando veio ao Brasil fazer intercâmbio com a Fumaça, gente boníssima.

Desta forma, os "Halcones" tem suas atividades suspensas, pois seu acervo reduz-se à 4 aeronaves E300L, número inferior ao que necessitam para continuar as demonstrações.

Vale lembrar que, ano passado, também houve a queda de um avião da equipe, e como o acervo era de 6 aviões, reduziu-se a 5 (sem avião reserva) e agora, 4.

Voltron e García : QEPD.

:(

#30 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 15 de March de 2013 - 21:20

Prezado Thiago:
http://www.halcones....503-640x480.jpg
Creio que o aviador à esquerda é o Capitán-de-Bandada (CdB.) Eduardo Varas de la Fuente

#31 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 15 de March de 2013 - 22:22

Não Jambock..

Esses, são dois fumaceiros: Cap Av Marcelo e Maj Av Renó.
Eles foram fazer um intercâmbio com os Halcones, e vieram de lá, justamente o Voltron (Varas) e o Cougar (Gimeno).

#32 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 15 de March de 2013 - 22:55

Prezado Thiago:
Ops! Fui mal. A legenda da foto induziu-me a erro.
Intercambio de Pilotos Fumaça – Halcones

En este momento nos encontramos realizando un intercambio de experiencias con pilotos de la Escuadrilla da Fumaça, de la Fuerza Aérea del Brasil. Ademas la semana recien pasada estuvieron en Brasil el Capitán Eduardo Varas, "Voltron" y el Teniente Felipe Casasempere "Cougar". Con esto se estrechan los lazos de amistd y profesionales de estas dos escuadrillas de presentación.

HALCONES... HUMO HUMO AHORA!!!

Sorry...

#33 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 15 de March de 2013 - 23:51

Prezado Thiago:
Vou me redimir de meu êrro:
Posted Image Esquadrilha da Fumaça lamenta o falecimento de dois integrantes dos Halcones
A equipe da Esquadrilha da Fumaça lamenta o falecimento de dois integrantes do Esquadrão de Acrobacias Halcones, da Força Aérea do Chile, o piloto número 5, Capitão Aviador Eduardo Varas de La Fuente, e o Supervisor de Manutenção, Suboficial Cristian García. É com grande pesar que soubemos do acidente que aconteceu na Base Aérea de Quintero, no Chile, por volta das 10h30 desta sexta-feira, dia 15 de março, em um voo de manutenção.
Os laços entre os dois esquadrões foram fortalecidos em 2012, no aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, ocorrido na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, entre os dias 13 e 14 de maio. Pudemos contar com a ilustre presença da equipe dos Halcones durante as comemorações do aniversário. Dessa forma, lamentamos novamente o falecimento dos dois amigos da Fumaça e reiteramos que o elo entre as equipes se mantém ainda mais forte.

#34 Reineves

Reineves
  • Usuários
  • 669 posts

Posted 16 de March de 2013 - 16:05

Minha homenagem aos militares chilenos:

http://forum.contato...alcones-se-foi/

mais infos:
http://www.asasmetalicas.com.br/

Edited by Reineves, 16 de March de 2013 - 16:07 .

#35 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 20 de March de 2013 - 01:30

Meus prezados:

EDA - Esquadrilha da Fumaça participa do centenário da aviação militar uruguaia

A Esquadrilha da Fumaça irá participar do evento “Jornada de Puertas Abiertas” em comemoração ao centenário da aviação militar do Uruguai nos dias 16 e 17 de março. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) fará uma demonstração na cidade de Punta del Este, no dia 16, e outra na Brigada Aérea I, em Montevideo.

Na manhã desta quarta-feira (13/3), a equipe participou do briefing da missão, uma reunião em que os envolvidos tomam conhecimento de todas as informações da viagem. “Foram apresentadas a infraestrutura do local, as pessoas responsáveis por receber e acompanhar a equipe no país e a meteorologia durante a missão”, afirmou o Capitão Eduardo Maia Arantes, piloto número 2 do EDA.

Integram a missão 21 militares da Esquadrilha e três da Academia da Força Aérea (AFA), a bordo de oito aeronaves T-27 Tucano e um avião C-95 Bandeirante da AFA que fará o transporte da equipe de apoio e material de manutenção. A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve no Uruguai foi em 2011.

Fonte: EDA

#36 Rafael Lopes

Rafael Lopes
  • Usuários
  • 276 posts

Posted 20 de March de 2013 - 14:14

Meus prezados:
oito aeronaves T-27 Tucano e um avião C-95 Bandeirante da AFA que fará o transporte da equipe de apoio e material de manutenção.
Fonte: EDA

Escutei o pouso do Guará 29, FAB2329 vindo do Uruguai com a esquadrilha. Nestes mesmo dia escutei também os guará 00 e 03 e o FAB2731. Esquadrilha estava divida em Três sendo FUMAÇA, FUMAÇA 1 e FUMAÇA 5. controle perguntou varias vezes quantas aeronaves em cada e as matriculas.

#37 Rafael_bsb

Rafael_bsb
  • Usuários
  • 882 posts

Posted 27 de March de 2013 - 20:16

Alguém confirma o show da
Esquadrilha domingo em Brasília?

Edited by Rafael_bsb, 27 de March de 2013 - 20:17 .

#38 Luzspit

Luzspit
  • Usuários
  • 566 posts

Posted 27 de March de 2013 - 21:37

Alguém confirma o show da
Esquadrilha domingo em Brasília?

Ultima apresentação com o Tucano:
http://www.fab.mil.b... do T-27 Tucano

Tomara que eles cheguem em Pira voando baixo por cima da cidade como sempre fizeram. Seria uma "despedida" legal aqui tambem.

#39 GILMACACO

GILMACACO
  • Usuários
  • 775 posts

Posted 28 de March de 2013 - 05:39

Imperatriz e Açailândia ficam ha uns 550 km daqui, mas como é feriadão, vou ver se faço essa perna só pra registrar a ultima apresentação do bom e velho tucano. Se der certo posto as fotos pra galera...

#40 CHARLES SBBR

CHARLES SBBR
  • Usuários
  • 397 posts

Posted 28 de March de 2013 - 18:54

Será entre o Pontão e o Pier 21...mas qual será o eixo da apresentação? (frente pra onde ???kkk) No sábado deve rolar aquele voo de aferição do local....quem tiver por perto e conseguir identificar avisa aeee