Jump to content

Passageira encontra pedaço de madeira em refeição servida em voo da American Airlines

Dilson Rig

Recommended Posts

Objeto fere a gengiva e o céu da boca da nutricionista, que viajou para Nova York e Londres com a companhia. Em outro voo da mesma empresa, roda e apoio de mala foram quebrados

Publicado: 6/09/13 - 7h00
foto-3.JPG

Passageira exibe pedaço de madeira encontrado em refeição servida em voo da American Airlines

RIO - Nova York e Londres. Esse foi o roteiro escolhido pela família Guertzenstein para as últimas férias de julho. A viagem, no entanto, foi marcada por duas situações desagradáveis nos voos de ida e volta pela American Airlines (AA), de desrespeito ao consumidor. Do Rio para Nova York, a roda de uma das malas quebrou durante o manuseio da bagagem pela companhia aérea americana e a família teve que se esforçar muito para ser ressarcida, ainda em solo americano. Mas o pior ainda estava por vir: no retorno ao Brasil, Solange Guertzenstein feriu o céu da boca com um pedaço de madeira que estava dentro do ravióli servido no jantar.

— Ao decidirmos o trajeto de nossas férias, Nova York e Londres, optamos pela AA por acreditarmos na boa qualidade de seu serviço, além de estar com bom preço. Então, compramos quatro trechos para quatro pessoas: eu, meu marido e nossas duas filhas, de 13 e 10 anos — conta a nutricionista Solange.

A passageira, no entanto, ficou muito frustrada com a companhia, já que gastou cerca de R$ 15 mil e não teve nem mesmo “um pedido de desculpas decente” pelos problemas vivenciados em dois voos da AA. Até hoje, mais de um mês após o ocorrido, a empresa não entrou em contato com a família para esclarecer o que estava na refeição de Solange, já que o problema foi formalmente registrado por ela ainda durante o voo.

— Partimos em 9 de julho, chegando a Nova York bem cedo no dia seguinte. Nosso primeiro problema foi nos depararmos com uma de nossas malas, a maior delas, com a roda e todo seu suporte quebrados, pendurados. Não dava para puxar tal mala. Fomos imediatamente ao serviço de atendimento ao cliente da AA. Quiseram nos oferecer outra, também usada, mas de tamanho menor. Não aceitamos e estipularam um valor de US$ 50 de indenização — conta Solange, destacando que, para receber a quantia, tiveram que ser persistentes.

A família foi orientada a voltar ao serviço de atendimento da companhia quando fosse embarcar para Londres, em 17 de julho, para receber a quantia em dinheiro. Mas, ao chegar ao aeroporto, os Guertzenstein foram surpreendidos com a informação de que teriam que comprar a mala antes de serem reembolsados. Isso, no entanto, não havia sido informado antes.

— Eles nos fizeram de tolos. E não foi falta de entendimento, porque entendemos muito bem o inglês — conta Solange, acrescentando que o marido Marcus, no corre-corre, quase perdeu o voo para a Inglaterra.

De volta a Nova York, a família comprou a mala, após procurar um local com preço baixo para não exceder muito os US$ 50. Em 3 de agosto, ao voltar novamente ao aeroporto, desta vez para embarcar para o Rio, os Guertzenstein foram pela terceira vez ao serviço de atendimento da AA, com a nota de US$ 89 da mala, bem menor do que a quebrada.

— Após algumas confusões entre os funcionários, recebemos um cheque a ser trocado. Depois de muito rodar pelo aeroporto, pois aonde nos mandavam ir diziam que estavam sem dinheiro, e nos mandavam para outro lugar. Naquele momento, já era um questão de honra receber tal valor — diz Solange.

Pedaço pontudo e lascado

Mas a pior situação, de acordo com a nutricionista, foi a que ela vivenciou horas depois. Já no avião, ao morder um ravióli servido no jantar, sentiu algo duro, que furou a gengiva e o céu da boca.

— Quando verifiquei o que era aquilo, vejo um pedaço de madeira bem grande, lascado e com um dos lados pontudo, que foi o que me machucou. Fiquei horrorizada, pois não era uma farpa, mas sim um pedaço de madeira que caiu de algo. Mostrei a meu marido, que também se chocou. Imediatamente, as crianças também pararam de comer o ravióli que tinham pedido. Os comissários fizeram pouco caso do que ocorreu. — afirma a passageira, que ficou enojada. — Por que não nos ofereceram uma outra refeição que não fosse o ravióli? Em especial às crianças, que também não quiseram comer após ver a madeira que encontrei.

Solange conta que, imediatamente, chamou uma comissária de bordo, que não deu importância à situação. Em seguida, falou com outra tripulante, que informou que o caso deveria ser passado ao chefe da equipe. Este, no entanto, não apareceu. Seu marido, relata, teve de ir até a primeira classe para encontrar tal profissional, que disse que um registro de ocorrência seria feito.

— Marcus, já sentado, após mais um longo tempo, recebeu o tal comissário número um. Contamos o ocorrido e mostramos a madeira. Ele se desculpou e disse que isso nunca aconteceu. Pegou o objeto e falou que voltaria com um protocolo. Não voltou! Dormimos, acordamos e nada. Ao servirem o café da manhã, chamamos o número um para perguntar sobre o tal protocolo, e ele disse que não teria nenhum documento para nos entregar, que ficaria com eles. Mas quisemos ver. Então, ele veio com um documento, onde colou o pedaço de madeira e resolvemos tirar uma foto. Por que o comissário não voltou para nos explicar o que faria? Que documento era? Com qual objetivo? — indaga Solange.

A nutricionista é taxativa ao afirmar que ficou muito decepcionada com o atendimento:

— Apesar da fortuna que a gente paga, o tratamento é muito ruim. E é diferente num voo do Brasil para os EUA e um dos EUA para a Europa.

Procurada pelo GLOBO, a American Airlines informou que lamenta a situação e que vai trabalhar com os clientes para tomar as ações apropriadas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/passageira-encontra-pedaco-de-madeira-em-refeicao-servida-em-voo-da-american-airlines-9846317#ixzz2e7NePRji
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Minha cunhada teve um problema com a AA, ela foi pra Miami e depois tinha um cruzeiro e a mala dela não chegou, teve que comprar um monte de roupa, quando voltou do cruzeiro a mala estava lá e chegando aqui ela processou a AA e ganhou 4000 reais.

Novo menu da AA: ravioli ao molho madeira.

A culpa é do catering, mas do jeito que a AA foi desleixada, ela que ficou queimada.

Parece que capricharam no molho "madeira", kkk :coolface:

Sério agora. Deve ser bem desagradável deparar-se com uma situação destas. Ainda bem que nunca me deparei com algo assim desagradável.

Mas uma coisa não pude deixar de notar: segundo a reportagem, a passageira feriu a gengiva e o céu da boca, além de ter ficado enjoada. Sem querer entrar no mérito dos "sentimentos" e "ferimentos" sofridos pela reclamante, dá para perceber uma tinta carregada ao noticiar o fato por parte do jornalista.

Mas que o catering pisou na bola, pisou!

AA está cada dia pior. Perderam minha mala na ida para os EUA e nunca encontraram. Já na volta a mala foi arrombada! E vamos aguardar a justiça, pq se depender da AA fico sem um centavo...

Se a culpa é do catering, automaticamente a culpa tb cai na AA, já que ela que terceirizou o serviço. Eu terceirizo serviço e sei que sou responsável por eles.

O pouco caso que a AA fez só agrava a situação. E nesse caso, perderam 4 paxs com certeza.

Puxa vim seco para fazer piada com o molho madeira e já tiinham feito :(

hahahaha.... Acho que vc e mais umas 200 mil pessoas!!

Agora só uma obs: Fazia tempo que não comia com talher de metal dentro de um avião. Voltando de madrid há 2 semanas a Iberia, por incrível que pareça, nos serviu com esses talheres.

As pessoas costumam falar mal dela, mais achei bem interessante o serviço. Pelo valor 500 reais pra Roma naquele erro do site, então, nem se fala. E ainda fizeram o favor de perder a bagagem da minha mulher, no check in da volta achamos. Os advogados dizem que o ganho de causa é certo, sendo assim, posso dizer que fui pra Itália de graça. hehehehe

desculpem o off topic

Bom dia!!

— Ao decidirmos o trajeto de nossas férias, Nova York e Londres, optamos pela AA por acreditarmos na boa qualidade de seu serviço, além de estar com bom preço.

AA com boa qualidade de serviço? Desde quando? Vai ver são daqueles brasileiros que acham que tudo que é americano é bom e tudo que é brasileiro não presta. Eu iria mil vezes pela Tam antes de ir pela AA. Nunca vi alguém elogiando a AA, e minha experiência com ela também foi péssima.

Mas uma coisa não pude deixar de notar: segundo a reportagem, a passageira feriu a gengiva e o céu da boca, além de ter ficado enjoada.

Enojada, não enjoada.

A AA tem duas qualidades: preço e número de destinos no BR, fora isso... (se bem que não me parece que Delta, UA, US sejam muito melhores não)

Já tive malas que apresentaram danos em um vôo, mas nesse caso reclamei com a loja que vendeu a mala (arrumaram as malas, uma estou usando) pois mesmo com o "bom cuidado" das aéreas, tem coisa que é mais da mala do que dos maus tratos mesmo (tem que aguentar um mínimo...)

Não tenho tanta bagagem pra opinar, mas entre a AA e a DL, eu preferi a AA.

O problema com a bagagem pode ocorrer em qualquer cia., o da comida, claramente um pouco mais de atenção da trip minimizaria o dano.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade