Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

marsig

Frota nacional precisa de 526 aeronaves novas

Recommended Posts

Autor(es): Por Domingos Zaparolli | Para o Valor, de São Paulo

Valor Econômico - 18/06/2013

 

 

A Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) calcula que adequar todo o complexo aeroviário brasileiro à demanda projetada para 2020 exigirá investimentos de R$ 26 bilhões a R$ 36 bilhões das companhias aéreas, que terão que adquirir 526 novas aeronaves, levando a frota brasileira crescer de 450 para 976 aviões. Os investimentos em infraestrutura aeroportuária deverão alcançar entre R$ 42 bilhões e R$ 57 bilhões.

 

Diferente da estimativa do BNDES, que se concentrou apenas nos 20 principais aeroportos do país, para os quais previu investimentos entre R$ 24,5 bilhões e R$ 33,6 bilhões até 2030, a Coppe também calculou os recursos demandados para a expansão de outros 27 aeroportos de médio porte e ainda detectou a necessidade de construção ou reativação de mais 73 terminais, sendo 17 com expectativa de movimentar mais de um milhão de passageiros por ano, 23 aeroportos com potencial entre 500 mil e um milhão de passageiros, e outros 33 para até 500 mil passageiros.

 

A construção de novos aeroportos, segundo o estudo, deverá atender principalmente a demanda gerada pela interiorização econômica do país impulsionada pela agroindústria, tanto no Centro-Oeste, como nas novas fronteiras agrícolas nordestinas e do Oeste de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

A previsão da Coppe para 2020 é que o número de passageiros nacionais e internacionais chegará a 211 milhões, total significativamente superior ao calculado pelo BNDES, que prevê um mercado de 195 milhões de passageiros naquele ano. Em qualquer uma das duas previsões, uma reestruturação das rotas de voos será necessária, com a criação de 316 novas rotas domésticas diretas, que passariam de 479 para 795.

 

O estudo da Coppe, realizado sob encomenda da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), também constatou a necessidade de investir em controle de tráfego aéreo. "Além de gerar segurança é uma forma de aumentar a capacidade do sistema aéreo brasileiro", diz Ronaldo Jenkins, diretor de segurança e operações Abear. Hoje, uma viagem feita na ponte aérea entre Rio e São Paulo consome uma hora de voo, mas poderia ser realizada em 30 ou 35 minutos, exemplifica o executivo.

 

Segundo a Abear, o Brasil já é o terceiro maior mercado de voos domésticos do mundo, tendo transportado 81 milhões de passageiros no ano passado em voos nacionais, número ligeiramente superior ao do Japão, que transportou 80 milhões. A China, com 256 milhões de passageiros transportados dentro de seu território, é o segundo maior mercado e a liderança é dos Estados Unidos, que transportou 625 mil passageiros em voos domésticos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queremos aeronaves novas com boas configurações.

 

Chega de espremer!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daqui uns dias começa de novo a história de "vai faltar piloto"...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daqui uns dias começa de novo a história de "vai faltar piloto"...

 

Exatamente! Mas a informação mais importante da reportagem está escondida lá no meio do texto: "O estudo da Coppe, realizado sob encomenda da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), também constatou a necessidade de...". Ou seja: trata-se de um estudo sob encomenda da entidade que quer ressuscitar o "apagão de pilotos" de 2010/11!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se fosse há 2-3 anos atrás eu diria que esse estudo faria sentido, mas com os prejuízos das aéreas nos últimos dois anos eu acho essa previsão otimista demais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De novo a história: "ops, investimos pouco, efetivamos menos e o que sobrou... Foi parar nos bolsos de alguém." E a população? Ah, deixa... Eles não sabem cobrar dos políticos mesmo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desde o primeiro dia que entrei no teórico de pp q eu escuto que vão faltar pilotos.

15 anos depois ainda tem um monte de piloto sobrando por aí.

Definitivamente, não vão faltar pilotos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queremos aeronaves novas com boas configurações.

 

Chega de espremer!

 

Isso não é agencia que deve regular, o proprio mercado sim.

Existe mercado para a passagem barata e o assento apertado, assim como um executiva em vôos domésticos.

Os órgãos reguladores deveriam fiscalizar a segurança e não padrões de assentos, isso é o mercado que desenvolve.

 

E antes das aeronaves precisamos de aeroportos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu racodo não foi para a agência, foi para as empresas.

 

Saudade da VARIG aumenta a cada dia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...