Jump to content

GOL está aberta a corte de capacidade em 2014, diz CEO


leelatim

Recommended Posts

 

GOL está aberta a corte de capacidade em 2014, diz CEO

 

Segundo Paulo Sérgio Kakinoff, companhia tem espaço para reduzir a capacidade em até 10% ao ano

 

 

São Paulo - A capacidade para os primeiros 8 meses de 2014 já está definida, disse o presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes SA, Paulo Sérgio Kakinoff, em entrevista ontem em São Paulo, sem dar detalhes.

 

A companhia tem espaço para reduzir a capacidade em até 10% ao ano, disse Kakinoff. Mas nós não vislumbramos no momento nenhum tipo de necessidade de reduzir postos de trabalho no curto ou médio prazo, disse ele. A GOL já reduziu seu quadro de pessoal 13 por cento no primeiro semestre do ano, comparado com o ano anterior.

 

Os cortes são necessários, segundo Kakinoff, para contrabalancear o aumento dos custos, que sobem com a alta do dólar, e uma demanda estagnada. 77 por cento da dívida de R$ 5,6 bilhões da companhia é denominada em dólar. O combustível custa R$ 2,67 por litro hoje comparado com R$ 2,28 por litro em média no ano passado.

 

A GOL mantém conversas com 2 companhias aéreas asiáticas sobre uma parceria. A Ásia é uma aposta, pois há indicativos de crescimento do fluxo, tanto para o turismo corporativo como para lazer. A GOL também mantém conversas com 3 companhias aéreas da Europa. As parcerias podem seguir o mesmo modelo de acordo da GOL com a Delta, sem necessariamente envolver compra de ações.

 

A busca de parcerias internacionais é uma forma de capitalizar ativos da GOL e parte da estratégia de aumentar a receita em moeda estrangeira, que debe dobra rem 5 anos.

 

A GOL também avalia mais um voo para América do Norte e mais um para América Central, Caribe à partir do segundo semestre partindo da República Dominicana.

 

"A gente continua com a nossa agenda, com muitas ações que estão por vir da própria GOL e que no momento nós não podemos revelar porque são ações para a gente muito estratégicas, mas que devem continuar conduzindo a empresa nesse processo de recuperação das margens como nós estamos vendo", disse Kakinoff.

 

Estamos sendo super conservadores e estamos considerando cenário de permanecer da forma como está porque é isso que vai garantir a sobrevivência da empresa.

 

Fonte: Exame

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isto as recontratações de tripulantes seguem de vento em popa. Ontem mesmo encontrei vários amigos efetuando cursos obrigatórios para retorno ao voo.

Master,tu faz ideia de como podem estar recontratando se a oferta de vôos esta sendo reduzida este ano e seguira,provavelmente,sendo reduzida em 2014?

Será que esta havendo uma evasão de tripulantes descontentes? Pois não faz sentido diminuído num de vôos e aeronaves e aumentar o num de tripulantes

Link to comment
Share on other sites

Master,tu faz ideia de como podem estar recontratando se a oferta de vôos esta sendo reduzida este ano e seguira,provavelmente,sendo reduzida em 2014?

Será que esta havendo uma evasão de tripulantes descontentes? Pois não faz sentido diminuído num de vôos e aeronaves e aumentar o num de tripulantes

 

Nobre colega do fórum Leelatim,a notícia em tela é clara, o ilustre presidente da VRG Linhas aéreas afirmou que não vislumbra no momento nenhum tipo de necessidade de reduzir postos de trabalho no curto ou médio prazo.Os cortes que foram efetivados ficaram no passado e inclusive hoje estão recontratando tripulantes.

 

O que foi aventado, é que a capacidade para os primeiros 8 meses de 2014 já está definida,mas tem espaço para reduzir a capacidade se for necessária , dando a entender que a empresa vai atuar de maneira pontual em decorrência do mercado e dos custos.

 

Observa-se ,no entanto ,movimento da empresa em explorar mercados para América do Norte , para América Central, Caribe,Africa e não me surpreenderia para a Europa, nos indefectíveis B737.

 

Muitas ações que estão em curso, obviamente estão sob sigilo e por questões óbvias não podem ser reveladas, pois são ações estratégicas.

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta posição dúbia do Kakin off de possibilidade de redução de capacidade com contratações.

 

Posição que realmente não esta claro o que será feito.

 

Alias a carteira de encomenda junto a Boeing é algo que também não é de fácil compreensão o que será feito com redução de capacidade versus frota novas aeronaves.

 

Enfim, sinceramente não entendo planejamento de frota da G3 só de verificar seu índice de aproveitamento e malha.

Link to comment
Share on other sites

Declaração bem política essa. Não quer se queimar mais do que se queimou com a força de trabalho e investidores.

Para mim, falando de carteira na Boeing, essa base Dominicana é um sinal claro de que foram forçados a encontrar uma forma de operar essa frota que está por vir.

Link to comment
Share on other sites

Reforçando ele não disse que vai reduzir, porém se for necessário eles tem margem para fazer, provavelmente com o vencimento de alguns leasing de aeronaves mais antigas se for necessário terão condições de entregar sem muitos problemas e custos se for necessário e tiver demanda eles renovam os contratos.

Já sobre os assuntos estratégicos provavelmente é um incremente nas rotas internacionais para aumentar as receitas em dólares, político porém realista, reafirmo vários colegas sendo chamados novamente, e inclusive deram uma acelerada nas turmas de copilotos.

Link to comment
Share on other sites

Para quem acha que a República Dominicana é a solução dos problemas da GoL:

 

Simeón García Rodríguez, presidente-socio de las líneas aéreas Pawa Dominicana y Santa Bárbara Airlines anunció en el Palacio Nacional luego de sostener una reunión con el presidente Danilo Medina que entre sesenta y noventa días estarán operando vuelos desde y hacia República Dominicana con Nueva York en los EE UU y algunos países del corredor del Caribe.

“República Dominicana es un punto estratégico. Es uno de los destinos todo incluido más importantes del Caribe” dijo Simeón García.

“El componente aéreo es parte importante del PIB de República Dominicana. Esta es una inversión importante” agregó el empresario que destacó que “Se crearán alrededor de 550 empleos directos y 1, 200 empleos indirectos.”

García Rodríguez sostuvo que la reunión con el presidente Medina, se trataron los detalles de los avances de las operaciones que realizarán las aerolíneas en el país, que además del transporte de pasajeros también lo harán en el transporte de carga.

Pawa y Santa Bárbara Airlines ofrecerán la posibilidad de suplir la demanda del sector exportador nacional, de mayor capacidad en el transporte de productos perecederos al mercado norteamericano y al Caribe, e incrementar el flujo de turistas a territorio dominicano.

Los destinos del corredor del Caribe donde estarán conectando con la República Dominicana son Aruba, Curazao, Puerto Rico. También, la ciudad de Valencia, en Venezuela y otros destinos.

El empresario aéreo que estuvo acompañado por una comitiva de ejecutivos de las aerolíneas reiteró que iniciarán probablemente en tiempo de 60 a 90 días, con un vuelo diario a Nueva York y la meta de llegar a dos, para responder al interés del Gobierno dominicano de garantizar el transporte de carga para los productos perecederos que van al mercado norteamericano.

http://www.arecoa.com/aerolineas/dominicana-nuevo-destino-de-aerolinea-venezolana-santa-barbara-airlines/

Já tem "benção" do presidente da RD e tudo.....

Então se a Gol vai inaugurar alguma nova rota para os EUA, não deve ser NYC.

Link to comment
Share on other sites

Será que querem/vão reduzir mesmo?

 

Ano que vem não teremos diversos eventos?

 

O que eles querem é aumentar os preços e querem justificar a pouca procura etc e tal...

Essa reportagem foi bem confusa pois ele não afirmou nada especificamente,mas deu a entender os rumos da Cia no proximo ano que,provavelmente,serão seguidos

Link to comment
Share on other sites

10% é muita coisa. Vale lembrar que o própio Kakinoff afirmou há pouco tempo que a Gol estava próxima do limite de cortes. Não acredito que venham a reduzir mais a operação.

Link to comment
Share on other sites

10% é muita coisa. Vale lembrar que o própio Kakinoff afirmou há pouco tempo que a Gol estava próxima do limite de cortes. Não acredito que venham a reduzir mais a operação.

 

Mas estes 10% não poderiam advir da implantação da classe Executiva na Gol?

 

As configurações poderiam ser:

 

- 73G: 144 assentos -10% seriam 128 assentos - 8C (duas fileiras 2+2) e 120Y

- 738: 187 assentos -10% seriam aprox. 168 assentos - 12C (três fileiras 2+2) e 156Y

 

Com isso, a ocupação poderia ser de:

- 66% de 144 assentos = 95 passageiros. Com os mesmos 95 pass68ageiros e 128 assentos teríamos 74%

- 66% de 187 assentos = 123-124 passageiros. Com os mesmos 124 passageiros e 168 assentos teríamos 73,8%

 

E com certeza aumentaria ainda mais o yield, possivelmente diminuiria um pouquinho o peso do avião, eventualmente ainda poderia gerar um pequeno ganho (uma polagada) no espaço da Y...

Link to comment
Share on other sites

 

Mas estes 10% não poderiam advir da implantação da classe Executiva na Gol?

 

As configurações poderiam ser:

 

- 73G: 144 assentos -10% seriam 128 assentos - 8C (duas fileiras 2+2) e 120Y

- 738: 187 assentos -10% seriam aprox. 168 assentos - 12C (três fileiras 2+2) e 156Y

 

Com isso, a ocupação poderia ser de:

- 66% de 144 assentos = 95 passageiros. Com os mesmos 95 pass68ageiros e 128 assentos teríamos 74%

- 66% de 187 assentos = 123-124 passageiros. Com os mesmos 124 passageiros e 168 assentos teríamos 73,8%

 

E com certeza aumentaria ainda mais o yield, possivelmente diminuiria um pouquinho o peso do avião, eventualmente ainda poderia gerar um pequeno ganho (uma polagada) no espaço da Y...

 

Não considere o 738 como 187... Para cálculos de capacidade a empresa usa 183

Link to comment
Share on other sites

Mas os últimos recebidos não são 189? aliás divulgaram que esse seria o padrão daqui pra frente.

 

São. Mas a maioria da frota é 183. Enquanto eles forem a maioria, a empresa não deverá utilizar para calculos de capacidade 189Y. Simplesmente para que não ocorra overbooking.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade