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gabrielcarvalho

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  1. Acredito que o Roadster se refere a questão de Dual Flameout por decorrência de birdstrike.
  2. Muito bacana Ricardo. Uma dúvida que pintou vendo esse seu relato. Os passageiros que prosseguem até Beijing permanecem no avião em Madrid ou desembarcam? Fico pensando como é sofrido encarar 9h30 de voo na economica e ainda ficar dentro do avião numa escala que deve levar algum tempo para seguir em um voo acima de 10 horas, descer do avião nessas horas deve fazer uma baita diferença.
  3. Para os que voam e/ou conhecem o 737... Perdoem-me caso não tenha entendido direito, mas o Stab Trim Cutout foi desligado e religado novamente depois, confirmam? Pelo que entendi, fizeram isso pois não havia sinal de funcionamento do manual trim, que conforme o vídeo do colega se mostra complicado e demorado para se operar. Se isso é verdade, então assumo que um problema de runaway trim com manual trimming a baixa altura e a alta velocidade é de dificil controlabilidade em TODO 737 (NG e MAX pelo menos), dado que o sistema ainda é o mesmo, não? Outra coisa: Voaram com takeoff thrust até o final, mesmo próximo da VMO a baixa altitude? Isso não pode dificultar um manual trim a medida que a aeronave acelera e as forças aerodinamicas dificultariam cada vez mais a operação manual do sistema? Pela leitura dos gráficos, me soa que o religamento do Stab Trim Cutout só piorou a situação, pois isso devolveu a autonomia de funcionamento ao MCAS numa situação em que o AOA entendia um Stall e levou a perda de controle final. Claro que essas são somente indagações e dúvidas geradas a respeito do relatório, de forma alguma estou condenando a operação dos pilotos do fatídico voo, mas o acidente me trouxe diversos questionamentos operacionais e espero que os colegas aqui do fórum ajudem a elucidá-los.
  4. So complementando o post do colega, https://www.documentcloud.org/documents/5766398-ASRS-Reports-for-737-max8.html No link acima existem alguns reports de problemas com a automação da aeronave, um deles chama a atenção pelo fato da aeronave ter comandado sozinha um pitch down após a decolagem, de 1 a 2 segundos após o Auto Pilot ter sido acoplado e sem erro de configuração de MCP aparente. Me gerava certa estranheza o fato de 2 acidentes isolados sem quaisquer outros relatos de incidentes dentro das mesmas condições de voo nunca terem sido reportados. Aparentemente pelo menos 1 incidente na mesma condição de voo com uma resposta fora do normal vinda do automatismo da aeronave já ocorreu, conforme o relato de PF e PM no link.
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