teiacontabil Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 ANTECIPAR SAÍDA É FUNDAMENTAL Voar de Fortaleza para capitais do NE sai caro e pode levar mais de 10h27.09.2013 Há casos em que trocar o aeroporto pela rodoviária é vantajoso, pode-se chegar mais rápido e até economizar Viajar de avião pelo Brasil nem sempre significa ganhar tempo. Quando se trata de operações entre as capitais nordestinas, o impasse é ainda maior, e as peregrinações aéreas são inevitáveis. Voos de Fortaleza a cidades como Natal, João Pessoa e Aracaju, por exemplo, podem durar mais de dez horas por conta das paradas. Há casos em que trocar o aeroporto pela rodoviária acaba sendo mais vantajoso, pois, além de chegar ao destino mais rápido ou em tempo semelhante, o passageiro ainda economiza um bom dinheiro.No fim de 2012, o governo anunciou investimentos para fortalecer a aviação regional FOTO: REUTERSCompre com antecedênciaVale lembrar que as chances de o consumidor economizar são maiores nas compras feitas com antecedência. Mas, se você quiser viajar de avião para João Pessoa amanhã, por exemplo, não pagará menos de R$ 1.000 só pela passagem da ida e fará um percurso de, no mínimo, 7h30min. Com esse valor, é possível voar para destinos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis e ainda receber troco. Na TAM, segundo informações do site da companhia, a passagem mais barata disponível para a capital paraibana custa R$ 1.675. Embora Fortaleza e João Pessoa estejam separadas por 706 quilômetros, o percurso demora 7h36min, pois a aeronave passa primeiramente em Brasília (DF).Já na GOL, o bilhete mais em conta está sendo vendido por R$ 1.032. O traslado, que também conta com uma escala, demora 10h20min. No site da Azul, a passagem mais econômica vale R$ 325 e o voo é direto, com duração de 1h35min. A Avianca, por sua vez, não realiza operações para João Pessoa.Por outro lado, uma passagem da Avianca para Natal, amanhã, está sendo vendida no site da empresa por R$ 910 a ida. A viagem demora 7h22min, embora a capital do Rio Grande do Norte esteja localizada a 527 quilômetros de Fortaleza. De ônibus, o mesmo trajeto pode ser feito em 7 horas. Ou seja, é mais vantajoso ir por terra, considerando-se a economia de tempo e de dinheiro. Para o mesmo destino, todas as outras companhias têm voos diretos.Ainda para amanhã, é possível encontrar, no site da GOL, percursos para Maceió (AL) e Aracaju (SE) que duram 4h38 e 3h55, respectivamente. Pela TAM, os voos com destino a Maceió e Aracaju, devido a escalas, são estimados em 9h47 e 8h40. Na Azul, há operações para Salvador (BA) e São Luís (MA) com duração de 4h e 2h30.RegionalizaçãoNo fim do ano passado, a presidente Dilma Rousseff lançou o "Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos", um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Entre os pontos previstos pela iniciativa, está o fortalecimento e a ampliação da aviação regional.À época, o governo anunciou um investimento de R$ 7,3 bilhões para a primeira etapa do plano de aviação regional. Conforme a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, a primeira etapa do plano deve contemplar 270 aeroportos regionais.A Secretaria destacou ainda que os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,7 bilhão em 67 aeroportos na região Norte; R$ 2,1 bilhões em 64 aeroportos na região Nordeste; R$ 924 milhões em 31 aeroportos no Centro-Oeste; R$ 1,6 bilhão em 65 aeroportos no Sudeste; e R$ 994 milhões em 43 aeroportos na região Sul.OfertaEm nota, A GOL informou que é a maior operadora aérea do Nordeste, com 26% do total de assentos com origem ou destino na região. A companhia pretende aumentar a oferta de voos para atender à demanda da alta temporada (dezembro-janeiro) e prevê novos trechos nos próximos meses. A empresa reconhece que existe um mercado corporativo crescente nos voos intranordeste e São Paulo-Nordeste. A partir do dia 9 de outubro, a GOL deve adicionar um novo voo diário para os trechos Nata-Fortaleza; Fortaleza-São Luís; Salvador-Belém; e Natal-Salvador. A companhia também informa que serão criados voos diretos em rotas que ainda não opera: Porto Alegre-Salvador; Goiânia-Porto Seguro; Congonhas-Porto Seguro; Guarulhos-Porto Seguro; Brasília-Porto Seguro; e Congonhas-Ilhéus.Destinos atendidosA TAM disse que não deixou de atender nenhum destino, apenas ajustou suas operações para aumentar a taxa de ocupação dos voos e elevar os níveis de eficiência frente ao aumento dos custos operacionais (alta do dólar, custos com combustível e ICMS). No Nordeste, a companhia informa que opera com aeronaves de maior capacidade para transporta mais passageiros em um mesmo voo.Atualmente, a TAM oferece 28 voos entre as capitais do nordeste e mais quatro voos intra-nordeste (que não envolvem capitais), a maioria com frequência diária.A companhia explica que, nos últimos cinco anos, ampliou em 30% a oferta de voos ligando o Nordeste ao restante do País. Atualmente, cerca de 50% da oferta de voos da companhia está ligada à região, e na alta temporada aumenta ainda mais. Para o fim do ano e começo de 2014, a previsão é de aumento de 19% na oferta de assentos, com 35 voos fretados semanalmente.Ampliar opçõesA Azul informa que é a maior operadora aérea do Nordeste, realizando procedimentos em 15 cidades da região: Natal, São Luis, Teresina, Fortaleza, Fernando de Noronha, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro do Norte, Petrolina, Campina Grande, Lençóis, Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador e Porto Seguro. A