Jump to content

Cai avião agrícola no Pará; piloto morre


jambock

Recommended Posts

Meus prezados:
44b459648b048b9afabb2e53064d0a5b.jpg

Polícia apura se houve homicídio culposo em queda de avião no Pará
A Polícia Civil abriu nesta sexta-feira (15) inquérito policial e solicitou perícias no local onde ocorreu a queda de um avião pulverizador de pastagens, em meio à mata, na zona rural de Floresta do Araguaia, sul do Pará.

A polícia vai apurar se houve homicídio culposo, ou seja, se a queda foi motivada por falha humana ou foi provocado. Para tanto, o laudo pericial é que vai apontar a causa da queda do aparelho.

O acidente ocorreu na terça-feira (11) e o corpo do piloto, Sernai Giansante, 55 anos, natural da cidade de Primeiro de Maio, no Paraná, único a bordo do aparelho, foi encontrado na quinta (13) e removido para passar por exames periciais.

Informações iniciais dão conta de que a queda ocorreu quando o avião sobrevoava uma área de mata entre Floresta do Araguaia e Conceição do Araguaia. O delegado Antônio Miranda, titular da Superintendência Regional do Araguaia Paraense, informou que o avião seria de uma empresa de Redenção que presta serviços de pulverização de pastagens. "Trata-se de um avião agrícola, que era usado para espalhar veneno para combater pestes na lavoura", detalha.

Desde terça-feira passada, o aparelho era procurado na região com auxílio de um helicóptero do Sistema de Segurança Pública e da empresa responsável pelo avião. Estiveram no local da queda policiais civis da Delegacia de Conceição do Araguaia, comandados pelo delegado Marcus Camargo. As investigações sobre a queda do aparelho ficarão a cargo de agentes do Serviço Regional de Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), vinculado ao Ministério da Aeronáutica.
Fonte: CBN (PR) via CECOMSAER 15 mar 2014

Link to comment
Share on other sites

provavelmente com a forte desaceleraçao o piloto foi jogado violentamente contra o painel da maquina.

Prezado sinico.aeronauta:

O piloto agrícola não usa cinto de quatro pontos?

Se, além de cinto, a aeronave fosse equipada com air bag de tronco e de joelhos, creio que as probabilidades de sobrevivência seriam maiores...

Link to comment
Share on other sites

prezado jambo,

 

em teoria sim, mas olha de novo a foto, o aviador parece ter padecido sem ter as cinturas.

ele praticamente parece que bateu contra o painel.

 

(mas posso estar errado).

 

abraço!

Link to comment
Share on other sites

Olha desconsiderando a ação da deseceleração no organismo, mas focando no impacto, não seria viável desenvolver uma cabine com airbags em pontos estratégicos? Não sei como ficaria a questão da mobilidade do piloto em vôo, mas e aqueles capacetes com colete cervical que pilotos da F1 usam? Não seria interessante regular esses equipamentos de proteção? É uma atividade de alto risco e da notar que cai um agrícola na razão de um por mês no interior. Posso estar equivocado, mas está na hora de alterarem o regulamento para operação e certificação de aeronaves agrícolas.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade