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DECEA conclui redimensionamento das FIR/RDA brasileiras


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Foi realizado, no dia 17 de outubro, o redimensionamento das Regiões de Informação de Voo (FIR) e Regiões de Defesa Aérea (RDA) do Brasil, finalizando o trabalho iniciado em 2007 por profissionais dos Subdepartamentos de Operações (SDOP) e Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

 

Em particular, a transição dos sistemas de comunicação, visualização e radiodeterminação (RADAR) destacava-se como o ponto mais crítico e tenso, pois uma vez iniciada não haveria meios de voltar à configuração anterior.

Cumprindo o que foi estabelecido no Plano de Transição Técnica aprovado pelo SDTE, as equipes iniciaram os trabalhos às 03:00 UTC (00:00 no horário de Brasília). O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) foi escolhido como centro de coordenação para a transição técnica, uma vez que era a Organização Regional que estava passando a maioria dos sistemas para os demais Centros e coordenava dez equipes deslocadas para os sítios envolvidos.

Exatamente às 06:30 UTC deu-se a mudança das base de dados (BDS) de todos os Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ), Atlântico (ACC-AO), Brasília (ACC-BS), Curitiba (ACC-CW) e Recife (ACC-RE), que requeria a reinicialização dos Sistemas de Tratamento e Visualização de Dados Radar (STVD). Em Brasília (ACC-BS), transcorreram quatro minutos e 55 segundos de ansiosa expectativa para que as telas voltassem a apresentar as pistas das aeronaves em voo. Neste período, os controladores utilizaram apenas os canais de VHF para prestarem o serviço de controle. Na sequência, as demais frequências de controle, VOLMET (informação meteorológica para o avião no voo) e emergência foram migradas, completando a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Aérea Geral (CAG).

Após efetuar um balanço de todas as atividades realizadas até aquele momento, o Coronel Especialista em Comunicações Francisco Almeida da Silva – Coordenador Técnico da transição – apresentou um relato da situação ao Coronel Engenheiro Ronaldo Yuan – Adjunto do SDTE – e indicou a possibilidade de antecipação da transição dos sistemas de Defesa Aérea (DA).

Considerando o bom andamento das atividades e as vantagens operacionais da antecipação, o Coronel Yuan comunicou, durante a videoconferência de coordenação realizada às 07:30 UTC, que as ações para a transferência dos canais U/VHF e mudança das bases de dados dos sistemas de visualização (DA-COM) deveriam ser iniciadas às 08:00 UTC.

A equipe técnica do CINDACTA I deu pronta resposta à antecipação, readequando o seu cronograma e coordenando as equipes nos sítios. Às 10:00 UTC, foi dada como realizada a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Operacional Militar (COM) e Defesa Aérea (DA).

Às 10:30 UTC (07:30 h no horário de Brasília), o Coronel Yuan agradeceu, em nome do Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos – Chefe do SDTE – o empenho de todos para a conclusão, com êxito, da transição técnica dos sistemas e recomendou um acompanhamento aproximado do desempenho operacional durante as horas seguintes.

Fonte e fotos: SDTE
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) – daisydsm@decea.gov.br

http://www.decea.gov.br/2013/10/22/decea-conclui-redimensionamento-das-firrda-brasileiras/

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Sou leigo no assunto, mas olhando as cartas SID (pista 17) de CGH, parece que só terá a saída por Diadema, não mais aquela saída em que as aeronaves tb faziam a curva sobre o Jabaquara. Confirma?

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A partir de 12/12 todas as aerovias inferiores nas FIR´s do Brasil terão como nível mínimo o FL150, implicando que todos os voo visuais fora de TMA/CTA serão no espaço aéreo classe G, e os voos IFR voando abaixo desta altitude também. As CTA´s serão reduzidas em distância horizontal. Ex: Hoje a CTA 5 do Amazônico cobre 100NM a partir do VOR BEL entre os níveis FL100 e FL145, e será reduzida para apenas 60NM e etc.

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