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Airborn1982

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About Airborn1982

  • Birthday 11/09/1982

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    09/11/1982

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  1. de nada, estamos aqui para ajudar os mais fraquinhos mesmo. abraco
  2. o fato eh que ele nao confundiu aiming point com TDZ. Ate porque uma aeronave quando eh despachada para um voo, seja ela aviacao geral, executiva 135 ou 121 eh responsabilidade nossa realizar a analise de pouso para a localidade que vc vai pousar. Se a analise de pouso estive ok para a localidade, ele poderia pousar na TDZ que fica a 150mts do umbral da THR ou até mesmo no aiming point que fica a 300mts do umbral. Existe um fator de erro aceitavel para pouso dentro dessas 2 zonas por diversos fatores. Vou tentar achar um material da embraer bem especifico sobre tecnicas de pouso que contemplam os requirements minimos e os erros aceitaveis dentro de um pouso, e fatores externos como efeito de solo ou vento. Vir abaixo da rampa para ter a sensacao de um pouso mais curto eh a maior falsa sensacao que se existe. Pessoal aplica essa tecnica quando voa avioes monomotores pequenos. Isso jamais deve ser aplicado a um aviao a jato. Infelizmente alguns ainda confundem um simples fato. Achar que uma rampa menor em um aviao a jato vai criar uma LDA menor.
  3. concordo que perseguicao nao "melhora" ninguem. Eh dificil julgar alguem, mas se tem um orgao aqui no BR que tem respaldo eh o CENIPA. Acho que todos lemos o RF , e ao ler e ver os dados da pagina 39 deu uma travada aqui na garganta. Boa sorte aos aviadores e que sigam firmes diante das licoes que a vida traz.
  4. pista mista com buraco grama e ainda por cima narrow.... belo pouso!
  5. Eu nao consegui entender ao certo qual eh a sua duvida. Existem 2 IAL de aeroportos diferentes. Ambas sao designadas para uma aproximacao direta, o proprio "template" da carta contempla isso, e ambas possuem "circling" Uma delas possui um "circling" ate a CAT B somente e a outra para a CAT C. A que possui limitacao para CAT B provavelmente eh devido a velocidade que a aeronave executaria e ficaria "fora" da zona de protecao aeroportuaria que nao pode ser em aproximadamente 5nm para circling , assim como obstaculos e outros fatores. Existe tambem a comunalidade de se usar o ajuste do aeroporto citado em ambas caso o do AD principal nao estivesse disponivel , isso eh feito fazendo se o add da corretiva citado na carta no cabecalho. Abs
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