Jump to content

Cláudia Sender comenta recorde de ocupação da Tam

PP-CJC

Recommended Posts

Boa noite amigos Forenses.

Cláudia Sender comenta recorde de ocupação da Tam

A Tam obteve taxa de ocupação média recorde de 79,3% em voos domésticos operados em 2013, de acordo com os dados divulgados hoje (4/2) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A marca é a melhor média anual já registrada pela empresa em 37 anos e está acima da média do setor em 2013, de 76%; Também representa um avanço de seis pontos percentuais sobre a taxa de ocupação de 73,6%, obtida pela Tam em 2012.

“Este número reflete o sucesso da estratégia que iniciamos no último ano e é o resultado direto do ajuste preciso na nossa oferta de assentos para o mercado doméstico brasileiro”, afirmou Claudia Sender, presidente da Tam Linhas Aéreas. “Estamos satisfeitos porque fomos mais eficientes em 2013, atendendo à demanda real e oferecendo voos com preços acessíveis”. A Tam cortou sua oferta em cerca de 8% no ano passado, mais que os 3% do mercado.

Em rotas para o Exterior, a Tam também registrou em 2013 uma taxa de ocupação alta, de 80%. Ainda de acordo com os dados da Anac para 2013, a Tam manteve a liderança de mercado no Brasil, tanto nas rotas operadas no País quanto no exterior, com 40% e 87% de participação, respectivamente.

A Tam operou uma média de 800 voos diários em 2013, quando 40% de todas as suas passagens aéreas domésticas foram comercializadas por menos de R$ 200.

Fonte – Panrotas - Publicada em 04/02/2014 19h24

Abraços

PP-CJC

Embora o,share da Tam em 2013 foi de 40%'vale ressaltar que a!Cia perdeu muito share e,ficou em apenas 37% em dezembro,participacao igual a da Gol,que,subiu para este patamar,embora tenha ficado com ocupações inferiores a da Tam.

Será que finalmente em 2014 algumas rotas receberão,oferta adicional da Tam,seja pela troca de aeronaves,A319 por A320 e rotas com A320 por A321?

87% de participação no internacional? Não creio.. Só se for apenas dentre as brasileiras. Matéria tendenciosa.

Em rotas para o Exterior, a Tam também registrou em 2013 uma taxa de ocupação alta, de 80%. Ainda de acordo com os dados da Anac para 2013, a Tam manteve a liderança de mercado no Brasil, tanto nas rotas operadas no País quanto no exterior, com 40% e 87% de participação, respectivamente.

Ainda assim, "liderança de mercado no Brasil" não especifica "apenas dentre as brasileiras". "liderança de mercado no Brasil" dá a entender todo o mercado Brasil-Brasil e Brasil-Exterior, o que incluiria as estrangeiras.

Em se tratando de um release interno, faria sentido deixar o texto como está, mas como foi publicado numa mídia independente, caberia um adendo dessa mídia especificando o que não está claro.

Não estou criticando a TAM, pelo o contrário, ter 87% de share entre as brasileiras é um feito, estou criticando o portal que divulgou a notícia.

Não estou criticando a TAM, pelo o contrário, ter 87% de share entre as brasileiras é um feito, estou criticando o portal que divulgou a notícia.

O portal apenas publicou o que a Anac pública todo mês,ela só tem dados das cias nacionais,nunca as exptrangeiras entram nos dados

1bgw.jpg

Como se load factor significasse alguma coisa... Apenas market share, estrategia esta da vermelhinha...

Sent from my iPad using Tapatalk

fry-not-sure-if.jpg

ainda não consegui perceber se você está trollando ou se realmente está falando sério...

Serio meu amigo.. Load factor por si so nao significa coisa alguma

significa capacidade de gerar receita.

Vamos ver o resultado financeiro. Não adianta encher o avião e continuar perdendo tanto ou mais dinheiro do que quando tinha 70% de ocupação, e mesmo estar longe de quando se tinha uma malha mais equilibrada, aviões mais confortáveis ao passageiro e mesmo assim o azul reinava no balanço.

Vamos ver o resultado financeiro. Não adianta encher o avião e continuar perdendo tanto ou mais dinheiro do que quando tinha 70% de ocupação, e mesmo estar longe de quando se tinha uma malha mais equilibrada, aviões mais confortáveis ao passageiro e mesmo assim o azul reinava no balanço.

época de baixa ocupação não existia teoricamente concorrencia. tanto é que as duas tinham ganhos maravilhosos com ocupações em 60-65%.

se perde dinheiro com 80% do avião cheio, tem de rever e muito o negócio, pq é um atestado de ingerência.

Omykron, E como se perde dinheiro com ocupacoes ate de 90%... Te garanto....varios casos....pra matar a concorrencia, uma laranjinha fez isso em campinas... Voo ja decolava com resultado operacional negativo... Mercados para garantir slot em sdu, tinhas altas ocupacoes mas pessimos yields... Existem diversas estrstegias... Cada uma toma sua decisao e vai ate aonde aguenta...

você está pregando que ações pontuais contra a concorrência é uma prática generalizada das empresas?

que o avião atual é grande de mais para os destinos operados pela empresa isso ninguém duvida. mas dumping generalizado?

alias, a concentração de mercado e praticas desleais que se viu de 2006 a 2010 não teriam chão em um país mais sério. Todo mundo lembra do que a gol fez com a rico em CZS. com aval do governo ainda por cima

Omykron, E como se perde dinheiro com ocupacoes ate de 90%... Te garanto....varios casos....pra matar a concorrencia, uma laranjinha fez isso em campinas... Voo ja decolava com resultado operacional negativo... Mercados para garantir slot em sdu, tinhas altas ocupacoes mas pessimos yields... Existem diversas estrstegias... Cada uma toma sua decisao e vai ate aonde aguenta...

Achar que uma cia aérea tem um pensamento tão simples é inocencia, chamar ela de ingerente em virtude disto também o é.

Não...não somos tão espertos e eles não são tão despreparados.

Bom, falo porque fazia muito disso em uma dessas. Acho que vcs precisam rever seus conceitos de revenue management... Quanto acoes pontuais, nao, nao chamaria taticas como essas em dicersos mercados com mais de um ano de duracao..dumping? Nao se trata de dumping...

Exato lip.. Omykron, de nada adianta load com yield baixo...

Mas quem disse que o yield está mais baixo?

Segundo o Relatório de resultados do 3T13 da LATAM, na 1a. página (não consegui copiar - aí vai minha tradução): A operação doméstica da TAM no Brasil reflete o sucesso na "virada" implementada no último ano, com um incremento no RASK de 19% (em Reais) no 3T13 comparado ao 3T12, graças as saudáveis taxas de ocupação de 81,6% bem como incrementos no yield. Junto com as iniciativas já tomadas de redução de custos, isto tem levado a uma substancial melhoria na rentabilidade das operações domésticas da TAM.

Essa eu não entendi Lipe - vc sempre foi um dos maiores críticos do "excesso de oferta" no mercado, agora vc critica a TAM por causa dos mais de 80% de ocupação?

Cfe coloquei acima, a LATAM afiram que a rentabilidade da malha doméstica da TAM melhorou sensivelmente.

Se ela ganhava mais dinheiro em outros tempos, bom, eram "outros tempos" - menos concorrência (da Azul e Avianca principalmente), outras tarifas, outros salários, outro preço do petróleo, do dólar, etc.

A média de ocupação na casa dos 80% é mundial - todas as companhias buscam isso ou até mais (e teve uma reportagem da CAPA sobre isso). As companhias americanas tem conseguido uma média ainda superior, basta ver os resultados divulgados por elas...

Ninguém disse que o yield esta baixo meu amigo. Leia corretamente. Apenas falamos que a notícia informada apenas através de um indicador de performance de load factor não significa nada. A análise é feita por diversos indicadores. Ocupação por si só não representa nada, Essa foi a questão. Se tiveram alto load através de um yield maior que o praticado com R.O positivo, excelente então...

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

Ninguém disse que o yield esta baixo meu amigo. Leia corretamente. Apenas falamos que a notícia informada apenas através de um indicador de performance de load factor não significa nada. A análise é feita por diversos indicadores. Ocupação por si só não representa nada, Essa foi a questão. Se tiveram alto load através de um yield maior que o praticado com R.O positivo, excelente então...

Cara, eu "quotei" o seu post, que é o de #13 nesse tópico...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade