Jump to content

Azul irá suspender voos em duas cidades do AM a partir deste mês


PP-FAB

Recommended Posts

Companhia alega falta de perspectivas para investimento em infraestrutura.
Segundo Governo Federal, há previsão de obras nos dois aeroportos.
Do G1 AM

aeroposaopauloolivenca300.jpg
Em São Paulo de Olivença, estrutura do local onde
pousam aeronaves é precária
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que, a partir do dia 12 de maio, irá suspender os voos diretos nas cidades de Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. O Ministério Público Estadual (MPE) informou que vai acionar a empresa. Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), os aeroportos das duas cidades estão incluídos em uma lista para receber investimentos do Governo Federal.
De acordo com a companhia aérea, a os voos deverão parar a partir do dia 12 de maio. "O motivo dessa suspensão se deve à falta de perspectivas em curto prazo para realização de investimentos em infraestrutura aeroportuária, necessários para dar continuidade a uma operação regular seguindo os padrões operacionais da Azul", diz a empresa.
Por meio de nota, a companhia afirmou que "mantém o compromisso com o Amazonas e continuará prestando um serviço de alto nível em oito cidades amazonenses". Segundo a empresa, voos regulares continuam sendo realizados no estado em cidades como Barcelos, Coari, Eirunepé, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Tabatinga. A partir de Manaus, a empresa tem cerca de 35 operações diárias, entre pousos e decolagens, para todas as regiões do país.
saiba mais
Sete cidades do Amazonas voltam a receber voos regulares, diz Anac
Amazonas receberá R$ 838 milhões para investir em 25 aeroportos
Em São Paulo de Olivença, moradores afirmam que os voos já foram suspensos e o cancelamento causou transtornos para 18 passageiros que aguardaram pelo serviço. O comerciante Ditimar Gomes comprou passagem para Manaus na sexta-feira. Depois de esperar por quase uma hora no aeroporto foi informado que o voo havia sido cancelado. Ele viajaria para Manaus a tratamento de saúde. "Cheguei me informaram que não tinha voo. Agora é preciso ir para Tabatinga", disse. O Ministério Público Estadual afirmou que deve solicitar da empresa Azul explicações sobre a suspensão atencipada do serviço aéreo para São Paulo de Olivença.
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) informou, por meio da assessoria de comunicação, que os aeroportos de Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença, estão incluídos no "Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos", lançado em 2012 pelo Governo Federal, e devem receber investimentos. No entanto, as prefeituras ainda não enviaram à SAC estudo de viabilidade técnica. A Secretaria informou ainda que 25 aeroportos no Amazonas devem receber recursos. Somente na Região Norte devem ser investidos cerca de R$ 1,7 bilhão. O G1 tentou contato com as prefeituras das duas cidades para obter informações sobre projetos para investimentos no setor, mas as ligações não foram atendidas.
Já o Governo do Estado informou que, apesar de a responsabilidade da área aeroportuária ser do Governo Federal, o poder estadual tem mantido esforços para colaborar com melhorias para esse setor. Alguns municípios do interior, segundo o governo estadual, estão recebendo melhorias na infraestrutura aeroportuária com a reestruturação de pistas menores.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noti...deste-mes.html

Link to comment
Share on other sites

Que ótimo, segundo esse texto está todo mundo trabalhando para melhorar os aeroportos do interior, mas resultado efetivo ninguém vê.

Link to comment
Share on other sites

É uma lástima uma notícia como esta. Não pelo fato da Azul está cancelando sua operação, mas sim por falta de investimento por parte do governo. Aqui mesmo no Fórum, vimos que anda a passos lentos o programa para incentivo para aviação regional.

Enquanto o governo não toma providências rápidas, notícias como esta serão bem mais frequentes.

 

Pode ter certeza, as operações da Azul nas cidades do meu estado são muito importante, pois ganha-se praticidade e agilidade de locomoção.

Para se ter uma ideia, uma viagem de barco saindo de Manaus para São Paulo de Olivença demora em torno de quatro dias, pois sobe-se o rio.

Espero que esta problemática seja resolvido o quanto antes.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Um ótimo terreno para investimento da MAP (após as melhorias, claro).

Há uma certa rixa entre MAP e Azul, principalmente entre funcionários... rs

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que esses pequenos municípios amazonenses fogem do modelo de negócios da Azul de ligar o interior aos grandes centros. Horários mais focados em O&D e altos preços atrapalham. São municípios com menos de 40 mil habitantes.

 

Daqui a um tempo, a malha da Azul no estado poderá se resumir a Parintins, Tefé e Tabatinga, que, além de mais estruturadas, são cidades polo de suas regiões. O resto ficaria nas mãos da MAP.

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que esses pequenos municípios amazonenses fogem do modelo de negócios da Azul de ligar o interior aos grandes centros. Horários mais focados em O&D e altos preços atrapalham. São municípios com menos de 40 mil habitantes.

 

Daqui a um tempo, a malha da Azul no estado poderá se resumir a Parintins, Tefé e Tabatinga, que, além de mais estruturadas, são cidades polo de suas regiões. O resto ficaria nas mãos da MAP.

 

Bom para mim mesmo é questão de infraestrutura. Quem viu a reportagem que PP-FAB postou da para ver que o aeroporto é pior que uma rodoviária, sem segurança, infraestrutura adequada.

Link to comment
Share on other sites

E simples, nao tem condições, nao vai, mpf que voo? Faz o governo fazer um aeroporto com as condições minimas, e claro que se lamenta pela população, mas nao da, e muita chance para o azar....

Link to comment
Share on other sites

Pior que rodoviária?? Tá sendo até bonzinho no comentário..rs.... rodoviária é luxo perto do que tem por lá.

Operei mto em São Paulo de Olivença e Santa Isabel (Tapuruquara). Em ambos, é comum ver animais próximos a pista, pessoas transitando livremente na pista. Serviço de combate a incêndio não existe.

Na minha opinião, até demorou pra Azul cancelar esses voos. Mããããs, tristeza de uns, alegria de outros: os bandecos dos táxi aéreo vão voar um pouquinho mais agora..hehehe..

Link to comment
Share on other sites

A TRIP fazia estas rotas antes de ser absorvida pela Azul? Ela reclamava também dessa falta de infra-estrutura?

 

Me lembro de ter lido que até o raio x era comprado pela Trip em alguns destinos da Amazônia...

Link to comment
Share on other sites

Estou hoje em Envira, na região Sul do amazonas e já passei por diversos aeroportos do interior amazonense e em todos a história se repete.

 

Infelizmente, de um modo geral, a falta de empenho parte das próprias prefeituras, que não tem interesse nenhum em melhorar a infraestrutura aeroportuária, a não ser de cunho eminentemente eleitoreiro em época de campanha.

 

Para se ter uma ideia, a prefeitura recentemente fez algumas adequações no aeroporto aqui (em época de campanha), porém, passado o interesse eleitoreiro, não deu prosseguimento ao trabalho. Resultado: a pista não tem registro, sequer pedido em andamento).

 

Diante dessas dificuldades, não culpo a Azul, apesar de respeitar opiniões contrárias.

Link to comment
Share on other sites

Sem auxílios

 

Nomeaste vor nem ndb

 

Não existem cartas de aeródromo

 

Nada de papi vasi etc

 

Sem bombeiro

 

Sem raio X

 

Pistas de 1200x18

 

Pássaros gado, pessoas, crianças o tempo todo na pista

 

Sem afis... Tudo na 123.45

 

A pista tem marcas de pessoas que passam... Caminho,,, comforme foto anexa

 

Localidades onde vai de aviao em 2h ou de barco em 30 dias

 

 

Azul certa em cancelar, apenas buscando segurança, quem pensa ser o MP em querer operar lá rs

 

2e9ypa9a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Borges.

 

Acertivo no comentário.

 

Tava demorando pra isto acontecer.

 

Só que vive aqui sabe o que e isto aqui.

 

Quem perde e o Amazonas.

 

E triste mas só que e para o bem.

 

Abraços

 

Lopes Piloto de Selva

 

 

Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Um dia, a HRT/Air Amazonia, quis ser a maior companhia aérea regional do Norte do Brasil, e houve esforços para que Carauari, Tefé e Coari, fossem os primeiros destinos a receberem incentivos, mas não passou de um falsa ilusão, uma vez que o ouro negro, petróleo, não foi encontrado em condições que a empresa esperava.

Link to comment
Share on other sites

A grande verdade é que se todas as empresas tiverem essa coragem, de sair de um aeroporto por falta de condições seguras de operação, deixaríamos de operar em vários aeroportos considerados de médio/grande porte no Brasil. Infelizmente somente assim as coisas são resolvidas no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Estou hoje em Envira, na região Sul do amazonas e já passei por diversos aeroportos do interior amazonense e em todos a história se repete.

 

Infelizmente, de um modo geral, a falta de empenho parte das próprias prefeituras, que não tem interesse nenhum em melhorar a infraestrutura aeroportuária, a não ser de cunho eminentemente eleitoreiro em época de campanha.

 

Para se ter uma ideia, a prefeitura recentemente fez algumas adequações no aeroporto aqui (em época de campanha), porém, passado o interesse eleitoreiro, não deu prosseguimento ao trabalho. Resultado: a pista não tem registro, sequer pedido em andamento).

 

Diante dessas dificuldades, não culpo a Azul, apesar de respeitar opiniões contrárias.

 

Envira e seu único hotel com chão de tábua...kkk... qta nostalgia!

O aeroporto de Envira é uma comédia. Próximo de 17h começa uma grande aglomeração de pessoas próximo ao portão. Deu 17h, julga-se que se deu o por do sol, e o povo invade a pista. A criançada anda de bicicleta, a mulherada usa a pista pra caminhar, e alguns malucos com suas "125 tunadas" ficam sobre a pista, tirando rachas e empinando.

Aí aparece o bandeirante, as 17:15 pra pouso, dá um raso na pista e a galera não sai. O segundo raso foi cortando grama, e mesmo assim o povo limitou-se a permanecer na lateral da pista. Foi pousar e a invasão da pista acontecer de novo.

Depois que fecham o aero, aí vão correndinho pro MPF, dizer que a cidade está abandonada, que isso e aquilo.

Investir em infraestrutura ninguém quer!

Link to comment
Share on other sites

 

Envira e seu único hotel com chão de tábua...kkk... qta nostalgia!

O aeroporto de Envira é uma comédia. Próximo de 17h começa uma grande aglomeração de pessoas próximo ao portão. Deu 17h, julga-se que se deu o por do sol, e o povo invade a pista. A criançada anda de bicicleta, a mulherada usa a pista pra caminhar, e alguns malucos com suas "125 tunadas" ficam sobre a pista, tirando rachas e empinando.

Aí aparece o bandeirante, as 17:15 pra pouso, dá um raso na pista e a galera não sai. O segundo raso foi cortando grama, e mesmo assim o povo limitou-se a permanecer na lateral da pista. Foi pousar e a invasão da pista acontecer de novo.

Depois que fecham o aero, aí vão correndinho pro MPF, dizer que a cidade está abandonada, que isso e aquilo.

Investir em infraestrutura ninguém quer!

 

Nunca vi descrição tão perfeita...

 

Entretanto, no ano passado, cercaram todo o aeroporto, colocaram vigia e fizeram terraplanagem em torno de toda a pista, com vistas a tão sonhada homologação.

 

Todavia, passado o período eleitoral, acabou-se a boa vontade, tanto que sequer formalizaram pedido junto a ANAC. Quase um ano depois, o serviço de terraplanagem já se perdeu (mau feito, para variar) e não duvido que, em breve, retirem também o vigia e o aeroporto volte a se tornar área de lazer.

 

Quanto ao hotel, acho que peguei uma fase melhorzinha, pois já há hotel de alvenaria na cidade (hotel Envira), apesar de chuveiro elétrico ainda ser lenda por aqui... e ainda tenho que esperar até sexta para o meu tão sonhado reencontro com um banho quente.

 

Conhecer o interior do Amazonas é ter a certeza de ter histórias para contar o resto da vida.

 

Bons voos.

Link to comment
Share on other sites

Barcelos último voo programado também para 11/05, depois dessa data não se vende mais passagem para este município. :(

 

Fonte: www.voeazul.com.br

Link to comment
Share on other sites

Acredito que futuramente a Azul vai operar apenas em Tefé (E195), Tabatinga (E195) e Parintins (ATR72-600), as demais que operam ainda com ATR42-500 (Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira) devem ser desativadas.

 

Nos últimos anos, a Azul/Trip fechou/fechará 6 bases no Amazonas, todas operadas pelo ATR42-500.

 

Barcelos

 

São Paulo de Olivença

 

Santa Isabel do Rio Negro

 

Humaitá

 

Lábrea

 

Fonte Boa

 

Carauari

 

Felipe-SBEG

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Pelo que se vê, o foco da Azul são cidades maiores, e essas rotas para cidades pequenas do AM estão sumindo. Não sei se na época da Trip essas rotas davam lucro. Porém é de se lembrar que a Trip teve sorte de nunca ter acontecido um acidente grave nessas cidades sem infra estrutura. Muitas delas nem tem corpo de bombeiros, pista em boas condições ou equipamentos para segurança no terminal. Lembro que até 2007 em AFL os passageiros iam direto para o avião, sem passar por pelo menos um detector de metais. Era muito fácil algum maluco sequestrar um avião.

Link to comment
Share on other sites

Eduardo,

Creio que aí a Azul pode até operar com yield maior que outras rotas, mas sabe-se lá como anda a ocupação desses voos. E a cima deve estar priorizando rotas mais rentáveis, certamente o que não é novidade, e com menor risco de operação.

Da forma que foi mostrada nesses tópico em fotos, aí as coisas estão mais pra Indiana Jones.

Você manter uma base, tripulação, funcionários pra mas 1 vôo diário, cruzando no fim das contas com tarifas e ocupação, deve estar sendo melhor destinar esses recursos pra algo menos arriscado.

 

Sent from my SM-P601 using Tapatalk 4

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade