Jump to content

Photo

[Dúvida] Aluno de PP com CMA 1ª classe?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
29 replies to this topic

#1 Legacy 500

Legacy 500
  • Usuários
  • 10 posts

Posted 26 de January de 2013 - 13:26

Boa Tarde !!!

Gostaria de sanar uma pequena dúvida.

Estou quase terminando meu PP (só falta o check) e meu CMA de 2ª classe vence dia 29/01/2013. Não conseguirei checar até esta data, gostaria de saber se, ao invés de renovar meu CMA de 2ª classe, poderei fazer o inicial de 1ª classe???

Pela atenção.

Muito Obrigado

Legacy500

#2 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,356 posts

Posted 26 de January de 2013 - 14:54

pode, mas não tem vantagem alguma para você. o cma de segunda classe até aonde eu lembro vale 5 anos agora. faça o de primeira antes de começar o ifr.

#3 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 26 de January de 2013 - 15:02

Alguns aeroclubes exigem o CMA de 1ª classe para todas as horas do PC, inclusive as visuais. A ANAC me parece que recomenda isso as escolas, mas não exige.

#4 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts

Posted 26 de January de 2013 - 15:03

Atualmente não é possível voar as horas visuais do PC sem cma de primeira classe. Avalie se em 1 ano irá começar a voar o PC!

#5 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,356 posts

Posted 26 de January de 2013 - 22:14

Atualmente não é possível voar as horas visuais do PC sem cma de primeira classe. Avalie se em 1 ano irá começar a voar o PC!

queria saber se isso é invenção da escola ou da anac.

porque até o momento que o aluno vai para o IFR, não existe nenhuma alteração no CMA que eu lembre que seja impeditivo para o uso do CMA de 2ª Classe.

#6 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts

Posted 26 de January de 2013 - 23:02

queria saber se isso é invenção da escola ou da anac.

porque até o momento que o aluno vai para o IFR, não existe nenhuma alteração no CMA que eu lembre que seja impeditivo para o uso do CMA de 2ª Classe.

Eu particularmente fiz o de primeira classe dias antes do cheque. Fiz simulador, banca, horas vfr e ifr inclusive tudo com segunda classe.
Não lembro o documento, mas está no mural da secretaria do aeroclube. Segunda estou de folga, mas na terça eu vejo qual é o documento e trago aqui ao tópico. Aqui nunca exigiu, mas tivemos que passar a exigir!

#7 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts

Posted 26 de January de 2013 - 23:05

é exatamente este documento que está no nosso mural, achei uma cópia que foi enviada a todas escolas e aeroclubes: http://www.aeroara.c...anac/cmapca.pdf

#8 Atl77

Atl77
  • Usuários
  • 388 posts

Posted 28 de January de 2013 - 16:37

Boa tarde pessoal, tenho CMA de 1°classe e vai vencer no final de fevereiro, porem não estou voando, gostaria de saber o que acontece se eu ficar mais de 30 dias com o CMA vencido, terei que fazer o inicial de novo ? ou só a revalidação mesmo ?

#9 bortolanza3

bortolanza3
  • Usuários
  • 352 posts

Posted 29 de January de 2013 - 04:54

Não. É só revalidar, nao faz inicial. Depois de vencido, tem prazo de 5 anos se não me engano para revalidar. Passados 5 anos faz inicial novamente.

#10 Alfa X-Ray

Alfa X-Ray
  • Usuários
  • 166 posts

Posted 29 de January de 2013 - 19:58

Alguns aeroclubes exigem o CMA de 1ª classe para todas as horas do PC, inclusive as visuais. A ANAC me parece que recomenda isso as escolas, mas não exige.

Eu voei todo PC visual com o de segunda classe, fiz de primeira só para o IFR

#11 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 30 de January de 2013 - 02:04

Eu voei todo PC visual com o de segunda classe, fiz de primeira só para o IFR

Os RBACs 61 e 67 são muito claros acerca desta questão:
-Para o PP, a gente precisa ter um CMA 2° classe válido.
-Para PC/VFR/IFR, PP/IFR e PLA, a gente precisa de um CMA 1° classe válido.
As Escolas, Aeroclubes e outros similares que fogem desta determinação, podem sofrer punições bem como os alunos pilotos.

A maneira que interpretam os regulamentos é que pega. O certo é você ter os certificados logo no início dos cursos práticos.

Edited by E195-SDU, 30 de January de 2013 - 02:07 .

#12 fly_br

fly_br
  • Usuários
  • 480 posts

Posted 30 de January de 2013 - 06:33

Aproveitando o topico, gostaria de saber se existe a opcao de mudar de 1ª classe para 2ª classe?

#13 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 30 de January de 2013 - 11:34

Aproveitando o topico, gostaria de saber se existe a opcao de mudar de 1ª classe para 2ª classe?

Não.

#14 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 30 de January de 2013 - 12:18

Nao faz sentido algum essas coisas. E o cara que é PP, ja tem varias horas e derepente resolve checar o PC? Ate entao, ele voava com o 2ª classe. Vai tirar o de 1ª so pra checar o PC. A ANAC vai dizer que as horas dele nao valeram? Ele nao fez nada errado, sempre voou com o CCF valido.

Muita babacada. Deixa fazer quando quiser. Azar do cara se pagar todo o curso e na hora do CMA nao conseguir. Eu fiz o de 1ª classe 3 meses antes do check, ate pq, nao tinha dinheiro pra ficar gastando, e obviamente mantive o CCF que tinha validade por mais tempo.

#15 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 30 de January de 2013 - 23:39

Nao faz sentido algum essas coisas. E o cara que é PP, ja tem varias horas e derepente resolve checar o PC? Ate entao, ele voava com o 2ª classe. Vai tirar o de 1ª so pra checar o PC. A ANAC vai dizer que as horas dele nao valeram? Ele nao fez nada errado, sempre voou com o CCF valido.

Muita babacada. Deixa fazer quando quiser. Azar do cara se pagar todo o curso e na hora do CMA nao conseguir. Eu fiz o de 1ª classe 3 meses antes do check, ate pq, nao tinha dinheiro pra ficar gastando, e obviamente mantive o CCF que tinha validade por mais tempo.

Mas ninguém disse que as horas não seriam validadas. O cara tem CHT válida e suas horas VFR em comando contariam normalmente. Mas desde a época do RBHA, ERA COMPULSÓRIO que o piloto tivesse CCF1° classe para voar IFR. Seja CM ou DCM. Logo, essas fatalmente correriam o risco de serem invalidadas.
A questão é que um dos requisitos mínimos para matrícula é ter CMA válido. A instituição que aceitar alunos sem os mínimos, poderá sofrer penalizações. Ja para o aluno, eu sinceramente não sei o que pode ocorrer. As horas VFR ele não perde. Mas pode ser que tenha que refazer as horas IFR ou então somente voltar a voar o curso prático mediante a nova matrícula com o CMA requisitado.
Essa atualização foi feita justamente porque os alunos deixam para pegar a nova classe somente na hora do cheque. Ai na hora H o cara gasta seus 40 mil e ele acaba descobrindo que possui uma condição incapacitante para o CMA de 1° classe. E ai o que acontece?

Sinceramente? Acho que o mais justo seria fazer com que o aluno tivesse que refazer as horas, acumulando assim o número de horas voadas.
O que está em jogo é o cara ter maturidade para fazer o que diz no regulamento. Você não vai abandonar um checklist em seu ATR, só porque ja tem na cabeça os itens na hora dos callouts listados. Você não deixaria sua CHT em casa, só porque você sabe que ela é válida e tem seu CANAC na cabeça.
Seguimos um padrão, visando a segurança de voo em todos os âmbitos da aviação. Se deixamos de fazer o padrão, porque ele é chato, difícil ou injusto nós derrubamos barreiras, furamos o queijo, ...

Abrs!

#16 Amengol

Amengol
  • Usuários
  • 17 posts

Posted 31 de January de 2013 - 08:57

Até onde eu entendi, a necessidade do CMA de 1ª Classe para a matrícula do PC (não falo do IFR) é mais uma medida preventiva para os pretendentes a PC. Evita-se uma grande frustração sabendo de antemão se se está fisicamente apto a ser PC ou não. Quem faz as horas visuais de PC sem o CMA de 1ª assume o risco. Acredito que foi pensando nisso que a ANAC fez a exigência às escolas.

Também acho que não há problema algum em se fazer o PP com CMA de 1ª se o que é pretendido é seguir carreira comercial. O único inconveniente é ter que renovar todo ano (e todos os transtornos envolvidos).

#17 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 31 de January de 2013 - 09:38

Até onde eu entendi, a necessidade do CMA de 1ª Classe para a matrícula do PC (não falo do IFR) é mais uma medida preventiva para os pretendentes a PC. Evita-se uma grande frustração sabendo de antemão se se está fisicamente apto a ser PC ou não. Quem faz as horas visuais de PC sem o CMA de 1ª assume o risco. Acredito que foi pensando nisso que a ANAC fez a exigência às escolas.

Também acho que não há problema algum em se fazer o PP com CMA de 1ª se o que é pretendido é seguir carreira comercial. O único inconveniente é ter que renovar todo ano (e todos os transtornos envolvidos).

Foi por isso mesmo.
O problema de se ter 1°classe no PP, é que você precisa ser portador do 2°classe para tirar o de 1°. Ou seja, da no mesmo. Vai gastar grana...

#18 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 31 de January de 2013 - 09:43

Mas ninguém disse que as horas não seriam validadas. O cara tem CHT válida e suas horas VFR em comando contariam normalmente. Mas desde a época do RBHA, ERA COMPULSÓRIO que o piloto tivesse CCF1° classe para voar IFR. Seja CM ou DCM. Logo, essas fatalmente correriam o risco de serem invalidadas.
A questão é que um dos requisitos mínimos para matrícula é ter CMA válido. A instituição que aceitar alunos sem os mínimos, poderá sofrer penalizações. Ja para o aluno, eu sinceramente não sei o que pode ocorrer. As horas VFR ele não perde. Mas pode ser que tenha que refazer as horas IFR ou então somente voltar a voar o curso prático mediante a nova matrícula com o CMA requisitado.
Essa atualização foi feita justamente porque os alunos deixam para pegar a nova classe somente na hora do cheque. Ai na hora H o cara gasta seus 40 mil e ele acaba descobrindo que possui uma condição incapacitante para o CMA de 1° classe. E ai o que acontece?

Sinceramente? Acho que o mais justo seria fazer com que o aluno tivesse que refazer as horas, acumulando assim o número de horas voadas.
O que está em jogo é o cara ter maturidade para fazer o que diz no regulamento. Você não vai abandonar um checklist em seu ATR, só porque ja tem na cabeça os itens na hora dos callouts listados. Você não deixaria sua CHT em casa, só porque você sabe que ela é válida e tem seu CANAC na cabeça.
Seguimos um padrão, visando a segurança de voo em todos os âmbitos da aviação. Se deixamos de fazer o padrão, porque ele é chato, difícil ou injusto nós derrubamos barreiras, furamos o queijo, ...

Abrs!

Cara, eu acho uma babacada só!

Nao vai colocar em risco a segurança do voo o cara ter CMA de 2ª classe na instrucao IFR. E como ja disse, se ele quer fazer o 1ª classe so antes do check, ele assume o risco. Se for incapaz, a escola nao tem nada com isso, nem a ANAC.

Deveriam se preocupar com coisas mais importantes, mas, se é assim, boa sorte aos alunos!

Abs.

#19 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 31 de January de 2013 - 10:00

Cara, eu acho uma babacada só!

Nao vai colocar em risco a segurança do voo o cara ter CMA de 2ª classe na instrucao IFR. E como ja disse, se ele quer fazer o 1ª classe so antes do check, ele assume o risco. Se for incapaz, a escola nao tem nada com isso, nem a ANAC.

Deveriam se preocupar com coisas mais importantes, mas, se é assim, boa sorte aos alunos!

Abs.

Os caras fazem uma regra para proteger o bolso do aluno e tiram de babacada? Não entendo isso... rsrsrsrs...

#20 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 31 de January de 2013 - 11:03

Cada um sabe do seu bolso e dos riscos. Eu mesmo, depois do PP, levei 4 anos pra checar o PC IFR. Ia ter que fazer 1ª classe 3 vezes, sendo q hj o cara nao ia precisar gastar um ##### com CMA durante esse periodo.

Vc ta sendo meio ingenuo achando que a regra é pq a ANAC quer proteger o bolso do cara, nao ta nao? Pra mim, é babacada mesmo.

Abs.