Jump to content

Infraero promete acelerar ampliação de Viracopos


Kleber

Recommended Posts

Infraero promete acelerar ampliação de Viracopos

 

O superintendente da Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) na região Sudeste, Edgar Brandão Júnior, vai enviar em até dez dias à Secretaria de Estado do Meio Ambiente documentos pendentes para a emissão da licença operacional para ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. O objetivo é acelerar o estudo ambiental e iniciar em no máximo 30 dias as obras no local.

 

Segundo Brandão Júnior, o aeroporto precisa deixar de ser uma saída emergencial - como ocorreu após a chuva da última quarta-feira, quando 13 vôos que aterrissariam em Cumbica e Congonhas foram transferidos para Campinas - e tornar-se uma alternativa permanente. O superintendente esteve ontem com o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT). Segundo ele, serão necessárias fotografias aéreas da área de armazenamento de mercadorias e combustíveis, área de tanques e tubulação, além da planta do aeroporto e projeto de ampliação.

 

"Além da segunda pista, as obras prevêem a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto. Há fases das obras contratadas, à espera da liberação da licença", afirmou. Brandão Júnior informou que os R$ 33 milhões para desapropriação da área de ampliação estão disponíveis.

 

 

Fonte: Agência Estado

Link to comment
Share on other sites

Não estou querendo ser chato... mais trabalhei em VCP quase 2 anos... e até hoje, tenho contato com o pessoal lá de dentro e eles me dizem que o novo VCP não vai sair do papel. Tudo por causa daquela desapropriação que seria feita no lote bem em frente a pista atual, o qual a INFRAERO não ganhou a causa. Outra coisa é o valor de tudo isso que é muito caro para ser investido neste aeroporto.

 

É ver, pra crer! :thumbsup:

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados:

Campinas poderia resolver o sufoco

A ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a redução do uso de Congonhas são as soluções mais apontadas por especialistas para resolver o sufoco na aviação nacional. Mesmo antiga, a transformação de Viracopos num grande centro de distribuição de passageiros ainda não prosperou.

- É minha solução - diz Cláudio Alves, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Hoje, o aeroporto deveria estar absorvendo a maior parte do 18,5 milhões de passageiros que desembarcam em Congonhas anualmente. No longo prazo, segundo o plano diretor do aeroporto, Viracopos deverá receber 55 milhões de passageiros por ano - quase três vezes o movimento de Congonhas. No entanto, Campinas acolhe apenas 826 mil viajantes atualmente. O grande desafio para transformar Viracopos num grande centro, na avaliação de Ronaldo Jenkins Lemos, assessor de segurança de vôo do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), é a construção de uma ligação rápida entre Campinas e a capital paulista, distante 99 quilômetros. A melhor solução seria um trem-bala, o que esbarra em planejamento e custos altos.

Para o economista e consultor de transporte aéreo Paulo Sampaio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) precisa pensar urgentemente num plano para desviar das rotas a fim de desafogar Congonhas, especialmente num ano em que a pista estará em obras.

- É preciso remanejar as linhas para sempre. Congonhas tem de ser um aeroporto para vôos curtos, de até uma hora e meia, e Guarulhos, um terminal para rotas longas. As companhias ainda precisam criar mais vôos sem escalas, além de reativar o Galeão como centro de radiação - analisa.

O desvio das rotas de São Paulo, entretanto, esbarra nos planos comerciais das companhias aéreas, que preferem pousar em Congonhas porque podem voar com aviões mais cheios.

- As companhias têm liberdade para decidir onde vão voar. Temos que conjugar o desejo de novos hubs com a realidade econômica - diz Milton Zuanazzi, presidente da Anac.

fonte: jornal "Zero Hora" 11 fev 2007

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade