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Mau tempo fecha aeroporto de Manaus e afeta mais de dez voos


Kripuna

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O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, foi fechado para pousos e decolagens durante madrugada desta quarta-feira (1º). Uma forte neblina motivou a interrupção das operações e afetou mais de dez voos programados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

 

No período entre 23h52 da terça-feira (30) até as 4h da madrugada desta quarta,

o Aeroporto Eduardo Gomes teve o funcionamento interrompido. Em decorrência da forte neblina nove voos que deveriam chegar a Manaus foram transferidos para outros aeroportos na Região Norte.


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Região do bairro Tarumã durante a noite de forte neblina (Foto: Eduardo Monteiro de Paula/TV Amazonas)

 

 

 

Dentre as alterações cinco voos foram redirecionados para Santarém (Pará), três para Boa Vista (Roraima) e um foi direcionado para Porto Velho (Rondônia). Outros dois voos, que partiriam do aeroporto de Manaus, foram cancelados.

 

No ano passado, o mesmo fenômeno ocorreu várias vezes, inclusive três vezes em menos de dez dias, provocando o fechamento do Aeroporto Eduardo Gomes.

 

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/05/mau-tempo-fecha-aeroporto-de-manaus-e-afeta-mais-de-dez-voos.html

 

PS: Até as 15hs o aeroporto continuava uma confusão. Vários passageiros esperavam no saguão e na área externa. Excesso de passageiros esperando, principalmente da Azul, que estavam tentando ser reacomodados em outros voos

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Impressionante foi a TWR de PVH declarar que o AD estava abaixo dos mínimos e o AD estar VFR. Entrou um nevoeiro em que o AD ficou com 500m de visibilidade e 100' de teto... Um TRIP chegou antes de mim cerca de 10min e fez procedimento ILS para 19 e não avistou e na arremetida viu que o setor de aproximação da 01 ta melhor e pediu o RNAV da 01 e novamente arremeteu. Durante esse tempo o nevoeiro se dissipou e o Trip fez o ILS da 19 novamente e pousou... Qndo bloqueamos PVH no FL 100 estamos visual com o AD e numa final longa de 10nm ja estavamos visual com a cabeceira ... Ao informar ja visual com a pista, baixado e travado, passando o FAF a TWR voltou a informar AD abaixo dos mínimos... Proceguimos "por conta" e ja no solo questionamos novamente a TWR e a mesma disse: " aparentemente ouve uma melhora e vamos aguardar a confirmação do meteoro..." ... Nesse meio tempo, um GOL em decida chamou e pediu as condições e foi informado que estava nos mínimos e ainda perguntaram qual seria a alternativa dele..... Tive a impressão que entrou um nevoeiro que realmente ficou abaixo dos mínimos mas nao esperavam que ia passar tão rapido e o "meteoro" foi dar uma "obrada" (rs)... So que o nevoeiro passou rapido e não havia ninguem pra avaliar.... Por pouco não alternamos... Se não fosse o Trip que pousou, nem tinhamos iniciado a descida e teríamos ido para a alternativa...

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Prezado Kripuna,

 

 

em julho do ano passado eu estava indo para MAO quando o vôo não conseguiu aterrisar por visibilidade e alternou para Santarém...eh passeio bom!!!

http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/90578-g3-1990-belstmmao-em-1707/page__p__925925#entry925925

 

bons vôos,

 

velhinho

 

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É o famoso Aru, nevoeiro típico da Região Norte.

Ele é raso e muito rápido, podendo ser extenso ou bem pequeno.

Por isso o abre e fecha em questão de minutos!!

 

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