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TAM perde espaço para Azul e Avianca em 2013


fyoshida

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São Paulo – A TAM, maior companhia aérea do Brasil, perdeu quase três pontos percentuais de participação de mercado em 2013, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Embora tenha permanecido na liderança, a TAM fechou o ano com 40,16% de market share, sendo que, em 2012, a companhia detinha 43,14% do mercado.

O ano de 2013 também evidenciou um leve crescimento das empresas Azul Trip e Avianca na participação de mercado, em relação ao mesmo período do ano anterior. As companhias conquistaram 1,7% e 1,53%, respectivamente.

Já a GOL encerrou 2013 com 35,63%, número praticamente estável com relação ao ano anterior.

De acordo com a Abear, juntas, as companhias produziram 87,6 bilhões de RPKs – número de passageiros pagantes a bordo - no mercado aéreo doméstico brasileiro em 2013, uma alta de 6,5% no acumulado de 2012.

Números mensais e anuais

Para Adalberto Febeliano, consultor-técnico da Abear, o segundo semestre recuperou o fraco desempenho do primeiro e deu forças ao setor aéreo em 2013.

“Esse foi mais um ano de comportamento típico para o setor aéreo nacional, com meses de janeiro, julho e dezembro apresentando um tráfego forte. O primeiro semestre foi um pouco mais fraco que o normal, mas o segundo semestre foi de recuperação”, afirmou o especialista, por meio de comunicado.

O número de passageiros também aumentou: foram quase 600 000, 8,8% a mais que em 2012.

Veja, a seguir, o desempenho das principais companhias aéreas no país em 2013:

Acumulado de 2013 TAM GOL Azul Avianca Trip Oferta de assentos 44.110.364 44.110.364 14.440.620 7.705.043 4.441.291 Demanda de passageiros 35.182.352 31.218.979 11.563.609 6.306.075 3.343.508 Taxa de ocupação 79,34% 70,77% 80,08% 81,84% 75,28% Participação de mercado 40,16% 35,63% 13,20% 7,20% 3,82% Acumulado de 2012 TAM GOL Azul Avianca Trip Oferta de assentos 48.225.959 41.884.486 10.998.452 5.871.538 5.721.144 Demanda de passageiros 35.479.930 29.493.109 8.715.95 4.660.225 3.888.904 Taxa de ocupação 73,57 70,42% 79,25% 79,37% 67,97% Participação de mercado 43,14% 35,86% 10,60% 5,67% 4,73%

por Paula Bezerra, do Exame.com
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Srs,

Os números estão errados. O mesmo não inclui a Webjet (a ervilha empresa da G3) na análise o acaba por distorcer completamente a base de dados.

 

Basta verificar o site da ANAC no acumulado de JAN - NOV/13 e verificar os números consolidados.

2012 ajustado % 2013 %
AVIANCA 5,25 7,15
AZUL e trip 14,44 16,94
GOL + WEB 39,12 35,19
TAM 40,5 40,09

 

 

http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/DemandaeOferta.asp

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Ao que parece, em contradição aos números apresentados na reportagem, nesta consolidação dos números da Anac ( jan a nov 2013 ), em comparação ao exercício anterior ( 2012 ), a Gol apresenta uma queda superior a 10 %, a TAM permaneceu praticamente estável .

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Os gráficos são contundentes. TAM e GOL, especialmente a TAM esta perdendo mercado para as emergentes Azul e Avianca. Muito provavelmente a TAM perde a liderança no quesito share(doméstico) até o mês de maio, depois empata de novo com a GOL e seguem cabeça a cabeça até o fim do ano. A Azul deve encerrar 2014 com share de 29%.

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Os gráficos são contundentes. TAM e GOL, especialmente a TAM esta perdendo mercado para as emergentes Azul e Avianca. Muito provavelmente a TAM perde a liderança no quesito share(doméstico) até o mês de maio, depois empata de novo com a GOL e seguem cabeça a cabeça até o fim do ano. A Azul deve encerrar 2014 com share de 29%.

 

é erro dizer que a TAM está perdendo mercado, se a participação estive caindo E a ocupação também, OK, mas não é o que ocorre - pelo contrário a ocupação tem aumentado.

 

A Azul e a Avianca estão colocando oferta, fazendo o mercado crescer - ninguém está "perdendo" mercado, apenas o bolo está crescendo.

 

e Já diziam tempo atrás que a Azul iria fechar 2013 com 20%...

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Os números da ANAC são claros.

 

Mesmo não incluindo o mês de dezembro, que por sinal eu já tenho os dados, a participação da TAM no mercado doméstico permanece inalterada em 2013 com relação a 2012.

 

Apesar da menor oferta a empresa compensou ou melhor manteve sua participação com aumento da ocupação de suas aeronaves no acumulado até dezembro em quase 7 p.p. Portanto manteve sua participação de mercado. Share acima dos 40%.

 

Ocorre que a participação da Webjet ( fechada/absorvida pela G3 em 2012 ) foi distribuída entre a AVB e AZ. São aproximadamente 5% de share do mercado onde houve a referida migração de mercado.

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é erro dizer que a TAM está perdendo mercado, se a participação estive caindo E a ocupação também, OK, mas não é o que ocorre - pelo contrário a ocupação tem aumentado.

 

A Azul e a Avianca estão colocando oferta, fazendo o mercado crescer - ninguém está "perdendo" mercado, apenas o bolo está crescendo.

 

e Já diziam tempo atrás que a Azul iria fechar 2013 com 20%...

 

É isso ai, concordo. E acho dificil a Azul chegar a 29 % até DEZ/14. Bem dificil.

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