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A350-1041

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    MG, Brasil
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    22/06/1999

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  1. Valeu! Vão pintar/adesivar por aqui ou vai começar a operar white tail mesmo? Se o target é começar a operar em março, imagino que já é hora de começar a vender passagens e começar a implantar a imagem corporativa da empresa nos aeroportos. E como anda a certificação com a ANAC? To bem achando que vai atrasar tudo.
  2. Tem alguma foto da aeronave? Todo mundo se preocupa se a empresa vai decolar, mas já que aparentemente está decolando, podemos nos preocupar agora em como será a pintura (pra maioria reclamar que é feia).
  3. A Azul vai acabar superando a quantidade de voos e destinos pré-pandemia até o fim do ano, ainda mais que a operação é majoritariamente doméstica e esse mercado está se recuperando primeiro. A LA não deve retomar algumas operações justo por causa do codeshare com a AD. A BHA tem que se agarrar a qualquer oportunidade de diversificar a operação, por isso a esperança na ITA, pois depender só da Azul não dá, se a empresa entrar em crise ou do nada mudar a estratégia e reduzir o hub de CNF, a maior parte da receita do terminal vai por água abaixo.
  4. Acho que logo que a vacinação permitir uma retomada, a JetSmart lança CNF-SCL, 2 semanais já da pra começar, mas se ocorrer, imagino que seja só no fim do ano mesmo. Eu acredito também que a Azul vai retomar o CNF-EZE, mas não vai ser agora também, pois vão retomar primeiro de VCP e só depois que as ocupações de lá voltarem ao normal é que irão retomar as rotas de BH, então podemos esperar que isso aconteça só em 2022 ou 2023. FlyBondi tá apertando onde pode pra não falir, não acho que venha pra CNF ou qualquer outro destino novo.
  5. E voltamos a 2011, retrocedemos 10 anos. Em 2016 o movimento também caiu a 9mi, só em 2019 os 11mi foram recuperados. A última vez que CNF movimentou menos que 5mi foi em 2007.
  6. O A350 fica, cumprindo a mesma função que cumpre hoje. Vamos lembrar que ainda restam 25 A350-1000 para serem entregues, eles serão os responsáveis por recompor a oferta quando a aviação voltar a crescer. A frota da QR está em processo de transição de A320, A330, A340, A380 e 777 para A321neo (standard e LR), A350, 777X e 787, sendo que os A340 já saíram há um tempo, substituídos pelo A350, e o A330 vai sair até 2022, também substituídos pelo XWB, nos próximos 3-5 anos, veremos o 777 saindo em detrimento do 777X e o 787-8 em detrimento do 787-9, além do A380 em 2028.
  7. Alguém (muito abençoado, por sinal) já montou uma malha preliminar da ITA com base nos slots já disponíveis?
  8. Joia, agora a Venezuela perdeu a única empresa séria que ainda servia o país com voos para a América Latina, possibilitando conexões para o continente todo. O país está cada vez mais isolado.
  9. Pelo visto, a malha de GRU roda com 6-7 aeronaves e CNF com 3-4. Provavelmente os 10 A320 ficarão bem apertados, com tempo de utilização diária bem alto, praticamente sem reserva para AOG, isso, claro, caso esses slots sejam realmente utilizados. BSB já saiu alguma coisa? 13 voos diários em BH dá pra brincar um pouco: 4x GRU, 2x BSB, 1x GIG, 1x VIX, 1x SSA, 1x CWB, 1x POA, 1x REC, 1x GYN. Azul vai vir em cima, maioria dos possíveis mercados da ITA em CNF são exclusivos ou com grande presença da AD, sei lá se dura.
  10. Realmente isso é bem estranho. Geralmente empresas no início vão mais no ponto a ponto e O&D, mas se de cara querem investir em uma estratégia de hubs com bancos de conexão, deveriam fazer isso em apenas um dos três aeroportos citados. Com 10 aviões, já é possível montar pelo menos dois pequenos bancos de conexão, um pela manhã e outro pela tarde/noite, mas apenas em um terminal. É estranho também uma estratégia com CNF e BSB simultâneamente. Veja na malha da Azul e da Gol, que usam, respectivamente, esses terminais como hubs, ambos possuem a mesma função. Fica difícil imaginar a oper
  11. Qual o problema? Funciona muito bem pra Azul, funcionou pra TRIP e pra Gol também. O que eu acho estranho é CNF e BSB como "hubs", já que ambos funcionam com o mesmo propósito (se é que dá pra chamar de hub nesse estágio inicial).
  12. PS-AAF, entregue para America West em 2005, estava na IndiGo (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-vt-idp-indigo/e5d1v3) PS-COR, entregue para Valuair (Singapura) em 2004, estava na Turkish (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-tc-juf-turkish-airlines/r61ml3) PS-ITA, entregue para JetStar em 2004, estava na Turkish (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-oe-ilv-dvb-bank/3xxwl3) PS-JCL, entregue para Air Via (Bulgária) em 2012, estava na IndiGo (https://www.planespotters.net/airframe/airbus-a320-200-lz-mdr-dae-capital/rm5mmo)
  13. 8 primeiras aeronaves disponíveis no Planespotters. Todos bem antigos, exceto o futuro PS-JCL, com 8.6 anos. ITA Transportes Aéreos Fleet Details and History
  14. Só uma coisa, torço muito pra volta segura do modelo, mas será que a Gol não estaria queimando a largada com uma volta precoce? Os aviões não são tão necessários assim na malha nesse momento, creio que deveriam acompanhar a volta em operadores maiores primeiro, como AA e Southwest.
  15. A presepada da Boeing deve ser o erro corporativo mais caro da história. https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/11/18/desastre-do-boeing-737-max-pode-ser-o-erro-corporativo-mais-caro-que-ja-existiu
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