Jump to content

Pneu furado atrasa vôo da TAM em mais de seis horas

Renan - SAO

Recommended Posts

Avião, com decolagem prevista para as 5h15, saiu às 11h50 de Aracaju.

Companhia teve de buscar novos pneus na Bahia; outros vôos não foram afetados.

Do G1, em São Paulo Com informações do Globo Notícia

Um pneu furado atrasou um vôo da TAM, nesta terça-feira (23), por mais de seis horas em Sergipe. De acordo com a Infraero, a companhia não tinha pneus reservas e, por isso, a aeronave, que fazia o vôo 3565, entre Aracaju e Brasília, não tinha como decolar.

Os passageiros tiveram de aguardar no aeroporto enquanto a TAM trazia pneus da Bahia para substituir o danificado. Segundo a Infraero, como a aeronave estava no pátio, não atrapalhou as demais operações em Aracaju.

De acordo com a TAM, o problema com a aeronave, considerado raro, foi constatado cerca de uma hora antes da decolagem, marcada para as 5h15 (horário local, 6h15 em Brasília). A empresa informou que a base mais próxima de Aracaju fica na Bahia, de onde foram mandados dois pneus _para evitar instabilidades, não é possível trocar apenas o danificado.

A companhia informou que o vôo saiu de Aracaju às 11h50 (horário local). Os passageiros tiveram como alternativa remarcar o vôo para a tarde ou aguardar. Todos, diz a TAM, receberam transporte, alimentação ou hospedagem.

Sim, seria bom ter um flight kit em todas as bases da empresa. Mas levando em consideração o impacto que teve em, outros vôos, e que as regulamentações quanto a hotéis e alimentação foram cumpridos, defendo a espera do voo da Bahia.

São 4 horas para oferecer hotel, um pneu de avião leva entre 1-2 horas para ser trocado normalmente. Não há do que reclamar por aí na minha opinião. Duvido que todas as empresas tenham peças extras para tudo que tenha baixa incidência de acontecimento. Base de manutenção não conta. E mesmo assim, ja aconteceu de aviões da RG por exemplo precisarem de peças que teriam que ser encomendadas da Boeing, já que eles não tinham em estoque no GIG.

Abraços,

Ontem o Bologna disse que em certos casos mais valeria a pena fretar um aviao... pelo visto isso nao foi adotado hoje na ocorrencia acima.

Pode ser que não tenha sido adotado... mas pode ser que sim também. Fretar uma aeronave quer dizer agilizar o processo, mas não quer dizer que o processo seja instantâneo por causa disso.

O atrazo foi de 06 h e 35 min.

Vamos supor, fazendo um cálculo bem "grosso":

Que tenha demorado até 1 hora para descobrir o problema...

Que tenha demorado até 1 hora para decidir o que fazer (fretar ou não fretar?, eis a questão)...

Que tenha demorado até 1 hora para se conseguir uma aernoave para fretar, e levar os pneus novos à ela...

Que tenha demorado 35 minutos de vôo para transportar o pneu...

Que tenha demorado até 2 horas para trocá-lo...

E que tenha demorado até 1 hora nos demais processos, como transportar os que não queriam ficar no aeroporto a um hotel, buscá-los de volta, encaixar um novo horário para o vôo na grade dos controladores, etc...

Logo, apesar de ter demorado, é possível sim que se tenha fretado uma aeronave. Não sei onde fica a base da TAM na Bahia, mas supondo que seja Salvador, o timetable da TAM aponta o primeiro vôo regular Salvador-Aracaju como saindo às 11:35 e chegando às 12:15. Se eles fossem esperar por esse vôo, o avião só iria partir no mínimo após às 14 hs.

São 4 horas para oferecer hotel, um pneu de avião leva entre 1-2 horas para ser trocado normalmente.

Walter uma troca de pneu de uma acft desse porte não leva mais de 20 minutos.

Em empresas menores aonde não compensa deixar cada base operada com o minimo necessario pra esses acontecimentos, é normal o uso do fly kit. Normalmente é levado no porão...uma roda dianteira e uma principal completa...mais a caixa com torquimetro...macaco hidraulico etc etc...e outras coisinhas mais.

Mas qdo a empresa cresce, fica mais viavel equipar cada base com esses equipamentos minimos.

[]'s

Eu já presenciei a troca de um pneu em uma das aeronaves da Gol aqui em FLN, e foi feito no tempo de solo ou seja 20 minutos, não sei se o procedimento para a aeronave em questão é tão mais demorado assim.

Outra coisa que aconteceu aqui no aero a um tempo atrás foi no push de um varig que ia de FLN para XAP e houve um probelma no trem dianteiro, todo mundo desceu e como não tinha peças para reparo aki eles foram na Gol e viram qual seria o próximo vôo nosso de SP pra FLN e ficou acertado pra vir pela nossa base. Acho que la para Sergipe não deveria demorar tanto para enviar. Talvez tenha havido além do problema do pneu uma falta de tomada decisão rápida e acertada.

Walter uma troca de pneu de uma acft desse porte não leva mais de 20 minutos.

Em empresas menores aonde não compensa deixar cada base operada com o minimo necessario pra esses acontecimentos, é normal o uso do fly kit. Normalmente é levado no porão...uma roda dianteira e uma principal completa...mais a caixa com torquimetro...macaco hidraulico etc etc...e outras coisinhas mais.

Mas qdo a empresa cresce, fica mais viavel equipar cada base com esses equipamentos minimos.

[]'s

Grato,

Eu me baseei em trocas de outras aeronaves maiores que já acompanhei, já considerando testes e procedimentos a serem seguidos a risca. Pelo jeito 737 e 320 é outra estória bem mais simples.

Abraços,

Eu já presenciei a troca de um pneu em uma das aeronaves da Gol aqui em FLN, e foi feito no tempo de solo ou seja 20 minutos, não sei se o procedimento para a aeronave em questão é tão mais demorado assim.

Outra coisa que aconteceu aqui no aero a um tempo atrás foi no push de um varig que ia de FLN para XAP e houve um probelma no trem dianteiro, todo mundo desceu e como não tinha peças para reparo aki eles foram na Gol e viram qual seria o próximo vôo nosso de SP pra FLN e ficou acertado pra vir pela nossa base. Acho que la para Sergipe não deveria demorar tanto para enviar. Talvez tenha havido além do problema do pneu uma falta de tomada decisão rápida e acertada.

Bem, também não faço idéia de quanto tempo de leva, mas que eles devem ter fretado uma aeronave para levar os pneus e peças, creio que sim.

O único vôo regular (exceto aos domingos) que chegaria a Aracaju saindo de Salvador com tempo hábil para permitir que este vôo saísse às 11:50 seria um Ocean Air, que sai de Salvador às 06:00 e chega às 06:45.

Mas, se os pneus chegaram às 06:45, eles levariam esse tempo todo para ser trocados? Acho que não.

Acho que as suposições que fiz no meu post anterior são verdadeiras, embora alguns horários tenham de ser ajustados em cada procedimento...

Os demais horários de vôos que tenho de Salvador a Aracaju:

JJ 3566 | 11:35 - 12:15

O6 6392 | 19:30 - 20:15

JJ 3564 | 21:55 - 22:30

G3 1716 | 23:25 - 00:10

JJ 3282 | 23:55 - 00:40

me corrijam se eu estiver errado

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade