Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

rgusso

vale a pena comprar um avião?

Recommended Posts

Qual o limite para uma empresa deixar de voar seus funcionários pela linha aérea e comprar um avião ?

Será que vale a pena?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para funcionários "normais" que voam em Y eu acho que não vale a pena.

Talvez se tiver um bom número de altos executivos que voam mais de 2 vezes por mes de C e F.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gusso, acho que não tem como dar uma resposta generalizada para esta pergunta.

Acredito que seria muito especifico de cada empresa: Para onde quer voar, quanto quer voar, com qual rapidez/disponibilidade, qual o custo de não chegar no destino, qual a previsibilidade de cada viagem para que possa comprar passagem antes, etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites

esses dados eu estou levantando, a principio seriam voos somente regiao sul do brasil, normalmente 2 pax com uma frequencia de no min 2x por semana, sendo esses decididos em cima da hora, ou seja, um dia antes. Aí as passagens ficam caras! E também sao regioes onde as linhas nao vooam, fazendo com que ainda tenha q alugar um carro, etc

Tirando o preço da compra da aeronave, queria saber os custos de manutenção, taxas, hangaragem, piloto, etc para poder por no papel e ver o que é melhor

Share this post


Link to post
Share on other sites

postei aqui pq me fizeram esta pergunta e estao esperando uma resposta :gira:

Share this post


Link to post
Share on other sites

esses dados eu estou levantando, a principio seriam voos somente regiao sul do brasil, normalmente 2 pax com uma frequencia de no min 2x por semana, sendo esses decididos em cima da hora, ou seja, um dia antes. Aí as passagens ficam caras! E também sao regioes onde as linhas nao vooam, fazendo com que ainda tenha q alugar um carro, etc

Tirando o preço da compra da aeronave, queria saber os custos de manutenção, taxas, hangaragem, piloto, etc para poder por no papel e ver o que é melhor

 

Bom, eu não tenho os dados, mas pela utilização que você coloca, não teria muito como não ter este avião.

Talvez um Cirrus dê conta do recado, mas geralmente executivos não gostam nem do bimotor convencional, quanto mais um monomotor.

Uma saída boa é ter a propriedade compartilhada.

Conheço casos de empresários que compraram RV-10 e Cirrus em 8 pessoas, e repartem a manutenção e utilização.

Share this post


Link to post
Share on other sites

postei aqui pq me fizeram esta pergunta e estao esperando uma resposta :gira:

 

Se quem te perguntou é um empresário que queira uma resposta pra tomar uma decisão de compra, acredito que aqui não seja o melhor lugar para esta resposta, apesar de que com certeza tenha alguém que possa lhe indicar um bom consultor da área.

Eu ajudei um amigo empresário uma vez numa decisão destas, mas minha atuação limitou-se a opiniões técnicas e operacionais de cada aeronave. O levantamento de custos, taxas, etc, partiu dele mesmo.

Veja bem que nesta escolha, até mesmo a opinião do seguro deste executivo (falo de seguro pessoal, não da aeronave), conta pra escolha.

 

Uma sugestão de empresa que pode ajudar (não conheço ninguém de lá, mas sei que fazem este serviço,e até podem achar o avião)

 

http://www.gruposwa.com/

https://www.facebook.com/gruposwa?fref=ts

 

abç

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Se quem te perguntou é um empresário que queira uma resposta pra tomar uma decisão de compra, acredito que aqui não seja o melhor lugar para esta resposta, apesar de que com certeza tenha alguém que possa lhe indicar um bom consultor da área.

Eu ajudei um amigo empresário uma vez numa decisão destas, mas minha atuação limitou-se a opiniões técnicas e operacionais de cada aeronave. O levantamento de custos, taxas, etc, partiu dele mesmo.

Veja bem que nesta escolha, até mesmo a opinião do seguro deste executivo (falo de seguro pessoal, não da aeronave), conta pra escolha.

