Jump to content

Aeroporto de Resende, RJ, paralisa atividades comerciais


thor.rao

Recommended Posts

Aeroporto de Resende, RJ, paralisa atividades comerciais

Azul alegou falta de passageiros e interromperá serviço.

Troca na frota, por aviões maiores, é outro motivo citado pela empresa.

 

 

 

O aeroporto de Resende, RJ, não terá mais voos comerciais. Segundo a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a medida passa a valer a partir do dia 18 de outubro. Em conversa com a direção da empresa, o secretário de Indústria Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, foi informado que a decisão se deve ao número reduzido de passageiros que fazem os voos, além da necessidade de substituir a frota por aeronaves maiores, que não terão como pousar na cidade. "Isso para gente é uma surpresa grande porque nos três últimos meses foram 660 passageiros aqui e 58 voos. Desses 58, 27 voos foram cancelados. Quer dizer, tem um problema operacional que é deles, não é nosso. Então é isso que precisa ser apurado, nós ainda estamos trabalhando, estamos pedindo uma reunião com a presidência da Azul para a semana que vem", contou Edgar Moreira.

A expectativa é que em uma semana, outra empresa, a Brava Linhas Aéreas, comece a operar. Falta acertar alguns detalhes com relação a escala. "Eles não pousavam no Santos Dumont, nem na Pampulha. E a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária], que é administradora do aeroporto estava criando algum certo problema dos horários. Então nós fizemos modificações. Na quarta-feira passada estivemos em Brasília um encontro com o diretor operacional da Infraero e que isso já foi acertado. Eles pediram uma semana, que termina amanhã, quarta-feira (9) e na quinta-feira a Brava vai poder entrar novamente com o pedido, que com certeza será aprovado", detalhou o secretário.

Apesar da interrupção do serviço pela Azul, técnicos da Infraero estiveram no aeroporto, na terça-feira (8), para fazer inspeções no terreno, visando a construção de um novo terminal de passageiros. Segundo Edgar Moreira, há investimentos previstos para o aeroporto. "Nós vamos aumentar a pista em 700 metros, o balizamento terminou o projeto hoje e já está sendo entregue ao governo do estado para que seja feita a licitação. Então tem vários investimentos aí acontecendo", completou Edgar.

 

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/10/aeroporto-de-resende-rj-paralisa-atividades-comerciais.html

Link to comment
Share on other sites

Como o voo era triangular com Varginha, quem sabe agora, não podemos ter um voo triangular com São João del Rei ("VCP-JDR-VAG-VCP" / diário / ATR-72).

Link to comment
Share on other sites

660 passageiros em 31 vôos, média 21, definitivamente não é rentável a Azul operar.

Se não me engano foram 660 movimentos, contando embarque e desembarque.

 

Média de 10 embarques e 10 desembarques.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Os horários não eram dos melhores e a competição com o modal terrestre é forte. A Via Dutra corta a cidade e se chega no RJ em 2h/2h30min. Pegar um avião pra lá acaba sendo pouco prático e caro.

 

Mas a economia da cidade vem crescendo, a fábrica da Nissan em breve ficará pronta, atraindo ainda mais negócios para a região.

Link to comment
Share on other sites

Os horários não eram dos melhores e a competição com o modal terrestre é forte. A Via Dutra corta a cidade e se chega no RJ em 2h/2h30min. Pegar um avião pra lá acaba sendo pouco prático e caro.

 

Mas a economia da cidade vem crescendo, a fábrica da Nissan em breve ficará pronta, atraindo ainda mais negócios para a região.

Pouco prático não é. Um voo de dura no máximo 40 minutos e pode descer no centro da cidade, é uma boa.

Mas realmente não da para operar um avião como o ATR72 e embarcar somente 15-20 pessoas por voo. Talvez a Brava tenha mais sucesso com um triangular entre SDU-CGH parando em RES.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que o voo não era para o Rio e sim VCP.

 

Era VCP-VAG-REZ-VCP.

 

É complicado operar um voo comercial em Resende sem nenhum auxílio IFR. O relevo da região é muito ruim e propício a formação de nevoeiros, além dos morros altíssimos em volta há uma represa próximo a Itatiaia que fornece bastante umidade para a região.

 

Costumo pousar em REZ uma vez a cada quinze dias sempre chegando por volta das 11h e sempre que chego nesse horário ainda há resquícios do nevoeiro, tendo uma camada bem mais esparsa. A decisão do cancelamento do voo por meteorologia era sempre tomada antes desse horário, fazendo com que quase sempre as condições estivessem ruins para o voo.

 

De todas as vezes que operei lá em somente duas vezes vi o ATR pousar, inclusive postei fotos de uma das vezes no sub-fórum correspondente. Em todas as outras ocasiões o voo foi cancelado ou por pane ou meteorologia.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Realmente comercialmente e operacionalmente Resende foi uma dor de cabeça. Operacionalmente além dos nevoeiros a rota entre VAG-REZ era bem mais longa que uma linha reta por entrar em uma área restrita, houveram acordos com Embraer, FAB, DECEA...tudo isso e mais um pouco culminou para o insucesso da rota!

Link to comment
Share on other sites

Em breve a Laguna irá inaugurar a linha circular Varginha-São João del Rei-Resende-Angra dos Reis-Campo de Marte de Rekkof 100...

 

 

 

 

 

 

Abcs,

 

Sydy

Link to comment
Share on other sites

nada a ver esse voo triangular, a azul acabou com o voo com a mania de ligar tudo à campinas. voos lotados como VIX GVR IPN VIX, SDU JDF PLU, SDU JDR PLU foram cancelados... piada

 

resende era pra ser ligada ao rio e nao à campinas ainda mais com escala em varginha. o voo varginha/resende dura quase 1 hora com todos os desvios que ele faz.

Link to comment
Share on other sites

Pouco prático não é. Um voo de dura no máximo 40 minutos e pode descer no centro da cidade, é uma boa.

Mas realmente não da para operar um avião como o ATR72 e embarcar somente 15-20 pessoas por voo. Talvez a Brava tenha mais sucesso com um triangular entre SDU-CGH parando em RES.

 

Não se esqueça que os paxs precisam chegar no aeroporto com antecedência. No fim das contas, a pessoa demora em torno de 1h30min pra chegar em Resende, sendo que de carro dá em torno de 45min a 1h a mais, ou seja, não acho muito prático.

 

E, como o PTN4716 bem lembrou, tem a questão da meteorologia, que atrapalha bastante a operação no aeroporto devido a forte incidência de nevoeiros na região e o aeroporto não possuir nenhum auxílio para voo IFR.

 

É preciso fazer muita coisa ainda pra que Resende se torne viável pra uma operação comercial.

Link to comment
Share on other sites

nada a ver esse voo triangular, a azul acabou com o voo com a mania de ligar tudo à campinas. voos lotados como VIX GVR IPN VIX, SDU JDF PLU, SDU JDR PLU foram cancelados... piada

 

resende era pra ser ligada ao rio e nao à campinas ainda mais com escala em varginha. o voo varginha/resende dura quase 1 hora com todos os desvios que ele faz.

 

 

O dia que load for lucro a ponte do meio dia dará prejuízo...

Link to comment
Share on other sites

 

 

O dia que load for lucro a ponte do meio dia dará prejuízo...

 

:anta:

 

procurou saber a tarifa praticada nessas rotas?

além desses voos não terem outros hrs como "a ponte" para cobrir. nao há comparação.

Link to comment
Share on other sites

procurou saber a tarifa praticada nessas rotas?

 

 

Tarifa que você viu no site 3-4 vezes e que ouviu alguém reclamar no aeroporto não contam...Alias, ouviu qual o custo pra operar isso?

Link to comment
Share on other sites

Não se esqueça que os paxs precisam chegar no aeroporto com antecedência. No fim das contas, a pessoa demora em torno de 1h30min pra chegar em Resende, sendo que de carro dá em torno de 45min a 1h a mais, ou seja, não acho muito prático.

 

E, como o PTN4716 bem lembrou, tem a questão da meteorologia, que atrapalha bastante a operação no aeroporto devido a forte incidência de nevoeiros na região e o aeroporto não possuir nenhum auxílio para voo IFR.

 

É preciso fazer muita coisa ainda pra que Resende se torne viável pra uma operação comercial.

Mas até aí para pegar a dutra tanto em sao paulo quanto no rio leva mais de meia hora só de trânsito.

 

Eu vou direto para resende saindo de sao paulo, gasto cerca de 100 reais só de pedágio e combustível. Altas emoções na Dutra. Saindo do rio então, tem que rezar muito.

 

Além das várias fábricas, tem a Aman, pontos turísticos como penedo, os picos etc. A cidade tá crescendo, o transito ta pior que em sao paulo ahahha

 

Bem, aquele aeroporto está um lixo.. Praticamente quem usa mesmo é o pessoal de paraquedismo. Nem o aeroclube lá tá voando bastante. Também, a hora de um paulistinha tá quase 400 reais.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo problema que SJK.

Horários, valor e localidade.

 

Não tem vôo que irá dar certo lá se a tarifa não for menor que as passagens de ônibus .

 

Resende tem ligação com todo o Brasil de ônibus, ir para SP e RJ é barato e fácil pela Dutra.

Sampaio e Cometa fazem essas ligações e o pessoal está acostumado com o serviço.

 

Muito mais fácil ir para o SDU ou GIG e escolher as muitas opções de lá.

Resende - RJ deve sair por uns 30 reais...

Link to comment
Share on other sites

Isso mostra o que a proposta de fazer centenas de aeroportos vai ter de resposta.

Desenvolver aeroporto não é só montar rota e ponto final. Existem algumas missões que não tem sido usualmente desenvolvidas e que no caso de Resende, culminaram com o insucesso.

A região é rica, mal servida de voos, com boa base industrial e que comportaria facilmente 3 voos diários de E-Jet

Primeiro, precisam agregar demanda, e isso inclui eventualmente linhas de onibus e micro onibus para Itatiaia, Porto Real e Volta Redonda, Angra dos Reis, além de Resende. Isso atende o potencial VFR e ao Mercado executivo local.

Depois , precisam identificar cargas simples que possam ir para o aeroporto e isso inclui pequenas peças de reposição e alguns insumos para as fabricas da região (e não são Poucas... temos Xerox, Peugeot, CSN, Nissan, Hyunday, Cyanamid...)

E por fim, unir os hoteleiros de Parati, Angra e Itatiaia. cidades normalmente fora do roteiro da maioria dos Brasileiros.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo problema que SJK.

Horários, valor e localidade.

 

Não tem vôo que irá dar certo lá se a tarifa não for menor que as passagens de ônibus .

 

Resende tem ligação com todo o Brasil de ônibus, ir para SP e RJ é barato e fácil pela Dutra.

Sampaio e Cometa fazem essas ligações e o pessoal está acostumado com o serviço.

 

Muito mais fácil ir para o SDU ou GIG e escolher as muitas opções de lá.

Resende - RJ deve sair por uns 30 reais...

 

 

não apenas sampaio e cometa..mas 1001, expresso brasileiro e a expresso do sul - que dizem ser do joão Havelange...5 empresas de ônibus no eixo Rio-SP. o bom de não etr uma ligação aérea nos moldes que falou do Lipe Gig é que isso ajuda a restringir o tráfego de pessoas que já é bem alto, sobretudo na região de montanha de visconde de mauá, maringá e maromba..

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade