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SP prepara concessão de aeroportos regionais para fevereiro de 2014


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21/10/2013 13h24 - Atualizado em 21/10/2013 13h24

SP prepara concessão de aeroportos regionais para fevereiro de 2014
Aeródromos ficam em Bragança, Campinas, Jundiaí, Ubatuba e Itanhaém.
Em 30 anos, concessionária terá que investir quase R$ 70 milhões.
Paulo Toledo PizaDo G1 São Paulo
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Ricardo Volpi diz que empresa poderá investir em hotel ou centro de convenção na área dos aeroportos (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

A concessionária que vencer a licitação para administrar cinco aeroportos paulistas terá de investir R$ 69,88 milhões em 30 anos. O valor foi divulgado nesta segunda-feira (21) pelo superintendente do Departamento Aeroviário de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, durante audiência pública sobre a concessão dos aeródromos de Bragança Paulista, Campinas (Amarais), Jundiaí, Ubatuba e Itanhaém.

O edital deve ser publicado em meados de novembro e as propostas dos consórcios interessados, abertas em fevereiro do ano que vem.

Segundo Volpi, a parceria com a esfera privada é essencial para o crescimento dos aeroportos. “O objetivo é trazer investimentos e dinamismo à gestão, acompanhando melhor o aumento da demanda da aviação executiva”, disse.

Durante os 30 anos da concessão, o vencedor da licitação terá de investir R$ 10,79 milhões no aeroporto de Bragança , R$ 14,6 milhões no de Campinas, R$ 22,64 no de Jundiaí, R$ 12,7 milhões no de Ubatuba e R$ 9,15 milhões no de Itanhaém. O governo já investe nestes aeroportos mais de R$ 10,76 milhões (a previsão é que esses investimentos terminem até dezembro de 2014, quando a concessionária já deverá ter assumido a administração).

Ao contrário de Congonhas e Cumbica, os cinco aeroportos não têm movimento grande de passageiros, recebendo apenas voos executivos feitos por pequenos aviões. A concessionária vencedora, então, terá de investir na infraestrutura do aeródromo.

“Basicamente trabalhará com o movimento de aeronaves. Terá que investir em pátio, recapeamento de pista, mantendo toda infraestrutura bem adequada para operações de pousos e decolagens”, disse o superintendente do Daesp.

Para compensar os investimentos, a concessionária poderá desenvolver suas áreas comerciais nos aeroportos. “Pode criar hotel, centro de convenções, pode usar criatividade dele. Esse é o grande negócio: as receitas não tarifárias.”

Diferentemente da concessão feita pelo governo federal dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília, em que o poder público permanece 49% de participação na concessão, no caso dos aeródromos estaduais as empresas vão assumir a administração integralmente, segundo a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/sp-prepara-concessao-de-aeroportos-regionais-para-fevereiro-de-2014.html

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Será que a ABV pode participar na disputa dos Amarais?

 

O que vou dizer não responde diretamente sua pergunta mas, pelo que entendi, a concessionária vencedora levará todos os aeroportos juntos, não está se fazendo uma licitação para administrar os aeroportos individualmente como está ocorrendo a nível federal.

 

70 milhoes? Vao fazer o que? Comprar uma caixa de toddynho?

 

Esse valor, durante esse período todo, não poderá ser quase diluído apenas na manutenção das pistas de pouso/decolagem?

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Será que a ABV pode participar na disputa dos Amarais?

 

Não acredito que tenham interesse. Acho que o foco deles, sobretudo da Egis, que é a operadora, é outro.

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Não acredito que tenham interesse. Acho que o foco deles, sobretudo da Egis, que é a operadora, é outro.

"Egis"...? Essa realmente não tem interesse!

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"Egis"...? Essa realmente não tem interesse!

 

O consórcio Aeroportos Brasil Viracopos é composto pelas empresas Triunfo Participações S/A, UTC Participações S/A e pela Egis Airport, que é o sócio operador.

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