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Bonz0

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  1. Eu sei que foi figurativo... Mas se extrapolar as declarações da ANAC e considerando a "jurisprudência" que a estrutura societária da ITA criou em que o sócio, que na pratica é majoritário, vai responder com no máximo 1000 reais do próprio patrimônio. Deixa claro que, supostamente, qualquer CEO de MEI que faça qualquer rolo para ter avião voando, pode ser tranquilamente CEO de uma cia aerea.
  2. Sim e nem deve ser. O capital social é o dinheiro que os sócios aportam inicialmente para a operação da empresa. Só existem duas origens para os recursos aplicados em uma empresa: próprio (capital social) ou de terceiros. Como nenhum banco seria maluco de emprestar para essa aventura, e como a administradora judicial da holding vinha denunciando incansavelmente, supostamente a origem dos recursos da ITA então seria via contrato de mútuo com a holding Itapemirim. Ou seja, supostamente, a empresa nasceu completamente endividada com a própria sócia majoritária. Neste cenário,
  3. ITAPEMIRIM TRANSPORTES AEREOS LTDA Capital Social R$ 380.000,00 Ao caro que falou sobre "motivação política" em quem responsabilizou a ANAC. Me explique como uma empresa conseguiu a outorga tendo capital social absolutamente incipiente para operação de transporte aéreo regular. Por curiosidade, pela empresa ser limitada, o patrimônio pessoal do SJP comprometido com as obrigações da empresa é limitado a sua parte na sociedade, acreditem, R$ 1000,00 ( sim, mil reais). O resto entra na fila da holding da RJ, limitado à R$ 379.000.
  4. No post anterior você sugeriu que seria corresponsabilidade da Junta comercial e da RF e não é. Não precisa de lei nova, burocratizando a abertura de PJ para todos os setores. Já há regulamentação para concessão e manutenção de operação de empresa aérea comercial (RBAC 121), bastante técnico e completo. Só falta a atuação da agencia reguladora (ANAC) para o cumprimento do regulamento que ela mesma estabeleceu. Não há abertura de empresas de aviação comercial todo dia, mas há uma estrutura na ANAC para operação de empresas de transporte aéreo 121. Meu caro, quando o congresso nac
  5. Não faz sentido burocratizar a abertura de PJ, penalizando todos os setores da economia, porque a agência regulatória não faz o seu trabalho direito. A sorte grande da ANAC é que no caso da Avianca e ITA não houve um acidente fatal durante o fim das operações. É de se tirar o chapéu que tripulação e manutenção tenham mantido a segurança, submetidos à insegurança psicológica de suprir suas mais básicas necessidades em risco. Desde os primeiros rumores de calote na folha de pagamento e descumprimento na providência de informações a ANAC deveria estar olhando com lupa a operação da ITA e sus
  6. Eu realmente espero que um novo acordo já esteja bem avançado nos bastidores, para a Embraer continuar jogando dinheiro no lixo com essas brincadeiras. Uma coisa era investir no eVTOL com a perspectiva da empresa quase sem dividas e com o caixa obeso com a conclusão da JV com a Boeing, outra bem diferente é quando a sobrevivência da empresa depende desesperadamente de caixa para cumprir com as obrigações do fardo que o E2 se tornou e ainda fica brincando de jetsons. Isso que dá colocar um cara que fazia chassis de busão para tocar um dos negócios mais sofisticados do mundo. A Airbus ANIQU
  7. A RQ foi contratada pela Zumbrasil, empresa promotora do evento.
  8. "Quattrucci parou no hangar da empresa Helitec, que presta serviços mecânicos em helicópteros. Segundo a Helitec, o piloto parou ali apenas para tomar um café com o dono da empresa. Quattrucci não teria reportado nenhuma avaria na aeronave." Para quem é do ramo, é comum se ausentar do destino do translado? https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/empresa-dona-de-helicoptero-do-voo-em-que-morreu-boechat-teve-tres-acidentes.shtml
  9. Concordo com a questão que as pessoas parecem abutres com seus smartphones. Porém, não me arriscaria me aproximar de centenas de litros de combustível, exceto unicamente se pudesse salvar uma vida. A tragédia já foi consumada com 2 vítimas, não haveria necessidade de uma terceira.
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