 

Uma sugestão de empresa que pode ajudar (não conheço ninguém de lá, mas sei que fazem este serviço,e até podem achar o avião)

 

http://www.gruposwa.com/

https://www.facebook.com/gruposwa?fref=ts

 

abç

 

Cara valeu pela ajuda,

nao acredito que ele esteja esperando uma resposta para tomar uma decisao, apenas me perguntou pq sabe q eu sou piloto.

pelo menos agora tenho no que me basear qndo falar com ele.

 

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

A Vale é um bom exemplo de que vale a pena tanto para o pessoal normal como para o pessoal que voa nos Global's.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A Vale é um bom exemplo de que vale a pena tanto para o pessoal normal como para o pessoal que voa nos Global's.

 

Dá uma olhada lá. Já venderam o Legacy e pararam o E135.

Até lá, varia de acordo com o momento econômico, bem como os projetos em andamento.

O E135, por exemplo, foi usado no começo do projeto Angola. Hoje já não mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Dá uma olhada lá. Já venderam o Legacy e pararam o E135.

Até lá, varia de acordo com o momento econômico, bem como os projetos em andamento.

O E135, por exemplo, foi usado no começo do projeto Angola. Hoje já não mais.

 

Sim! Exatamente... Varia de acordo com o momento econômico e projetos. PERFEITA colocação... Mas citei a vale por que é um exemplo claro da rentabilidade de ter aeronaves tanto pros funcionários como para os executivos. Só mesmo para exemplificar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olha achei uma planilha de um King

Ops! digitei errado.

 

 

Tenho uma planilha aqui com custos operacionais de um King B200 , em resumo mostra um gasto médio de 25 mil por mês para manter a aeronave.

 

 

Imagina para manter um falcon 900.

 

 

Tem que ter muita pica($$).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma vez me perguntaram a mesma coisa e eu não soube responder, mesmo com 2 anos de Administração e bom conhecimento sobre valores de aviões.

 

O legal mesmo seria conseguir planilhas de aeronaves, monomotor, bimotor e turbo hélice. Elas responderiam bem, se os números forem comparados num gráfico de curvas QUAL O PONTO EXATO de se comprar um avião e QUE AVIÃO utilizar nas operações.

 

Será que algum colega tem?

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma vez me perguntaram a mesma coisa e eu não soube responder, mesmo com 2 anos de Administração e bom conhecimento sobre valores de aviões.

 

O legal mesmo seria conseguir planilhas de aeronaves, monomotor, bimotor e turbo hélice. Elas responderiam bem, se os números forem comparados num gráfico de curvas QUAL O PONTO EXATO de se comprar um avião e QUE AVIÃO utilizar nas operações.

 

Será que algum colega tem?

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

 

era exatamente o que eu queria.

até acho que um king é muito no meu caso, acho q um baron já daria conta.

se eu conseguisse esses valores, eu montaria uma tabela sem dificuldade, e até da pra postar aqui. Só precisaria levantar quais dados sao relevantes.

Alguém topa compartilhar essas ideias pra montar uma?

 

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

http://www.arquivosaeronauticos.com.br/2010/12/planilha-de-custo-de-aeronaves.html

 

Planilhas de custo do Sêneca II, Coriscos e Sertanejo.

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: Fred Mesquita do blog arquivos aeronáuticos.

 

:joinha:

 

é uma planilha meio grosseira so para ter uma leve ideia de gastos, nao considera seguro e nao considera um valor de taxa mais compativel com a operação da aeronave, mas da pra ter uma ideia....

 

Eu acho que no caso de uma nova aquisição vale a pena investir em uma empresa de consultoria para nao fazer caca... mas por essa tabela da pra ter uma ideia de leve de gastos...

 

;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se ele está pensando em ter um avião para a empresa, o custo já passou o limite do aceitavel.

O problema é o quanto ele está disposto a pagar (e seu custo de operação).

 

Monomotor tem seus problemas, bi motores tem seus gastos.

 

aproximadamente o custo por km voado para um seneca vai variar entre 5-6 reais por km voado.

quase ctza que um c90 vai para a casa dos 10 á 15 reais o km.

 

O problema é hoje um cirrus tem um custo perto de 4km e uma velocidade maior que a do seneca e quase igual a do baron.

O contra do cirrus hoje é a falta de um wx radar. se não ia ser cirrus para todo o lado.

 

por fim esbarrei nessa tabela de comparação

http://www.jetprop.com.br/%5Cplanilhacomparativa.pdf

eu adicionaria ai no minimo 1 real a mais para os valores da tabela porque não sei de quando é essa tabela.

Share this post


Link to post
Share on other sites

essa tabela é de 2 anos atras.

Será que muda tanto assim?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O dolar de 2 anos atrás era 1,80 hoje ta 2,30 ,, o combustivel ele considerou 3,80 , 3,85 ta dentro da media ainda... seguro pode ter aumentado um pouco, considerando a inflação média de 6,5% ao ano com certeza aumentou entre 0,50 a 1 real por KM voado mas também é uma estimativa de gastos, pq não considera tarifas aéreas que deve ser em torno de 5 a 10% do custo + - dependendo de onde vc opera....

Mas uma tabela muito melhor que a anterior mais realista ;D

Share this post


Link to post
Share on other sites

A planilha que o Omykron compartilhou é excelente.

 

Basta o empresário fazer uma breve pesquisa de quantos quilômetros seus funcionários voam em 1 ano ou mais, qual o custo de hangaragem e salário de Piloto na localidade e tomar a decisão.

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estive dando uma olhada nessa tabela que o omykron postou, mas fiquei com uma dúvida em umas coisas.

 

O que seria esse valor que é multiplicado em cada revisão. Por exemplo, no seneca 50hs 6.000x3.0?

 

Valew.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou dar minha opinião...

Sinceramente avião é luxo... só vale a pena comprar um avião se ele for "trazer dinheiro" para sua empresa caso contrário quem tem é porque gosta e quer... a grosso modo não vale a pena...

A planilha do omykron é bem interessante mas tem alguns dados bem fora da realidade (não entendam como crítica e sim como ajuda)... por exemplo... o querosene na planilha está R$3,85 porem hoje você não paga menos que R$4,70 por litro (isso em Curitiba que é um dos lugares mais baratos)... o valor do hangar também está bem abaixo para os turbo-hélices de uma maneira geral...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para um empresário não considero um luxo se ele usa bastante como é o caso citado neste tópico. 16 passagens por mês compradas em cima da hora, sem contar que tem que enfrentar fila de check-in, chegar uma hora antes, as vezes o aeroporto de destino não é a cidade de destino do cara, tem que ir de carro, etc etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para um empresário não considero um luxo se ele usa bastante como é o caso citado neste tópico. 16 passagens por mês compradas em cima da hora, sem contar que tem que enfrentar fila de check-in, chegar uma hora antes, as vezes o aeroporto de destino não é a cidade de destino do cara, tem que ir de carro, etc etc.

 

Mas ai que entra exatamente o "x" da questão que o empresário precisa analisar...

Quem vai utilizar o avião? O empresário? Os funcionários? Será que o custo do investimento é revertido em dinheiro para empresa no que vão ganhar no tempo e/ou dinheiro que na teoria vão economizar? Qual o custo hora dos funcionários que vão utilizar a aeronave? Será que realmente se você economizar (utopicamente falando) 4 horas entre check-in, deslocamento de carro etc do teu custo/hora compensa frente ao real custo de uma aeronave?

E a pior pergunta que eu garanto que 90% dos que pensam em comprar avião e desistem fazem...

"Se eu investir o dinheiro de um avião no meu negócio não vai dar maior retorno financeiro?"

Ai normalmente os empresários desistem...

Só um exemplo prático... um empresário do ramo dos transportes terrestres... comprando um Seneca não zero e não tão voado... custo... um milhão de reais... com esse valor ele bota na empresa dele umas 3 carretas que vão trazer bem mais rendimentos que um avião...

E por ai vai...

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...