Jump to content

Fitch vê alavancagem alta da Latam e corta perspectiva para negativa

le1

Recommended Posts

02/05/2014 às 20h19

Fitch vê alavancagem alta da Latam e corta perspectiva para negativa

Por Renato Rostás | Valor

SÃO PAULO - A Fitch decidiu revisar a perspectiva sobre a nota de crédito da Latam Airlines resultado da fusão entre TAM e LAN de estável para negativa. O rating de longo prazo da companhia foi mantido em "BB", segundo melhor patamar de investimento especulativo.

A mudança foi feita por conta da alta alavancagem da empresa frente à concorrência global, explica a agência de classificação de risco. Para a Fitch, as dificuldades do cenário econômico na América Latina vão atrapalhar a estratégia do grupo de aumentar a geração de caixa para reduzir esse índice.

O texto lembra que a relação entre dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing (Ebitdar, na sigla em inglês), que representa a alavancagem, encontra-se em 4,9 vezes, nível muito alto para sua categoria de rating.

Na opinião da Fitch, o plano de investimentos da Latam parece muito ousado dada sua saúde financeira. Apesar disso, a agência reconhece como positivo o fato de a companhia aérea ter cortado em US$ 1 bilhão seu orçamento até 2015. Mesmo assim, o relatório indica que o fluxo de caixa livre ficará comprometido com a perspectiva de alocação de capital.

A empresa iniciou um plano de reestruturação de frota no ano passado, com o qual quer se livrar de aeronaves menos eficientes [do ponto de vista de combustíveis] e realocar aviões dentre seus mercados para otimizar a utilização das unidades, explica a agência.

A Fitch projeta pouco ganho para o grupo neste ano. O Ebitdar, por exemplo, é estimado em alta de 9,5%, para US$ 2,3 bilhões, enquanto o fluxo de caixa melhoraria em apenas US$ 100 milhões. Esse patamar seria insuficiente para reduzir o endividamento de maneira eficiente, completa a agência.

A alteração na perspectiva da nota de crédito da Latam causou a mesma medida para os ratings da TAM Linhas Aéreas e das outras empresas que compõem a holding, informou a Fitch.

http://www.valor.com.br/empresas/3534994/fitch-ve-alavancagem-alta-da-latam-e-corta-perspectiva-para-negativa

Com uma dívida de US 12.8 BILHÕES , e um índice de alavancagem bruta de 6,1 vezes, é compreensível este rebaixamento da agencia.

É que sabe o que acontece?

Os chilenos sabem tudo de aviação! Principalmente em países em que há muita concorrência com o Peru, o Chile, o Ecuador, etc....!

É que sabe o que acontece?

Os chilenos sabem tudo de aviação! Principalmente em países em que há muita concorrência com o Peru, o Chile, o Ecuador, etc....!

E os brasileiros é que sabem?

E os brasileiros é que sabem?

Não sei se sabem, mas que os chilenos não são tudo isso que se fala por aí não são, e a prova vem resultado após resultado! A TAM cada vez mais perdendo o mercado doméstico, encolhendo no internacional, números cada vez piores....

podem entender tudo e aviação do Chile, do Peru, do Equador, aqui no Brasil estão tomando um baile e tenho a leve impressão que na Colombia também!

Tem gente que torce pela falência da empresa... Ridículo.

Enviado daqui pra aí usando esse tal de Tapatalk.

Concordo com vc. Acho isso uma tremenda infantilidade. Parece coisa do primário. Temos que enxergar que estamos todos no mesmo barco furado. Amanhã, fecha uma de cauda vermelha e depois de amanhã uma de cauda laranja, ou vice-versa... E os donos das empresas continuarão ricos, tomando seus uísques e rindo de nossas caras...

Se você estiver se referindo a mim, a única coisa que eu disse é que a LAN não é a salvação para o mundo, como muitos colocam por aqui!

Em nenhum momento coloquei que quero que a empresa quebre, ou torço por isso!

Se você estiver se referindo a mim, a única coisa que eu disse é que a LAN não é a salvação para o mundo, como muitos colocam por aqui!

Em nenhum momento coloquei que quero que a empresa quebre, ou torço por isso!

Se a recuperação vêem de chilenos ou brasileiros na administração, para mim pouco importa, eu quero ver é a empresa crescer, aumentar seus voos, aviões e assim gerar empregos em diversas áreas, não só tenho esse pensamento para a Tam, como desejo o mesmo para as demais.

Fique tranquilo, não dirigi meu post a alguém específico, foi somente meu ponto de vista em relação ao que mencionei acima.

Abs,

A TAM não havia melhorado seus números quando reduziram a oferta? Tudo bem que perdeu market share, mas não melhorou o resultado operacional?

Sim,quando saiu o Tr4 de 2013 foi apresentada uma enorme melhora na Latam graças à melhora dos números da Tam,não à toa que o lucro operacional chegou a mais de 600 milhões de dólares

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade