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jambock

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About jambock

  • Birthday 10/13/1941

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    Porto Alegre/RS/Brasil
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    13/10/1941

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    Porto Alegre/RS/Brasil
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    aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia

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  1. Meus prezados Marinha dos EUA equipou o F-A-18 Super Hornet com novo sensor de longo alcance. Super Hornet da Marinha dos EUA F / A-18F com o Strike Fighter Squadron 32 na Estação Aérea Naval Oceana (foto da Guarda Nacional Aérea dos EUA por Airman 1st Class Mercedee Wilds) A Boeing anunciou que ela e a Marinha dos EUA pilotaram uma aeronave tática F / A-18 Super Hornet equipada com um pod de infravermelho Search & Track Block II pela primeira vez no final de 2019. O Bloco II do IRST é um componente crítico do Super Hornet do Bloco III. A conversão do Bloco III incluirá capacidade de rede aprimorada, maior alcance com tanques de combustível conformes, um sistema avançado de cockpit, melhorias de assinatura e um sistema de comunicação aprimorado. As atualizações devem manter o F / A-18 em serviço ativo nas próximas décadas. O IRST é um sensor passivo de longo alcance que incorpora tecnologias de infravermelho e outras para obter uma segmentação altamente precisa. "O IRST Block II oferece ao F / A-18 uma ótica e um poder de processamento aprimorados, melhorando significativamente a percepção situacional do piloto de todo o espaço de batalha", disse Jennifer Tebo, diretora de desenvolvimento da Feing A-18 da Boeing. Atualmente, na fase de desenvolvimento de redução de risco, os vôos IRST Block II no Super Hornet permitem à Boeing e à Marinha coletar dados valiosos sobre o sistema antes da implantação na frota. A variante do Bloco II será entregue à Marinha em 2021, atingindo a Capacidade Operacional Inicial logo depois. “O sensor IRST Block II oferece aos combatentes da Marinha maior alcance e maior capacidade de sobrevivência. Essa tecnologia ajudará a Marinha a manter sua vantagem sobre os adversários em potencial por muitos anos ”, disse Kenen Nelson, diretor de programas de asa fixa da Lockheed Martin, fornecedor do sensor IRST. A Marinha dos EUA receberá a variante do Bloco II no próximo ano, quando atingir a capacidade operacional inicial. Com as atualizações, o F/A-18 deverá ficar ativo por mais anos. Em março passado, a Boeing recebeu uma modificação de contrato no valor de US $ 4 bilhões da Marinha dos EUA para fabricar e entregar 78 Super Hornets Block III F / A-18. Fonte: Fighter Jets World 16 jan 2020 Trad./adapt. jambock
  2. Meus prezados Drones militares dos EUA ficaram incomunicáveis durante ataque com mísseis balísticos iranianos Uma águia cinzenta (Grey Eagle) MQ-1C. (Foto do sargento William Begley, 3 ° Relações Públicas do CAB) O medo da guerra iminente entre o Irã e os Estados Unidos diminuiu depois que os EUA assassinaram um importante comandante iraniano e Teerã atingiu bases que abrigavam tropas americanas no Iraque com mísseis balísticos. Mas o Irã alertou os EUA contra novos ataques depois de lançar mais de uma dúzia de mísseis balísticos na base aérea de Ain al-Assad, na província iraquiana de Anbar, e em uma instalação militar em Erbil na quarta-feira. No momento em que o ataque foi lançado às 13h35 de 8 de janeiro, o Exército dos EUA pilotava sete veículos aéreos não tripulados (UAVs) sobre o Iraque para monitorar as bases onde as forças da coalizão lideradas pelos EUA estão posicionadas. A maioria dos outros 1.500 soldados dos EUA ficou escondida em bunkers por duas horas, após aviso prévio dos superiores. Mas 14 pilotos haviam permanecido em contêineres escuros - tornados cockpits para voar remotamente os "pássaros" e monitorar os feeds essenciais de suas câmeras de alta potência. O primeiro míssil soprou poeira em seu abrigo, mas os pilotos ficaram em pé. "Não mais de um minuto após a última rodada, eu estava indo para os bunkers na parte de trás e vi o fogo queimando por todas as nossas linhas de fibra", disse o primeiro sargento Wesley Kilpatrick. Essas linhas ligam os cockpits virtuais a antenas e depois a satélites que enviam sinais para as Águias Cinzentas e puxam os feeds das câmeras de volta para as telas de Ain al-Asad. "Com as linhas de fibra queimadas, não havia controle", disse Kilpatrick. Os soldados não conseguiram mais localizar os drones e ficamos cegos para os eventos no ar - e no solo. O exército dos EUA havia mantido os drones no ar de qualquer maneira. Mas assim que as explosões pararam, os soldados voltaram correndo e enfrentaram uma corrida contra o tempo para colocar seus sinais em funcionamento para que pudessem encontrar - e pousar - os drones. Quando o amanhecer começou, soldados lutaram para substituir 500 metros de cabos de fibra derretida e reprogramar satélites para que pudessem se reconectar aos UAVs. Os mísseis balísticos iranianos fizeram buracos no aeroporto de Ain al-Asad e a torre de controle estava vazia. Os pilotos trabalharam por horas para pousar cada drone, um por um, sua adrenalina bombeando, enquanto outros soldados estavam se recuperando, tomando banho e avaliando os danos. Por volta das 9h, o último drone foi trazido à terra. Fonte: Fighter Jets World 18 jan 2020 Trad./adapt. jambock
  3. Meus prezados Em sequencia a https://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/127272-boeing-737-max-8-da-ethiopian-airlines-cai-logo-após-a-decolagem/ https://youtu.be/zi7bmvGPyuc
  4. Meus prezados Desculpem o flood O Sistema ELO também é conhecido por Mamuth, que já é usado em Palmas, Joinville e Porto Alegre. Em POA o sistema já foi desativado e está sendo vendido para outro aeroporto.
  5. Meus prezados Infraero encerra gestão do Aeroporto de Campina Grande (PB) A partir da próxima quinta-feira (16), a Infraero encerra a gestão das operações no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). O terminal passará a ser administrado pela Aena Desarrollo Internacional, que arrematou os aeroportos do Bloco Nordeste de Concessões. Nos últimos dois anos, o Aeroporto de Campina Grande recebeu mais de R$ 6 milhões em investimentos, que contribuíram para a instalação do Sistema Elo - equipamento que garante atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e proporciona mais conforto aos viajantes. "A Infraero possui um histórico extremamente positivo na gestão do Aeroporto Presidente João Suassuna. Foram quatro décadas à serviço da população, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Seguiremos contribuindo com a diretriz do Governo Federal, operando todos os terminais com os mesmos níveis de qualidade e segurança até que as atividades sejam transferidas à iniciativa privada", afirmou o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. O presidente também ressaltou que os demais aeroportos operados pela Infraero continuarão a ter a mesma performance até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada. A estatal já finalizou as transições dos aeroportos dos blocos Sudeste e Centro-Oeste e segue a fase de Operação Assistida nos terminais do bloco Nordeste, com previsão de término em fevereiro. Fonte: Juliana Monaco para PANROTAS 14 jan 2020
  6. Meus prezados Azul assina compra de 75 aeronaves da Embraer Em reunião com Jair Bolsonaro, o presidente da Azul, John Rodgerson, revelou a assinatura de um contrato para a aquisição de 75 aviões da Embraer. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a companhia deverá receber 27 aeronaves ainda este ano. Rodgerson revelou também que a empresa segue firme em sua meta de alcançar 200 cidades brasileiras atendidas em até quatro anos. Ainda durante o encontro, o executivo destacou recentes novidades da companhia, como a inclusão de Nova York como destino internacional e a compra da regional TwoFlex. Procurada, a assessoria de imprensa não confirmou a compra das aeronaves, mas disse que em breve, provavelmente na próxima semana, a companhia anunciará detalhes da atualização do seu plano de frota para os próximos anos. Fonte: PANROTAS 17 jan 2020
  7. Prezado MRN Eu diria que foi atingida uma das três pás do hélice do helicóptero. Baita prejuízo, pois foram danificadas partes do motor, além da pá.
  8. Meus prezados De KC-390 para C-390 Millennium: O que mudou? por Guilherme Wiltgen Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português). E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões. A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada. De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI). O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc… A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa. Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro). E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto. Veja a seguir outras siglas e abreviaturas, algumas delas utilizadas para batizar famílias de aeronaves, acompanhadas de suas definições: EMB: Embraer. ERJ: Embraer Regional Jetliners ou jatos regionais da Embraer, em tradução livre. E-Jets: Embraer Jets ou jatos da Embraer, em tradução livre. E2: Embraer Segunda Geração. VTOL: Vertical Takeoff and Landing ou decolagem e pouso na vertical, em tradução livre. Abaixo um pequeno glossário com algumas letras utilizadas em designação de aeronaves de uso militar, acompanhadas de suas definições: A: Attack ou ataque, em português. B: Bomber ou bombardeiro, em português. C: Cargo/transport ou cargueiro, em português. D: Drone control ou controlador de drone, em português. E: Special electronics ou eletrônica especial, em português. F: Fighter ou caça, em português. K: Tanker ou tanque, em português. H: Helicopter ou helicóptero, em português. L: Cold weather operations ou operações em climas frios, em português. M: Missile capability ou capacidade de míssil, em português. O: Observation ou observação, em português. P: Patrol ou patrulha, em português. R: Reconnaissance ou reconhecimento, em português. S: Anti-submarine ou antissubmarino, em português. T: Trainer ou treinamento, em português. U: Utility ou utilitário, em português. X: Research ou pesquisa, em português. V: Staff transport ou transporte para funcionários, em português. W: Weather reconnaissance ou reconhecimento do clima, em português. Fonte: Embraer via site Defesa Aérea & Naval 18 jan 2020
  9. Meus prezados Um Harrier AV-8B com Esquadrão Naval Tiltrotor (VMM) 163 (Reforçado), 11ª Unidade Expedicionária Marítima (MEU), é preparado a bordo do navio de assalto anfíbio USS Boxer (LHD 4) durante operações de vôo noturno. 30 de maio de 2019. (Foto de Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA por Lance Cpl. Dalton S. Swanbeck)
  10. Meus prezados Força Aérea da Síria planeja grandes aquisições de aeronaves de combate MiG-21 do Egito MiG-21PFM egípcio em 1982 - Créditos: SSGT Bill Thompson - DefenseImagery.mil Os planos do governo sírio de comprar caças MiG-21 do Egito foram descobertos recentemente por Zaman Al Wasl, um importante site de notícias da Síria. Segundo a publicação, Damasco enviou uma delegação técnico-militar do comando da Força Aérea da Síria ao Cairo para inspecionar várias aeronaves estacionadas nas bases aéreas egípcias com o objetivo de comprá-las. Zaman Al Wasl salienta que os representantes sírios foram enviados ao Egito depois que ficou claro que nenhum outro país forneceria a Damasco novas aeronaves militares. A fonte da publicação observou que cerca de 40 MiG-21 egípcios estão apenas sentados nos hangares. O acordo já foi pré-aprovado pelo presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi, que provavelmente encontra mais sentido em vender os jatos do que apenas mantê-los trancados. A fonte da publicação também revelou que, quando o regime sírio começou a usar ativamente a aviação para combater a oposição armada em janeiro de 2012, a Força Aérea da Síria tinha três brigadas MiG-21: a 73ª brigada no aeroporto de Khalkhala (20 aeronaves), 14ª brigada nos aeroportos de Hama e Abu al-Duhur (40 aeronaves) e 24ª brigada em Deir ez-Zor e Tabqa (25 aeronaves). Hoje, o Egito é o maior operador mundial do projeto soviético original, com centenas em serviço e várias centenas em reserva, embora nem mesmo os esquadrões de serviço sejam designados para a linha de frente. Como o Egito mudou para modernizar sua frota, aposentou várias classes mais antigas de jato de combate, incluindo o F-16A, o Mirage 5 e o F-4E, e pelo menos parte da frota MiG-21 provavelmente será substituída em sua posição fora da linha de frente dos caças F-16C, pois as linhas de frente são preenchidas com os jatos MiG-29M, Rafale e Su-35 mais recentes. O Egito também opera pelo menos um esquadrão de caças J-7, um derivado chinês do MiG-21, embora permaneça incerto se a Síria está interessada nessas aeronaves ou se estão disponíveis para exportação. A Força Aérea da Síria anteriormente empregou os caças MiG-29 e MiG-23 e interceptores MiG-25 mais avançados como sua elite, e na década de 2000 procurou comprar um pequeno número de jatos MiG-29SMT e MiG-31 - o último sem sucesso e o o primeiro ainda não foi entregue. Aproximadamente 8 a 10 jatos de combate de cada classe foram procurados na Rússia, com a perda da ajuda soviética e o acesso a jatos soviéticos e peças de reposição a preços 'amigáveis' desde o início dos anos 90, minando seriamente a capacidade da Síria de permitir uma modernização da frota mais abrangente. Um conflito devastador de nove anos com grupos insurgentes militantes islâmicos, no entanto, mudou as prioridades da Força Aérea da Síria da defesa aérea contra possíveis incursões israelenses e ocidentais - e para meios de manutenção confiáveis e de baixa manutenção de ataques aéreos contra forças jihadistas. O MiG-21 emergiu, portanto, como favorito para o serviço, capaz de fazer várias incursões diárias, não complexo de pilotar e sem exigir peças caras ou grandes quantidades de combustível. O jato também tem uma baixa taxa de colisão, um desempenho de vôo razoável com a capacidade de exceder as velocidades de Mach 2 e pode implantar uma ampla gama de munições, incluindo uma variedade de bombas de gravidade nativas. Isso torna preferível a projetos mais complexos, como o MiG-29 e o MiG-23. Hoje, o MiG-21 está em alta demanda e, com o Egito tentando aposentar parte de sua frota, uma venda poderia ser ideal para as duas nações. O Cairo também tem interesse em fortalecer a frota síria, com muitos dos grupos militantes, incluindo afiliados da Al Qaeda e o Estado Islâmico, todos considerados uma ameaça à segurança egípcia e a de seu vizinho. Fonte: Fighter Jets World 18 jan 2020 Trad./adapt. jambock
  11. Meus prezados Esclarecendo o caso do F/A-18 para a Marinha do Brasil - Não é tão simples!
  12. Meus prezados O notável crescimento e jornada dos Gripen da Hungria Saab Gripen da Força Aérea Húngara no Policiamento Aéreo do Báltico O primeiro contrato de aluguel dos Gripens da Hungria foi assinado entre a Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) e o Ministério da Defesa da Hungria em fevereiro de 2003 para o fornecimento de 14 caças Gripen C/D (12 aeronaves monopostos e 2 bipostos). Para a Hungria, o acordo do Saab Gripen foi uma combinação favorável de fatores como faixa de preço, desempenho e longevidade. Com recursos e capacidades como sonda de reabastecimento ar-ar (AAR), bombas guiadas a laser (LGBs) e sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), os Gripen húngaros ficaram totalmente prontos para operações internacionais e para realizar operações aéreas conjuntas e com forças terrestres. O primeiro desdobramento internacional dos Gripens da Força Aérea Húngara (HunAF) ocorreu em maio de 2007, quando voaram para a Itália para participar do Exercício Spring Flag 07. Com o Gripen, a HunAF efetivamente passou para a ser uma Força Aérea da OTAN. Nas últimas décadas, os caças Gripen húngaros participaram de vários exercícios e missões da OTAN. Eles voaram sua primeira missão no espaço aéreo do Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) no ano de 2015 e depois lideraram novamente a missão no ano passado, em abril. O contrato de arrendamento entre a FMV e o Ministério da Defesa húngaro foi renovado em 2012. Com o contrato estendido de 10 anos, a Força Aérea Húngara operará o Gripen até 2026. A extensão também exigia que a FMV atualizasse os Gripens da HunAF para a versão MS20, conforme qual a Força Aérea recebe mais horas de voo (de 16.000 a 20.000) agora. O aprimoramento da capacidade MS20 da série C do Gripen envolve atualizações de hardware e software, oferecendo uma série de melhorias e novas funcionalidades, tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas auxiliares e de treinamento. O MS20 foi introduzido pela primeira vez com a Força Aérea Sueca em 2016. A nova versão atualizada do Gripen húngaro inclui o míssil ar-ar MBDA Meteor e pequenas bombas GBU-39 SDB. Ele também oferece um sistema aprimorado de transmissão de dados Link 16 e um canal adicional que permite a comunicação com soldados de controle de aéreo avançado (JTAC/FAC) durante missões de apoio aéreo aproximado (CAS). Além do reconhecimento noturno, existe também a mira no capacete, aprimoramento dos níveis de defesa ABC (atômico, biológico, químico) e os processos de manutenção logística foram simplificados. O MS20, a longo prazo, tornará mais fácil para os caças da HunAF a integração de novas atualizações e capacidades no futuro. No ano passado, durante um treinamento de duas semanas na Base Aérea de Vidsel, na Suécia, os caças húngaros Gripen foram submetidos a vários exercícios de treinamento para testar os novos recursos que acompanham a atualização MS20. Fonte: Saab Gripen Blog via blog Poder Aéreo 14 jan 2020
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