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andrematiolli

Diário de Bordo

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Olá Cmtes!

 

Apenas por curiosidade, como vocês preenchem o TTV no diário?

Muita gente utiliza da decolagem ao pouso, outros do acionamento ao corte.

 

Na IAC 3151 (http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3151.pdf) menciona:

Período compreendido entre o início do deslocamento, quando se tratar de aeronaves de asa fixa, ou
entre a partida dos motores, quando se tratar de aeronaves de asa rotativa, em ambos os casos com o
objetivo de decolar, até o momento em que, respectivamente, imobiliza-se a aeronave ou se efetue o
corte do(s) seu(s) motor(es) ao término do vôo (calço-a-calço).
Opero asa fixa e utilizo do acionamento ao corte (que dá praticamente calço a calço).
Abraços,
André

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Opa...

 

 

Aqui e preenchido os 4 campos...

 

Part...Dec...Pouso...Corte.

 

A lembrando que diário de bordo e horário Z.

 

Abraços

 

Lopes

 

 

Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

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Oi Lopes! Sim..4 campos part.dec.pouso.corte.

 

Porém a pergunta é sobre a contagem do total, já vi bastante gente ignorando o tempo de solo e contando o total somente entre decolagem e pouso.

 

Exemplo:
Acionamento: 14:00
Decolagem: 14:20
Pouso: 15:50

Corte: 16:00

 

O correto seria 2.0 (seguindo a IAC 3151) algumas pessoas desconsideram esses 30', deixando 1.5 como total.

Ao meu ver, mesmo em solo, baixa rotação, o motor está girando, o óleo esta correndo...deve ser contado, mas ai vai de cada operação.

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André

 

Leve em consideração que no solo mesmo vc estando com o motor funcionando e comendo óleo.

 

A sua rotação e bem inferior a do vôo em si.

 

Por isto que boa parte lança somente a decolagem e o pouso.

 

Com isto vc trabalha junto com o orimetro pois o mesmo só conta a partir de 60 kt

 

Vc trabalhando desta forma vc faz a aeronave entrar para a manutenção mais cedo sem necessidade.

 

Vai de operador para operador também e do manual do motor.

 

Mas o mais convencional de lançar somente a horas voadas.

 

Qualquer coisa fica a vontade para dar o grito.

 

Abraços

 

Lopes

 

 

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Se você está com motor acionado e colide com outra aeronave no taxi e considerado acidente pois havia intenção de voo, porque não contaria a partir do acionamento? Esse só foi um exemplo para ilustrar que SIM a partir do momento que está girando o motor conta hora de voo, eu voei na amazonaves neste período em que a ANAC interditou a empresa e este foi um dos pontos que a ANAC exigiu mudanças, hora de voo a partir do acionamento até a parada total dos motores.

 

 

De algum lugar usando esse Tapatalk

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Valeu por este exemplo full.

 

Entao se a anac for fazer rampa e verificar no diário que a galera lança somente as horas, caneta vai comer solta.

 

Abraços

 

Lopes

 

 

Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

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Pelo que sei e pratico, tem os capos de acn, tkf, lng e crt, mas na soma é sempre da Tkf ao Lng, inclusive com o horimetro acionando somente dps das 60kts conforme disse o Lopes, mas acredito que varia de piloto pra piloto.

Oque vi outro dia e fiquei em duvida foi, a pessoa lancando no campo DIURNO o perido do ACN ao corte, e o TOTAL, da tkf ao Lng, isso seria incorreto nao é? A soma entre Diurno e Noturno tem de ser igual ao Total, pelo que sei.

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CAPÍTULO 12 – DADOS OFICIAIS PARA REGISTRO DE HORAS DE VÔO DAS AERONAVES

A partir da efetivação desta IAC, os dados oficiais para registro de horas de vôo das aeronaves (decolagem e pouso) serão as horas constantes dos seus respectivos Diários de Bordo, através das páginas devidamente assinadas.

 

CAPÍTULO 13 – DADOS OFICIAIS PARA REGISTRO DE HORAS DE VÔO DOS TRIPULANTES

A partir da efetivação desta IAC, os dados oficiais para registro de horas de vôo (calço-a-calço) e de jornada dos tripulantes das aeronaves serão as horas constantes dos respectivos Diários de Bordo, através das páginas devidamente assinadas.

 

O campo TOT tempo total de voo você deverá lançar acionamento e corte, esse total 2.0 do seu exemplo, é o tempo que você utilizará para lançar na sua CIV tambem lembrando que O diária de bordo é um documento que registra os dados da aeronave e de seus tripulantes o diário é um documento.

Para efeitos de manutenção a soma será dos campos decolagem e pouso ou seja quando você somar as horas da aeronave somará 1.5 no total para efeitos de manutenção. Ou seja para efeitos de manutenção só conta da decolagem ao pouso.

 

 

Att,

 

 

 

 

Oi Lopes! Sim..4 campos part.dec.pouso.corte.

 

Porém a pergunta é sobre a contagem do total, já vi bastante gente ignorando o tempo de solo e contando o total somente entre decolagem e pouso.

 

Exemplo:

Acionamento: 14:00

Decolagem: 14:20

Pouso: 15:50

Corte: 16:00

 

O correto seria 2.0 (seguindo a IAC 3151) algumas pessoas desconsideram esses 30', deixando 1.5 como total.

Ao meu ver, mesmo em solo, baixa rotação, o motor está girando, o óleo esta correndo...deve ser contado, mas ai vai de cada operação.

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CAPÍTULO 12 – DADOS OFICIAIS PARA REGISTRO DE HORAS DE VÔO DAS AERONAVES

A partir da efetivação desta IAC, os dados oficiais para registro de horas de vôo das aeronaves (decolagem e pouso) serão as horas constantes dos seus respectivos Diários de Bordo, através das páginas devidamente assinadas.

 

CAPÍTULO 13 – DADOS OFICIAIS PARA REGISTRO DE HORAS DE VÔO DOS TRIPULANTES

A partir da efetivação desta IAC, os dados oficiais para registro de horas de vôo (calço-a-calço) e de jornada dos tripulantes das aeronaves serão as horas constantes dos respectivos Diários de Bordo, através das páginas devidamente assinadas.

 

O campo TOT tempo total de voo você deverá lançar acionamento e corte, esse total 2.0 do seu exemplo, é o tempo que você utilizará para lançar na sua CIV tambem lembrando que O diária de bordo é um documento que registra os dados da aeronave e de seus tripulantes o diário é um documento.

Para efeitos de manutenção a soma será dos campos decolagem e pouso ou seja quando você somar as horas da aeronave somará 1.5 no total para efeitos de manutenção. Ou seja para efeitos de manutenção só conta da decolagem ao pouso.

 

 

Att,

 

 

 

 

Ola Mak,

 

Mas neste caso teria de ter 2 campos TOT, uma para ser considerado para manutenção e outro para contagem de horas.

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Terei de dar um flood aqui pois não consigo editar o post acima.

Se esta na IAC, ok...o correto então seria mencionar em TOT de calço a calço, e um controle paralelo de decolagem e pouso para efeito de manutenção.

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Terei de dar um flood aqui pois não consigo editar o post acima.

Se esta na IAC, ok...o correto então seria mencionar em TOT de calço a calço, e um controle paralelo de decolagem e pouso para efeito de manutenção.

Isso o TOT é calço a calço, pois o diário é um documento que registra todas as ocorrências a bordo horas de trip, ou outras coisas como morte nascimento a diferença que na hora de somar as horas para mnt você considera as horas de dep e arr, se a sua aeronave é TPP você pode confeccionar um diário com dois TOT para facilitar seus cálculos de Mnt, e usar sem problemas. Caso ela seja Tpx o novo diário deve constar nos anexos do MGO e ser aprovado pela Anac e aí começar a ser usado.

Você mostrou uma preocupação com relação ao lançamento de horas de manutenção devido o motor estar ligado girando e tal... Porém mesmo girando por se tratar de baixa rotação a "agreçao" ao motor é mínima por isso desconsiderada para efeitos de manutenção, tanto é que aeronaves que dispõe de horimetros geralmente tem restrições para o inicio de sua contagem.

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