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naia

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    São Paulo/SP/Brasil
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    Londrina - São Paulo - Varginha

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  1. Até o final de 2022 não vai melhorar. Após uma parcela significativa da população ser vacinada, o doméstico deverá estar não muito atrás do volume pré-covid, mas o inter ainda estará fraco. Meio do ano deverá estar bem melhor, no entanto, é esperado uma 3° onda. Eu não acredito que teremos no começo de julho população abaixo de 50 ou 55 anos vacinada. A % não será boa ainda. Isto deverá ser atingido lá no 3° bimestre. E a situação econômica/politica não é das melhores. É péssima. Não estamos vendo perspectivas de reformas, por ex. A inflação já está piorando. E vale lembrar que exis
  2. Outra região catarinense distante de aeroportos, é todo espaço entre Caçador, Friburgo, Joaçaba, Treze Tílias, Santa Cecília, Videira etc. Acredito que o ATR-72 seja muito avião hoje, nas circunstâncias atuais, para uma operação em Caçador e Joaçaba. A ligação da região é forte com Curitiba. De lá, poderia distribuir para SP, por ex. A região está longe de Chapecó - e também de Correia Pinto. Falando nisso, daqueles destinos que Azul estava estudando no interior do país, quais vocês acreditam que poderiam vingar neste ano e no próximo? Eu apostaria em: Paranaguá, Umuarama na região S
  3. Correia Pinto irá atrair passageiros de uma porção expressiva do território catarinense. Não é uma região população e rica como partes do oeste e do litoral/vales, mas é importante e, de certa forma, isolada. A serra catarinense tem um grande potencial turístico, uma pena, que mesmo com as melhorias dos últimos anos, a estrutura não seja das melhores. Faltam mais atividades turísticas e estrutura - apesar das paisagens belíssimas. Lages tem cerca de 160 mil habitantes e deverá ser a principal cidade alimentadora dos voos. No entanto, até a região de Curitibanos, Rio do Sul, Santa Cecília
  4. Também acho. E abre espaço para Latam colocar o 763 p/ MIA umas 2vps por ex, com diferencial de assento premium na business e boa configuração na econômica. Latam pode carregar muita conexão para MIA em BSB. Sem falar do grande porão do 767. Vocês acham que seria viável, caso a economia do país estivesse bem, a GOL trocar os voos de FOR p/ MCO e MIA para MAO? De MAO, o MAX alcançaria JFK c/ facilidade. MAO historicamente tem uma operação boa da AA. Lembro que uma época (talvez 2013?), a rota MAO-MIA-MAO movimentou mais de 200k no ano. Tinha American e Tam - inclusive com A332
  5. O retorno financeiro e a rentabilidade é muita complicada no atual momento. E será assim nos próximos anos. Concordo inteiramente com que colegas disseram, desde da opção de ATR 42, aos empecilhos. Apesar da existência deles, acredito que algumas cidades poderiam sustentar voos. Meus palpites: Bagé. Rio Grande (afetaria muito Pelotas?); Umuarama, Paranaguá. São Carlos/Araraquara p/ CGH seria ideal. Franca. Barretos. Santos. Poços de Caldas p/SP. (Pouso Alegre apenas 200 km de SP complica). Ituiutaba p/ VCP. Volta de Araxá, Patos de Minas e Varginha (demanda maior p/ SP - 300km). Todas últimas
  6. Acredito que pode funcionar para cidades próximas de bom porte - além das cidades turísticas do quadrilátero do ferro, além de Diamantina, São João del Rei/Tiradentes e, eventualmente até Araxá. Num raio de 200 km, pouco mais até, pode-se explorar Barbacena via Lafaiete; a região de Divinopolis, Pará de Minas, Nova Serrana, Itaúna; Formiga. Eventualmente Lavras via Oliveira. Bom Despacho. Sete Lagoas. Monlevade. Curvelo. Creio que essas teriam demanda e parecem mais reais. Ou seja, basicamente o anel metropolitano de BH + cidades médias até 200 km (ou poucos mais)- além das turísticas.
  7. Colômbia e Peru fizeram boa parte do dever de casa nos últimos 15/20 anos. Cresceram bastante. Aprovaram reformas importantes que ainda tentamos aprovar. A economia destes dois países andinos vai recuperar com uma facilidade bem maior que a nossa. Carga tributária mais simples, economia bem mais aberta etc. Inclusive, ambos países encostaram no BR em pib per capita. A diferença era muito maior há décadas (já nos passaram em IDH). Votos que a nova cia tenha sucesso em Bogotá e Lima!
  8. O CNF-Varginha pelo visto vai parar em Oliveira, Lavras e Três Corações. Uma eternidade. Mesma coisa de alguns horários da Gardenia que faz a rota. Se for horário à noite, de madrugada, ainda vai. Mas Varginha até Confins são uns 350 km via Lavras, pelo menos. Azul operava esta rota aérea, basicamente era conexões. De carro são 3 horas e meia, não valia a pena muitas vezes descer lá em Confins. Agora, quando o voo era da Pampulha, era um espetáculo.
  9. Vitória da Conquista está isolada. É distante de Salvador. Outras capitais também são muito longes. É cidade polo de uma região grande com malha viária bem desgastada. Ainda que mais pobre que as gaúchas, faz sentido rodar o 738 por lá. Ilhéus é grandinha e a região ajuda abastecer o voo (sem falar no turismo). Acredito que não existe demanda de Santo Angelo e Uruguaiana até SP. De Pelotas e SM acredito que sim, mas com ressalvas. Em PF o 738 tem potencial. A região que PF engloba é quase do mesmo tamanho em população e riqueza que Chapecó (embora essa mais isolada, longe das 3 capitais s
  10. Ainda bem que existem uns malucos doidos por aviação com bom senso, bom gosto e que não se rendem ao politicamente correto e políticas identitárias, muitas vezes, exacerbadas. No livro "The Coddling of American Mind" entendemos bem este fenômeno. Vale a leitura.
  11. Golpe duro, mas necessário. Acredito que só alguns eventos no 2° semestre poderão serem abertos - mediante comprovação de vacinação.
  12. Como contribuinte, não vejo a hora de liquidar a TAP. Infelizmente, não me parece haver outra solução. O fórum "Aviação.PT" está animado.
  13. Por isso que seriam poucas opções de conexão, é mais o mercado local. Difícil.
  14. Fantástica propaganda. E quanta escala. Anos 60, certo? Meus avós foram nos anos 80 via Roma, era escala mais rápida. Sim, é tudo possível se tratando disso. Sobre as escalas, Beirute,Hong Kong, Guangzhou, Tokyo (NRT) seriam algumas opções. 789 seria o aparelho.
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