Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Stabilizer Motion

Duplo em MNTE

Recommended Posts

Srs.,

 

Sou INVA. Meu amigo tem um Skyhawk. Gostaria de saber se posso lançar hora de voo duplo comando.

Ele envia o plano de voo e eu lanço também as horas. Caso positivo, como devo fazer este lançamento?

 

Obrigado!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça uma padrão e guarde em casa... por 5 anos pelo menos... nunca se sabe quando a ANAC bate a porta... :P esse seria o padrão ACREDITO EU....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Avião é single pilot, ou seja, como co-piloto não pode lançar, só se fosse operado pelo 131.

 

Eu acho que como INVA tu poderia lançar só se estivesse cumprindo algum programa de treinamento.

 

É uma dúvida que também tenho :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o avião é single pilot, não quer dizer que não possa operar com piloto e co-piloto! Pode lançar duplo comando sim! Basta lançar seu nome e código no diário de bordo da acft, e se possível constar no pln tmb!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o avião é single pilot, não quer dizer que não possa operar com piloto e co-piloto! Pode lançar duplo comando sim! Basta lançar seu nome e código no diário de bordo da acft, e se possível constar no pln tmb!!

 

Como lançar 2 CANAC's no FPL?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você lança o seu ou do inva tanto faz, ai no diario de bordo vc lança os dois pilotos , e na civ do inva ele lança INSTRUTOR e EM COMANDO, na sua vai ser COMANDO ou DUPLO COMANDO... eu acredito que so pode lançar em comando quando cumprindo um treinamento, se não vc tem que lançar duplo comando....

 

Abraço !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o avião é single pilot, não quer dizer que não possa operar com piloto e co-piloto! Pode lançar duplo comando sim! Basta lançar seu nome e código no diário de bordo da acft, e se possível constar no pln tmb!!

Negativo, se a aeronave é single-pilot somente um pode lançar as horas:

 

5.2.6.2 não se deve lançar a função de copiloto para aeronaves homologadas para um só piloto.
Apenas em operações segundo o RBAC 135 isso será possível para contagem de horas
com objetivo de obtenção de habilitação ou licença;

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exato MS.

Se aeronave é Single Pilot, somente um piloto lança horas (a não ser no taxi aéreo).

 

Resta a dúvida se um INVA pode lançar horas para ele e para um "aluno" num voo que não seja de instrução.

 

RBAC 61.237 Prerrogativas e limitações do titular de uma habilitação de instrutor de voo
(a) ...as prerrogativas do titular de uma habilitação de instrutor de voo são:
(2) ministrar instrução de voo para a concessão das licenças de piloto privado, comercial, de linha aérea e das habilitações de classe, tipo, e de operação.
Para lançar como INVA, na minha opinião, tem que ter alguma finalidade de instrução (PP,PC,PLA e habilitações conforme acima).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não da pra dividir? um voo de 2h, cada um lança uma hora em comando?

acho q seria mais fácil e menos problemático caso um dia precisasse comprovar as horas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Negativo, se a aeronave é single-pilot somente um pode lançar as horas:

 

5.2.6.2 não se deve lançar a função de copiloto para aeronaves homologadas para um só piloto.

Apenas em operações segundo o RBAC 135 isso será possível para contagem de horas

com objetivo de obtenção de habilitação ou licença;

 

http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/IS61-001A.pdf

Quer dizer então que se eu voar por exemplo um C208 ou um BE20, que são homologados single Pilot eu não posso ter co-piloto e ele não pode lançar horas como o mesmo ou duplo comando!?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quer dizer então que se eu voar por exemplo um C208 ou um BE20, que são homologados single Pilot eu não posso ter co-piloto e ele não pode lançar horas como o mesmo ou duplo comando!?

 

Vc pode ter copiloto , ele só lançará como copiloto se esse aviao fizer parte de um taxi aéreo op135, se for particular ai vc pode lançar meio a meio ou se vc ja tiver muitas horas lançar tudo pro copiloto... ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou com uma situação parecida. Estou com MNTE vencido e as chaves de um 172. Um amigo meu é INVA. Posso voar com ele, para fazer as horas para experiência recente? Como fica essa situação?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim vc pode fazer os voos com ele, lança duplo pra vc e pra ele é inva comando, para experiencia recente e pedir o check nessa mesma aeronave com um checador que tenha carteira mnte.

 

Ou se vc for checar em algum aeroclube se informa se eles nao vao pedir pra vc fazer adaptação e aquelas palhaçadas pra pedir check, mas se for checar na particular ai e mais "tranquilo" digamos assim.. rsrs

 

boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu acho que essa seria a única exceção. Como a "Experiência Recente" entra em "Habilitações" acho que pode sim INVA lançar pra ele como INVA/PIC e o outro cara como Duplo com a única finalidade de recuperar a experiência no avião. A mesma coisa vale para noturnos e IFR.

 

Agora voar por voar não me parece que é possível.

 

Não da pra dividir? um voo de 2h, cada um lança uma hora em comando?

acho q seria mais fácil e menos problemático caso um dia precisasse comprovar as horas.

 

Dá, só que tem que ser pernas diferentes, ex:

SBPA-SBCX = Piloto 1

SBCX-SBPA = Piloto 2

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom acho que se 2 Pilotos em Comando voarem um Single pilot os 2 podem lançar no diário e na CIV, pois é experiência e deve ser registrado como tal. Talvez a ANAC não aceite como somatória para recheque ou cheque de PLA por exemplo mas dai deixem a ANAC decidir se são válidas ou não são válidas pois a experiência real foi válida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

tava olhando o FAQ do site da anac e olha o que achei:

 

Pessoal da aviação civil Como eu lanço “duplo comando”? -
Resposta
Não é possível fazer este tipo de lançamento. Caso tenha sido um voo de instrução, lance suas horas como “piloto em instrução” ou como “instrutor”.
Pessoal da aviação civil Posso registrar horas como copiloto (duplo comando) para aeronaves homologadas para um só piloto (tais como helicópteros, MNTE (mono), MLTE (Multi), “King Air”, “Beech” etc)? -
Resposta
Não, apenas o piloto em comando pode contar essas horas para fins de registro. Caso tenha sido um voo de instrução, o aluno deve registrar como “piloto em instrução” e o instrutor como “instrutor”.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo meu pretende checar PLA, mas precisa das horas de comando que foram lançadas como instrutor de voo o próprio checador falou pra ele relançar todas as horas colocando em Piloto em Comando e em observações escrever algo tipo Instrutor de voo. Ou seja aluno (quando for o caso) e instrutor vão lançar Piloto em Comando na CIV pois é assim que a ANAC quer.

 

Vai entender

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo meu pretende checar PLA, mas precisa das horas de comando que foram lançadas como instrutor de voo o próprio checador falou pra ele relançar todas as horas colocando em Piloto em Comando e em observações escrever algo tipo Instrutor de voo. Ou seja aluno (quando for o caso) e instrutor vão lançar Piloto em Comando na CIV pois é assim que a ANAC quer.

 

Vai entender

Caso diferente, toda hora INVA já entra automaticamente como PIC no sistema

 

É diferente de uma aeronave single-pilot botar 2 pilotos em comando no diário

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caso diferente, toda hora INVA já entra automaticamente como PIC no sistema

 

É diferente de uma aeronave single-pilot botar 2 pilotos em comando no diário

Caso diferente sim, mas o INVA não entra não como automaticamente em comando no sistema. Pois o próprio INSPAC pediu pra ele relançar todas as horas passar de INVA para PIC na CIV digital.

 

Para pessoas entendidas no assunto sabe-se que INVA é em comando mas talvez para o pessoal que analisa os processos que seguem um livrinho onde diz que tem que ser lançado Piloto em Comando eles não "saibam".

 

Enfim se seguir o que está escrito não pode por em single-pilot 2 pilotos em comando no diário. Eu particularmente não acho correto e também nunca soube de nenhum caso em que pessoal da Anac tenha comentado algo a respeito nas vistorias de diários em aeronaves nos aeroportos por ai.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...