Jump to content

Jopeg

Usuários
  • Content Count

    745
  • Joined

  • Last visited

About Jopeg

  • Birthday 07/09/1972

Previous Fields

  • Cidade/UF/País
    LISboa
  • Data de Nascimento
    09/07/1972

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Portugal

Contact Methods

  • Website URL
    http://www.voltaomundo.net/forum/
  1. TAP VAI LEVAR O PRIMEIRO A330NEO DO MUNDO AO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, RECIFE E MIAMI 19-06-2018 (19h06) Foto: H. Goussé/Airbus Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Miami são os quatro aeroportos para onde a TAP opera que estão incluídos no périplo mundial que o primeiro Airbus A330neo vai realizar para cumprir as 150 horas de teste de voo. O avião, que está desde hoje em Lisboa, vindo de Toulouse, irá ainda a Kuala Lumpur, Manila, Jacarta, Banguecoque, Maurícias, Nova Deli, Reiquiavique, Chicago e Atlanta, terminando ‘a volta do mundo’ na fábrica da Airbus em Toulouse, segundo um comunicado da TAP. A Airbus em comunicado informou porém que o processo actualmente em curso envolve dois aviões e de teste e o aparelho da TAP que irão realizar mil horas de voo pelas suas instalações fabris. “Esta passagem por Lisboa do novo A330neo, que em breve se juntará à nossa frota, materializa mais um marco importante no plano de transformar a TAP na companhia com uma das frotas mais modernas do mundo. Permite-nos continuar a afirmar Portugal como hub Atlântico do transporte aéreo e a TAP como um player relevante entre a Europa, África e as Américas, contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento do Turismo no nosso País”, diz uma declaração de Antonoaldo Neves citada no comunicado da TAP. O comunicado da Airbus, por sua vez, refere que os testes de rota são parte dos requisitos da designada Type Certification “programada para o Verão de 2018”. O comunicado acrescenta que os testes incluem missões ETOPS, do inglês para Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards, aterragens em aeroportos alternativos. http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/tap-vai-levar-o-primeiro-a330neo-do-mundo-ao-rio-de-janeiro-sao-paulo-recife-e-miami/ Jopeg
  2. Caros, O primeiro voo da minha bebé ... A marcação da viagem: Com a esposa a trabalhar temporariamente no Porto as ligações entre esta cidade e Lisboa passaram a desempenhar um papel importante para a família. Começamos a comparar preços e horários de trem e avião e por algumas vezes o trajeto foi realizado no próprio automóvel. Por uma questão de custos, comodidade e segurança os transportes públicos foram a escolha principal, sendo que aqui as decisões foram entre o trem da CP (Comboios Portugueses) e as companhias aéreas TAP e Ryanair. A dificultar a programação das viagens, o fato da escala de serviço da minha esposa sair tarde, o que impossibilitava a compra antecipada de bilhetes. Devido a circunstância, à exceção deste voo que aqui trago, nunca encontramos uma boa relação preço/horário na TAP. A minha esposa regra geral utilizou o trem CP – Alfa Pendular no trajeto Porto-Lisboa e para o Lisboa-Porto recorreu ao último voo do dia da Ryanair (FR2096), voos estes que correram sempre muito bem. Eu utilizei o avião apenas uma vez, tendo realizado cerca de uma dezena de viagens de trem. Conhecedor informado do produto Ponte Aérea da TAP me surpreendeu o fato de com um mês de antecedência praticamente não encontrar voos com preço abaixo dos 50€ e nos horários que pretendia os preços facilmente ultrapassavam a centena de euros. Valor que não considero competitivo face ao serviço Alfa da CP. Tal como já ficou demonstrado o trem permite uma ligação mais rápida entre o centro das duas cidades. Algumas curiosidades: A minha esposa chegou a demorar mais tempo no percurso de metrô entre o aeroporto e o centro do Porto do que no voo LIS-OPO propriamente dito. Uma vez foi de táxi entre o aeroporto e o alojamento (Arca de Água/Ameal) e pagou mais pelo táxi do que pelo voo da Ryanair. Mas apesar do que acima escrevi considero que há algum "mercado" nos voos entre as duas maiores cidades portuguesas. O voo LIS-OPO: Dia: 17/02/2017 Companhia: TAP Portugal Voo: TP 1960 Rota: Lisboa - Porto Horário: LIS 16h00 – OPO 17h00 Avião: ATR 72-600 (CS-DJE) (cn 1236 – 1º voo em 04/03/2015) Lugar: 5A (janela) Distância: 172 mi / 277 km Ocupação: Mais de 75% Preço: 41,01€ (38,89€ adulto + 2,12€ bebé). Cerca de 150 Reais. Comprado em 24/01/2017. Com centenas de voos realizados, confesso que este teve um gostinho especial pois se tratou do batismo de voo da minha filhota de apenas 18 meses. Além de testar a Ponte Aérea da TAP iria também saber como é viajar com uma criança de tenra idade. Demorei mais tempo do que o previsto a preparar a bebé e cheguei ao aeroporto já muito em cima da hora. O estacionamento foi fácil, pois estacionei num dos melhores parques do aeroporto, e já no Terminal 1 desde logo vi a sinalética para o embarque da Ponte Aérea. Aqui reside um ponto fulcral deste serviço, a demora dos procedimentos em terra. De pouco adianta o avião ser o mais rápido meio de transporte se os passageiros perderem uma eternidade de tempo antes e depois do voo. No meu caso posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o embarque para o Porto. As indicações para os embarques dos voos da Ponte Aérea no aeroporto de Lisboa O embarque se fez numa área dedicada situada junto a uma das entradas e o controlo de segurança foi bastante rápido. Me dirigi então à Porta 8 onde foi realizado o embarque. Podia enfim descansar um pouco daquela correria que foi chegar à porta de embarque. A bebé estava tranquila, curiosa com o que se passava à sua volta e sem entender porque é que o pai estava a suar. Poucos minutos tinham passado desde que cheguei ao aeroporto, um ponto positivo acerca da preparação e execução destes voos por parte da TAP A porta de embarque utilizada neste voo LIS-OPO O CS-DJE junto ao terminal aguardando os passageiros Com uma criança ao colo me foi dada prioridade no embarque e simpaticamente o assistente que estava na porta de embarque se ofereceu para levar o carrinho de bebé. O ATR destinado a este voo estava parqueado junto à porta de embarque pelo que os passageiros desceram as escadas e caminharam para o interior do avião. O embarque a pé até ao avião escolhido para este TP1960 Uma vez no interior do CS-DJE pude verificar que o estado de conservação e limpeza eram excelentes. Este ATR, ex PR-AQY da brasileira Azul, é um avião bastante novo com apenas cerca de 2 anos de vida. Os níveis de conforto são perfeitamente aceitáveis para estes curtos voos, tanto quanto aos assentos como em relação ao nível de ruído, onde apenas na descolagem incomoda um pouco mais. A cabine deste ATR72 Os assentos Espaço para arrumação disponível nas costas do assento Depois de me sentar no lugar 5A me foi demonstrado como colocar o cinto de segurança para a bebé. Pude reparar que a ocupação era boa, com seguramente mais de 75% de lugares ocupados. Alguns passageiros de negócios, algumas famílias mas a maioria dos passageiros estavam em voo de ligação. Mais do que retirar pessoas ao transporte próprio, ao trem ou à concorrência da Ryanair, me dá ideia que os voos da Ponte Aérea são utilizados principalmente por passageiros em ligação na rede TAP. A bebé muito interessada nas instruções de segurança Os primeiros minutos do voo O voo foi pontual e tranquilo. A rota utilizada passou na zona de Santarém, tendo depois rumado ao litoral junto à Figueira a Foz, a partir daqui foi sempre junto à linha de costa até à pista 35 do aeroporto Francisco Sá Carneiro. A voar sobre a zona da Figueira da Foz A meio o voo foi feito o aviso sonoro que devido a uma emergência médica a bordo a tripulação não ia realizar o serviço de bordo. Fiquei assim sem conhecer a comida e bebida servida a bordo nestes voos de Ponte Aérea. A emergência médica não foi nada de preocupante e um médico presente a bordo tomou conta da ocorrência. Mesmo assim, este fato foi suficiente para atrasar o desembarque. Sem pressas, fui o último a sair do avião. Terminava desta forma o primeiro voo da minha filhota. A bebé se portou muito bem e não achei difícil fazer este curto voo com uma criança tão nova. Já no Porto a M. continuava curiosa com tudo aquilo que rodeava o avião CS-DJE (foto de Carlos Seabra - Planespotters) Em resumo: Apesar de acreditar que o avião é batido pelo trem como o melhor meio de transporte para ligar as duas principais cidades portuguesas, considero que a TAP criou um bom produto com a sua Ponte Aérea. A rapidez do embarque e desembarque são trunfos para esta rota e o avião maioritariamente utilizado (ATR72) cumpre a função. Nota positiva para este voo. Um abraço português, Jopeg
×
×
  • Create New...