Jump to content

Avião militar dos EUA cai no sul do Quirguistão


marsig

Recommended Posts

Por Olga Dzyubenko

 

BISHKEK (Reuters) - Um avião militar de reabastecimento dos Estados Unidos explodiu no ar e caiu no sul do Quirguistão nesta sexta-feira, disse o Ministério de Emergências do país da Ásia Central.

 

A aeronave decolou do centro de trânsito militar dos EUA no aeroporto internacional de Manas, no Quirguistão, mantido pelas Forças Armadas dos EUA para as operações no Afeganistão, informou a agência de notícias Interfax.

 

O avião, utilizado para reabastecimento aéreo, desapareceu dos radares às 15h10 (6h10, no horário de Brasília), enquanto voava perto da aldeia de Chaldovar, informou o Ministério.

 

"(O avião) pegou fogo no ar e caiu", disse um funcionário do ministério responsável pela província de Chuisk, no sul do Quirguistão, onde Chaldovar está localizada, a cerca de 60 km da capital Bishkek.

 

As autoridades não disseram aonde o avião se dirigia, e o centro de trânsito dos EUA se recusou a comentar.

 

Um oficial da aviação civil, falando sob condição de anonimato, disse que as nuvens de uma tempestade sobre a região pode ter causado a explosão, informou a Interfax.

 

O ministro de Emergências do Quirguistão, Kubatbek Boronov, disse à televisão estatal russa que havia entre dois e cinco tripulantes a bordo do Boeing KC-135 Stratotanker.

 

O ministério informou que testemunhas viram o avião explodir no ar e um funcionário do governo local disse que os estilhaços se espalharam a uma extensão de 4 a 5 km, em uma área montanhosa próxima.

 

Manas, estabelecido como uma base militar em dezembro de 2001, é utilizado para o transporte de pessoal dos Estados Unidos ao Afeganistão e tem sido utilizado por outras forças internacionais de combate no país.

 

(Por Olga Dzyubenko)

 

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE94203B20130503

Link to comment
Share on other sites

Me lembrou do Nimrod da RAF que explodiu após vazamento de combustível durante uma missão de reabastecimento em voo.

A história do XV230 é triste. Eu fico imaginando o piloto do Harrier que ficou na ala deles e viu explodir o avião no ar, bem ao lado dele.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade