Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Led.737

Navegação VFR de 2.500 NM

Recommended Posts

Olá pessoal!!

Eu e um amigo estamos planejando fazer um voo ao redor do centro-oeste brasileiro, com a intenção de conhecermos alguns dos lugares mais bonitos do nosso país.

Este meu amigo possuí um RV-6A, muito bem cuidado e mantido, e já tive a oportunidade de voar com ele algumas vezes, e a ideia de viajarmos pelo Brasil sempre esteve em nossa mente, e agora, em maio, iremos realizar este nosso desejo!!

Portanto, gostaria de compartilhar com vocês e, principalmente, pedir a ajuda, sugestões e comentários para esta viagem:

Iremos decolar de Americana (SDAI) e fazer os seguintes trechos:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1ª ETAPA:

SDAI (Americana) -> SNPD (Patos de Minas) - 250 NM - 1:55 hs (ABASTECIMENTO);

SNPD (Patos de minas) -> SNGI (Guanambi) - 355 NM - 2:43 hs (ABASTECIMENTO);

SNGI (Guanambi) -> SBLE (Chap. Diamantina) - 135 NM - 1:02 hs*.

Total: 740 Nm - 5:41 hs de voo

Iremos ficar um ou dois dias conhecendo as belezas da Chapada

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª ETAPA:

SBLE (Chap. Diamantina)-> SNDH (ABA/Barreiras) - 212 NM - 1:42 hs (ABASTECIMENTO);

SNDH (ABA/Barreiras) -> SWIQ (Minaçu) - 204 NM - 1:34 hs (ABASTECIMENTO)*;

SWIQ (Minaçu) -> SBBW (Barra do Garças) - 280 NM - 2:09 hs (ABASTECIMENTO)*;

SBBW (Barra do Garças) -> SBCY (Cuiabá) - 206 NM - 1:35 hs.

Total: 911 NM - 7:00 hs de voo

Em Cuiabá pegaremos um ônibus para a Chamada dos Guimarães, onde também ficaremos um ou dois dias para conhecer a região...

3ª ETAPA:

SBCY (Cuiabá) -> SSKG (Est. Sta. Maria) - 301 NM - 2:18 hs (ABASTECIMENTO);

SSKG (Est. Sta. Maria) -> SBDB (Bonito) - 116 NM - 0:53 hs *

Total: 417 NM - 3:12 hs de voo

Irermos ficar um ou dois dias em Bonito também, passeando por lá!!

4ª ETAPA:

SBDB (Bonito) -> SBDN (Pres. Prudente) - 287 NM - 2:12 hs (ABASTECIMENTO).

SBDN (Pres. Prudente) -> SDAI (Americana) - 233 NM - 1:47 hs.

Total: 520 NM - 4:00 hs de voo

* Pernas que ainda não definimos aeródromos de Alternativa aceitáveis (com hangaragem e abastecimento)

TOTAL GERAL:

2.588 NM :rulez:

19:54 Hs de voo

Preview da rota:

Semtiacutetulo_zpsd421905b.jpg

Reservamos entre 10 e 15 dias para fazer esta viagem, sabendo que pode aumentar, caso a gente decida fazer paradas maiores nos destinos, ou até mesmo parar para descansar ou esperar alguma condição metereológica por mais tempo.

As pernas ainda não estão 100% definidas. Ou seja, agradeço de puderem dar sugestões e opiniões.

Optamos por algumas pernas mais curtas, para não ficarmos muito cansados, e não voarmos muito tempo em regiões onde não há tanto AVGAS disponível...

Também agradeceria bastante se o pessoal que tem conhecimento de voo nestas regiões pudesse passar algumas informações e dicas.

Por fim, também agradeço se alguém tiver sugestão de pousadas/hotéis e passeios nas Chapadas da Diamantina e Guimarães, e também em Bonito....

Enfim, estamos planejando a viagem cuidadosamente, e quanto mais informação/opinião, melhor será!

Abraços!

Que sonho hein...

Aconselho a fazer um também pelo sul do país... :cool:

*Não esquece a camera!

Será muito bom ir acompanhando estes voos com fotos e relatos.

Não sei ainda se será logo ou daqui a um tempo... Mas estou planejando fazer algo parecido, porém transladando algumas aeronaves. Sem mais detalhes por enquanto... vamos aguardar.

Caro Led.737,

Voo bastante no Centro Oeste de Caravan, poderei te ajudar com algumas dicas.

Esteja muito atento ao corredor de umidade que costuma se formar no sul do Estado de MT e no Estado de MS, influenciado pelas atuações de frentes frias. Essa umidade vem da Amazônia e, associado com a umidade presente no Pantanal satura a atmosfera, e ao final de dias muito quentes você tem a formação de CB isolados de forma muito rápida. Muitas vezes esses CBs isolados são numerosos, o que pode provocar grandes desvios de rota. Nesse caso, combustível a mais te deixará mais tranquilo para avaliar para onde desviar/alternar. Com a chegada do inverno esse corredor tende a desaparecer e atmosfera nessa região vai ficando mais seca.

De Cuiabá para Campo Grande você terá poucos aeródromos disponíveis para alternar em rota, talvez somente SSCI. Porém, como você voará VFR, fique atento as pistas de fazendas: em uma emergência eles poderão te salvar. Também nesta rota, nos níveis mais baixos você deverá encontrar ventos de cauda.

Que eu me lembre agora é somente isso. Caso você tenha mais perguntas, e eu souber, avise que tento ajudar.

Abraços e boa missão.

DEL

Obrigado a todos que responderam aqui por enquanto.

Já temos três GoPros garantidas!! Estou filmando até as reuniões de planejamento que estamos fazendo!

Espero conseguir fazer um vídeo à altura!!

Será muito bom ir acompanhando estes voos com fotos e relatos.

Não sei ainda se será logo ou daqui a um tempo... Mas estou planejando fazer algo parecido, porém transladando algumas aeronaves. Sem mais detalhes por enquanto... vamos aguardar.

Uma as coisas que eu tenho vontade de fazer são esses voos de traslado!! Deve ser muito interessante!! Ainda mais se for máquina novinha em folha!!

DEL,

Muito obrigado pelas dicas!!

Uma das coisas que ainda estão pendentes no nosso planejamento, realmente, é a questão dos níveis que vamos em cada perna!! Vamos definir isso com base nas cartas de ventos predominantes, e seu conselho veio em boa hora!

Quanto à alternativas na região do MT e MS, já sabia, e analisando as cartas, vi que ali existem milhares de fazendas, e tenho conhecimento que muitas possuem pistas melhores que os AD públicos (os fazendeiros não querem as máquinas milionárias deles em pista de terra)...

Vou separar algumas "estratégicas" e fazer contato com algum responsável, só para ter na mão caso algo mais sério ocorra!!

Quanto à sua sugestão de SSCI: sabe dizer se há abastecimento lá?? Não cheguei a ligar para ninguém lá ainda, mas no Rotaer não consta!

Obrigado pela ajuda!!

Muito legal sua navegação, recomendo também, fazer uma via litoral até Fortaleza-CE, é muito bom também. Um amigo meu me chamou pra fazer BRA-EUA no avião experimental dele, já estou traçando a navegação e vendo quais equipamentos tenho que ter no avião, documentos, etc.

De vez presidente prudente porque nao tupi paulista.

Tem fuel la.....Da pra dar uma livrada nas taxas de sbdn

Ha mais uma coisa....cria hum canal no you tube e poe todo o material desde a reuniao aos voos fotos dos lugares bonitos sem corte...Ha e boa lua de mel kkkkkk brincadeira

Muito legal sua navegação, recomendo também, fazer uma via litoral até Fortaleza-CE, é muito bom também. Um amigo meu me chamou pra fazer BRA-EUA no avião experimental dele, já estou traçando a navegação e vendo quais equipamentos tenho que ter no avião, documentos, etc.

Iremos fazer uma pelo litoral sim!! Provavelmente ano que vem!! Tem a versão para irmos para o Sul também, conforme sugerido pelo Brunoo mais acima!

Ir para os EUA deve ser TOP também!! Mais um sonho na minha lista!!

De vez presidente prudente porque nao tupi paulista.

Tem fuel la.....Da pra dar uma livrada nas taxas de sbdn

Hum....

Pode ser também!! Irei sugerir isso na próxima reunião que tivermos!! Apesar de que eu e ele já estamos mais acostumados a operar em Pres. Prudente, mas vamos analisar essa opção também!

Ha mais uma coisa....cria hum canal no you tube e poe todo o material desde a reuniao aos voos fotos dos lugares bonitos sem corte...Ha e boa lua de mel kkkkkk brincadeira

Opa!! Estou gravando as reuniões sim, e o canal no YouTube já existe (tem alguns vídeos meus lá), e a aventura será postada:

https://www.youtube.com/user/ledzsx/

Pessoal,

Precisamos, urgente, de uma alternativa viável para Cuiabá (SBCY), que possa atender a gente com AVGAS e estadia!

Haviam sugerido SJCY, mas o AD está fechado.... Alguém tem alguma sugestão?

Abraços e obrigado pelas dicas!!

• Create New...

Important Information