leobradias Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 Foi realizado, no dia 17 de outubro, o redimensionamento das Regiões de Informação de Voo (FIR) e Regiões de Defesa Aérea (RDA) do Brasil, finalizando o trabalho iniciado em 2007 por profissionais dos Subdepartamentos de Operações (SDOP) e Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Em particular, a transição dos sistemas de comunicação, visualização e radiodeterminação (RADAR) destacava-se como o ponto mais crítico e tenso, pois uma vez iniciada não haveria meios de voltar à configuração anterior. Cumprindo o que foi estabelecido no Plano de Transição Técnica aprovado pelo SDTE, as equipes iniciaram os trabalhos às 03:00 UTC (00:00 no horário de Brasília). O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) foi escolhido como centro de coordenação para a transição técnica, uma vez que era a Organização Regional que estava passando a maioria dos sistemas para os demais Centros e coordenava dez equipes deslocadas para os sítios envolvidos. Exatamente às 06:30 UTC deu-se a mudança das base de dados (BDS) de todos os Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ), Atlântico (ACC-AO), Brasília (ACC-BS), Curitiba (ACC-CW) e Recife (ACC-RE), que requeria a reinicialização dos Sistemas de Tratamento e Visualização de Dados Radar (STVD). Em Brasília (ACC-BS), transcorreram quatro minutos e 55 segundos de ansiosa expectativa para que as telas voltassem a apresentar as pistas das aeronaves em voo. Neste período, os controladores utilizaram apenas os canais de VHF para prestarem o serviço de controle. Na sequência, as demais frequências de controle, VOLMET (informação meteorológica para o avião no voo) e emergência foram migradas, completando a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Aérea Geral (CAG). Após efetuar um balanço de todas as atividades realizadas até aquele momento, o Coronel Especialista em Comunicações Francisco Almeida da Silva – Coordenador Técnico da transição – apresentou um relato da situação ao Coronel Engenheiro Ronaldo Yuan – Adjunto do SDTE – e indicou a possibilidade de antecipação da transição dos sistemas de Defesa Aérea (DA). Considerando o bom andamento das atividades e as vantagens operacionais da antecipação, o Coronel Yuan comunicou, durante a videoconferência de coordenação realizada às 07:30 UTC, que as ações para a transferência dos canais U/VHF e mudança das bases de dados dos sistemas de visualização (DA-COM) deveriam ser iniciadas às 08:00 UTC. A equipe técnica do CINDACTA I deu pronta resposta à antecipação, readequando o seu cronograma e coordenando as equipes nos sítios. Às 10:00 UTC, foi dada como realizada a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Operacional Militar (COM) e Defesa Aérea (DA). Às 10:30 UTC (07:30 h no horário de Brasília), o Coronel Yuan agradeceu, em nome do Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos – Chefe do SDTE – o empenho de todos para a conclusão, com êxito, da transição técnica dos sistemas e recomendou um acompanhamento aproximado do desempenho operacional durante as horas seguintes. Fonte e fotos: SDTEEdição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) – daisydsm@decea.gov.br http://www.decea.gov.br/2013/10/22/decea-conclui-redimensionamento-das-firrda-brasileiras/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
atc_dutra Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 E mais mudanças virão com a implementação PBN em 12/12/13, aguardem! Link to comment Share on other sites More sharing options...
VikingPilot Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 Espero que fique mais fácil falar com o ACC-BS.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
MD-11F Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 O que mudara exatamente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
AF085 Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 São essas as cartas das mudanças? http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas&futura=2013-12-12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandrinho Posted October 22, 2013 Share Posted October 22, 2013 Sou leigo no assunto, mas olhando as cartas SID (pista 17) de CGH, parece que só terá a saída por Diadema, não mais aquela saída em que as aeronaves tb faziam a curva sobre o Jabaquara. Confirma? Link to comment Share on other sites More sharing options...
leobradias Posted October 23, 2013 Author Share Posted October 23, 2013 A partir de 12/12 todas as aerovias inferiores nas FIR´s do Brasil terão como nível mínimo o FL150, implicando que todos os voo visuais fora de TMA/CTA serão no espaço aéreo classe G, e os voos IFR voando abaixo desta altitude também. As CTA´s serão reduzidas em distância horizontal. Ex: Hoje a CTA 5 do Amazônico cobre 100NM a partir do VOR BEL entre os níveis FL100 e FL145, e será reduzida para apenas 60NM e etc. Link to comment Share on other sites More sharing options...
atc_dutra Posted October 23, 2013 Share Posted October 23, 2013 A navegação PBN (Performance Based Navigation), busca uma maior eficiência nas rotas, em outras palavras voos mais curtos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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