companhia diz que deseja continuar ampliando as opções. Neste (levantamento até agosto), a empresa transportou 216.989 clientes saindo de Fortaleza. No ano passado, foram 223.780 e, em 2013, 237.200 passageiros.O Diário do Nordeste entrou em contato com a Avianca, entretanto, até o fechamento desta edição, a companhia aérea não se pronunciou.RAONE SARAIVAREPÓRTERFonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1322120 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Castro Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Já fiz vôo de THE-REC onde saí a meia noite, e cheguei meio dia. Como o destino final era JPA, que fiz de ônibus, cheguei perto das 14h. Se tivesse ido de ônibus todo o trecho, teria saído em torno das 18h, e chegado quase junto com o avião, em torno das 15h. Hoje, com a AD operando em THE, REC é atendido com vôos apenas escalado em FOR. Ficou muito bom. Enviado de meu GT-P5100 usando o Tapatalk 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
mapjunior Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Já fiz vôo de THE-REC onde saí a meia noite, e cheguei meio dia. Como o destino final era JPA, que fiz de ônibus, cheguei perto das 14h. Se tivesse ido de ônibus todo o trecho, teria saído em torno das 18h, e chegado quase junto com o avião, em torno das 15h. Hoje, com a AD operando em THE, REC é atendido com vôos apenas escalado em FOR. Ficou muito bom. Enviado de meu GT-P5100 usando o Tapatalk 2 Já existe essa rota sendo operada com voo direto pela AZUL. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mvssr Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 É sabido que as capitais do nordeste não possuem boas ligações aéreas entre si. Porém, a reportagem levou em consideração, em muitas das vezes, UMA DAS OPÇÕES que os sites disponibilizavam. Não sendo, portanto, a ÚNICA OPÇÃO. Por exemplo: Fortaleza para São Luis, Natal, João Pessoa e Salvador existem opções com voos diretos e provavelmente mais baratas. Acredito que a Capital que tenha menos voos ligando com outras do Nordeste, seja João Pessoa, seguida de Teresina, Aracaju, São Luis... Já fiz vôo de THE-REC onde saí a meia noite, e cheguei meio dia. Como o destino final era JPA, que fiz de ônibus, cheguei perto das 14h.Se tivesse ido de ônibus todo o trecho, teria saído em torno das 18h, e chegado quase junto com o avião, em torno das 15h.Hoje, com a AD operando em THE, REC é atendido com vôos apenas escalado em FOR. Ficou muito bom.Enviado de meu GT-P5100 usando o Tapatalk 2 REC-THE já possui um voo sem escalas, pela Azul. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PT-KTR Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Uma coisa é fato no Nordeste, a VASP faz falta até hoje! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Holtz Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Uma coisa é fato no Nordeste, a VASP faz falta até hoje! Ai está uma boa oportunidade para retomarem os voos intercapitais, processo que começou com a Nordeste usando os FK50. Hoje os ATR da Azul poderiam dar conta de muitas destas ligações, oferecendo bos horários e conectividade com outros voos. É só planejar que a coisa pode sair e melhorar a conectividade entre as capitais. Link to comment Share on other sites More sharing options...
c2500 Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Quis ir de natal a fortaleza e a conexao era em brasilia,kkkk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Lima Posted September 27, 2013 Share Posted September 27, 2013 Ou eu estou totalmente desatualizado ou o estagiário que escreveu essa matéria acabou de sair do manicômio... A Azul tinha iniciado esse ano um trilho que era JPA-FOR-JPA, ou seja, vc pode ir direto de FOR para THE, SLZ, NAT, JPA, REC e SSA, quase todas as capitais. 7hs de FOR a NAT? em 2011 tanto Gol quanto TAM faziam esse trecho e depois sei que a AZUL também entrou na rota, será que 3 empresas saíram dessa rota em 2 anos? Que saudade que o site Digirotas faz, era só colocar origem e destino e ele te dava todos os voos na rota a semana inteira... seria muito fácil tirar dúvidas como essa! Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Castro Posted September 28, 2013 Share Posted September 28, 2013 Já existe essa rota sendo operada com voo direto pela AZUL. Eu sei, tanto que citei na minha resposta. Enviado de meu GT-P5100 usando o Tapatalk 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
T7blue Posted September 29, 2013 Share Posted September 29, 2013 Que falta faz uma cia operando ATR ou Dash-8 ou E175 por aqui. Embora tenha aumentado algumas ligacoes (como as que ligam Campina Grande), varias cidades do nordeste tem carência de voos entre cidades, e principalmente entre cidades medias e grandes no trafego inter-regional (Parnaíba, Imperatriz, Natal, João Pessoa, Maceio, etc...) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Cercato Posted September 29, 2013 Share Posted September 29, 2013 As empresas não ligam o Nordeste ao Nordeste, isso é fato. Uma pena, infelizmente não temos mais regionais, na época da NOAR tinha parentes que iam e voltavam de Recife com frequência. Link to comment Share on other sites More sharing options...
overwht Posted September 29, 2013 Share Posted September 29, 2013 Esse voo da Azul que faz JPA-FOR foi sucesso pra mim. O voo era diurno, pena que agora passou para corujão, nem sei se permanente ou temporário. O preço da passagem é em torno de 210 reais o trecho (o dobro do valor do busão). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.