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passarodeferro

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  • Cidade/UF/País
    Portugal
  • Data de Nascimento
    15/05/1969
  1. "Foi hoje aprovada uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza o início das negociações com a Embraer, Defesa e Segurança, S.A., para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma, e um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em território nacional. A importância estratégica que a indústria aeronáutica pode desempenhar para o desenvolvimento económico nacional, enquanto indústria de elevado valor acrescentado com capacidade para estimular e valorizar o investimento em inovação, dinamizar a criação de redes de empresas de base tecnológica e a disseminação horizontal de tecnologias entre setores, promover o emprego qualificado e as exportações, justificou o envolvimento de Portugal, desde 2010, no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390." É este o texto que se pode ler no comunicado de Conselho de Ministros de 8 de Junho de 2017. O KC-390 tem como finalidade substituir a frota de C-130H Hercules ao serviço da Força Aérea Portuguesa, nas missões de transporte táctico de pessoal e carga, lançamento de tropas para-quedistas. A nova aeronave da Embraer, tem ainda capacidade de fornecer reabastecimento aéreo de combustível a aeronaves compatíveis, bem como o combate a incêndios florestais. De recordar que as aeronaves C-130 da FAP, têm na sua generalidade quase 40 anos, estando actualmente na iminência de sofrer uma actualização dos sistemas de navegação e comunicações, que lhe permitam voar durante mais alguns anos, até que uma solução permanente, que agora se sabe ser o KC-390, os substituam. O próximo passo no programa de aquisição do KC-390 para a FAP, será a constituição de um grupo de trabalho integrando os ministérios da Defesa, Finanças, Economia e Ciência e Tecnologia, que negociará com o fabricante Embraer. De notar ainda que o KC-390 teve desde a fase de projecto um envolvimento relevante da indústria portuguesa, e terá também vários dos componentes fabricados pela OGMA em território português, nomeadamente a secção central da fuselagem, estabilizadores horizontais e portas do trem de aterragem principal. http://www.passarodeferro.com/2017/06/aquisicao-de-kc-390-aprovada-1902-392017.html
  2. Imagens hoje reveladas pela Força Aérea dos EUA (USAF) dão conta das operações com o A-29 Super Tucano no 81st FS, a primeira esquadra a receber o modelo no país. Depois de um longo e complicado processo que levou à escolha da aeronave brasileira para as funções de suporte aéreo ligeiro (LAS), tudo parece agora finalmente bem encaminhado na base aérea de Moody na Geórgia. Foto: Ryan Callaghan/USAF O 81ª Esquadra de Ataque será reativada a 15 de janeiro, estando previsto receber um total de 20 A-29 Super Tucano. Começará a ministrar formação a um total de 30 pilotos e 90 mecânicos afegãos, que irão operar o Super Tucano naquele do Médio Oriente. Foto: Ryan Callaghan/USAF Notícia original: http://www.passarodeferro.com/2015/01/o-29-super-tucano-na-usaf-m1757-02pm2015.html
  3. Oficialização do contrato para aquisição de 28 KC-390 para a FA Brasileira e dois protótipos, publicado em Diário Oficial da União a 22 e 23 de maio de 2014: EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 9/2014 – UASG 120006 Nº Processo: 008-13/COPAC . Objeto: Aquisição de materiais e prestação de serviços para a produção e o fornecimento de 28 aeronaves KC-390 Total de Itens Licitados: 00003. Fundamento Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. Justificativa: Conforme Ata de Acordo n ̈004/DCTA-COPAC/2014, de 25/04/2014, o valor contratado foi considerado aceitável pela administração Declaração de Inexigibilidade em 16/05/2014. JOSE AUGUSTO CREPALDI AFFONSO. Ordenador de Despesas Copac. Ratificação em 21/05/2014. JUNITI SAITO. Comandante da Aeronáutica. Valor Global: R$ 7.255.869.086,01. CNPJ CONTRATADA : 07.689.002/0001-89 EMBRAER S.A.. (SIDEC – 21/05/2014) 120006-00001-2014NE800546 EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 2/2014 UASG 120006Número do Contrato: 2/2009. Nº Processo: 67701012268200823. INEXIGIBILIDADE Nº 16/2009. Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA CNPJ Contratado: 07689002000189. Contratado: EMBRAER S.A. Objeto: Fornecimento de dois prótotipos de aeronaves de trasporte militar e reabastecimento incluindo a prestação de serviços necessários para o gerenciamento da produção e montagem das aeronaves. Fundamento Legal: art.65, inciso I, alinea b da lei n ̈8.666/93. Vigência: 22/05/2014 a 14/10/2016. Valor Total: R$72.860.394,83. Fonte: 100000000 – 2014NE800689. Data de Assinatura: 22/05/2014. (SICON – 22/05/2014) 120006-00001-2014NE800276 Fonte: http://www.passarodeferro.com/2014/06/contrato-de-compra-de-kc-390-para-o.html
  4. A venda de F-16 portugueses à Roménia pode gerar bons negócios em Portugal, resultantes do know-how adquirido. Para conferir aqui: http://www.passarodeferro.com/2013/12/venda-de-f-16-pode-ser-grande.html
  5. Atualmente 39 (2 perdidos em acidentes). Vão ser adquiridos 3 suplementares para que a Roménia possa ficar com 12 e Portugal com 30.
  6. Segundo notícias veiculadas ontem pelo jornal russo Vedomosti Business Daily, Rússia e Angola terão celebrado um contrato para o fornecimento de 18 caças Su-30 àquele país africano de língua oficial portuguesa. O acordo não foi ainda confirmado por fontes oficiais, mas terá sido celebrado durante a visita do vice-primeiro ministro russo a Angola na semana passada. Notícia completa: http://www.passarodeferro.com/2013/10/su-30-para-angola-m1214-296pm2013.html Foto: Sukhoi Company
  7. Isso foi na comemoração do dia da Unidade ( Base Aérea 5 - Monte Real) em 2010. O resultado no ar foi a maior frota de F-16 jamais vista em Portugal (e arrisco mesmo dizer em toda a Europa):
  8. Finalmente o negócio da venda dos F-16 portugueses à Roménia, assumido por ambas as partes e com todos os contornos e verbas envolvidas já conhecidas: http://www.passarodeferro.com/2013/10/os-numeros-da-venda-dos-f-16-explicados.html
  9. Redução de frota amigo Curtiss. É suposto a FAP ficar com 30 aeronaves F-16 após a venda.
  10. Há evoluções neste caso da compra de 12 F-16 portugueses pela Roménia. O negócio teve o aval do Minstro da Defesa português. Alguns detalhes podem ser verificados aqui: http://www.passarodeferro.com/2013/07/conselho-de-ministros-confirma-venda-de.html Saudações.
  11. Alguém sabe se já voou o primeiro A-4M? Estava previsto para final de maio passado, mas não tivemos conhecimento se foi realmente realizado.
  12. Absolutamente de acordo. À estatística das 63 aeronaves perdidas em 33 anos falta acrescentar quantos milhares de aeronaves e quantos milhões de horas voadas. A relação acidente/horas de voo torna-se então bem baixa. O F-16 é talvez o caça ocidental mais bem sucedido da era jato. É uma aeronave fabulosa de todos os pontos de vista, basta falar com um piloto de F-16 (muitos até com experiência noutros caças) para perceber isso. A reportagem mencionada, foi com toda a certeza produzida por um jornalista ignorante no assunto e/ou sensacionalista e omite factos como o de o valor mencionado e aprovado pelo Governo romeno incluir além dos 12 caças, infraestruturas treino de pilotos e mecânicos, etc. Para terminar, os caças que na reportagem chamam "urnas voadoras" foram fabricados entre 1982/83, mas voaram apenas cerca de 10 anos. Têm cerca de 3000 horas cada um, e as células foram modernizadas e reforçadas, ampliando a sua vida útil das 5000 horas até às 8000 horas de voo. Dos que entraram ao serviço ativo da Força Aérea Portuguesa, nenhum sofreu qualquer acidente e segundo palavras dos próprios técnicos romenos que os inspecionaram durante o processo de aquisição estão em estado "muito bom".
  13. Depois da gafe do presidente da EEA sobre o volume de participação portuguesa no KC-390 ( http://www.passarodeferro.com/2013/06/embraer-kc-390-gafe-da-virgula-m1049.html ) o primeiro-ministro português visitou as instalações em Évora onde serão fabricados os componentes para o modelo: http://www.passarodeferro.com/2013/06/passos-coelho-destaca-participacao-lusa.html Não são conhecidas gafes desta vez.
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