Jump to content

Avião da TAP embate em ave ao descolar de Brasília e regressa ao aeroporto


lockheed

Recommended Posts

Um avião da TAP que descolou de Brasília ao fim da tarde de quarta-feira com destino a Lisboa, foi forçado a regressar ao aeroporto após um dos motores ter sugado uma ave, informou hoje a transportadora aérea portuguesa.

O avião, que levava 258 passageiros a bordo, sofreu a colisão com a ave durante a descolagem e voltou ao aeroporto cerca de 20 minutos depois.

A companhia aérea informou que o procedimento adotado pelo piloto foi o correto para evitar um acidente.

A sucção da ave por um dos motores provocou danos no avião, que foi encaminhado para reparação. Um novo voo deverá sair de Brasília para Lisboa ainda hoje, mas ainda não há previsão de horário, adiantou a TAP.

Os passageiros residentes em Brasília tiveram o transporte até casa pago pela companhia e os restantes foram alojados num hotel.

 

Noticia em:

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3851425

 

Link to comment
Share on other sites

Vixeee .... Brasília anda "zicando" os A332 da TAP. Primeiro foi a ameaça de arresto por parte da Justiça, depois o poste de iluminação e agora o tal pássaro. Bom ver que o avião estava praticamente lotado, sinal que o efeito AF parece ter passado. Em março a TAP transportou 1.641 passageiros a menos que no mesmo mês do ano passado, sinal claro que os paxs que seguiam de BSB para CDG optaram pela AF, lembrando que a AF voou apenas um dia nesse mês, mas acredito que alguns passageiros optaram por viajar direto nos primeiros voos de abril em vez de voarem em março pela TAP. Apenas uma suposição.

 

Porém agora em maio vejo que os loads estão bem melhores na TAP. Já na AF, é casa cheia nas 3 classes nas duas direções em todos os voos. Logo teremos um aumento de frequencias na rota BSB-CDG e deve ser ainda nesse ano. Não se surpreendam se a AF colocor mais duas frequencias já em setembro.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje foram divulgados os dados de Abril e a TAP cresceu 0,3% em BSB, porém as rotas brasileiras cresceram em média 12,9%. Bom sinal para a TAP e também para o mercado local, que absorveu bem as duas operações. Se considerarmos as duas operações juntas, o crescimento do mercado local foi acima de 50% (acredito que a AF transportou cerca de 6 mil passageiros em abril), e a TAP ficou com aproximadamente 67% do market share, o que na minha visão é um ótimo resultado.

Link to comment
Share on other sites

Vixeee .... Brasília anda "zicando" os A332 da TAP. Primeiro foi a ameaça de arresto por parte da Justiça, depois o poste de iluminação e agora o tal pássaro. Bom ver que o avião estava praticamente lotado, sinal que o efeito AF parece ter passado. Em março a TAP transportou 1.641 passageiros a menos que no mesmo mês do ano passado, sinal claro que os paxs que seguiam de BSB para CDG optaram pela AF, lembrando que a AF voou apenas um dia nesse mês, mas acredito que alguns passageiros optaram por viajar direto nos primeiros voos de abril em vez de voarem em março pela TAP. Apenas uma suposição.

 

Porém agora em maio vejo que os loads estão bem melhores na TAP. Já na AF, é casa cheia nas 3 classes nas duas direções em todos os voos. Logo teremos um aumento de frequencias na rota BSB-CDG e deve ser ainda nesse ano. Não se surpreendam se a AF colocor mais duas frequencias já em setembro.

 

abs

Onde posso ver os dados?

Quanto a março ter tido 1.641 a menos, neste ano a TAP operou BSB-LIS 5x semanais em março. Já março do ano passado não sei. Pode ter a ver. Agora está em 6x semanais .

 

Hoje o CS-TOF veio fazer um segundo BSB-LIS (decolando às 20:45), junto com o CS-TOK que chegou e saiu no horário, à tarde. Se o CS-TON ainda estiver aqui, hoje tivemos 3 TAP em BSB.

 

E confirmo que a AF anda lotada nas três classes. A exceção foi apenas a primeira semana que os CDG-BSB vieram mais vazios, mas no sentido contrário satisfatório. Tô curioso quanto a carga.

Link to comment
Share on other sites

Onde posso ver os dados?

Quanto a março ter tido 1.641 a menos, neste ano a TAP operou BSB-LIS 5x semanais em março. Já março do ano passado não sei. Pode ter a ver. Agora está em 6x semanais .

 

Hoje o CS-TOF veio fazer um segundo BSB-LIS (decolando às 20:45), junto com o CS-TOK que chegou e saiu no horário, à tarde. Se o CS-TON ainda estiver aqui, hoje tivemos 3 TAP em BSB.

 

E confirmo que a AF anda lotada nas três classes. A exceção foi apenas a primeira semana que os CDG-BSB vieram mais vazios, mas no sentido contrário satisfatório. Tô curioso quanto a carga.

 

Brazuca,

 

Não sabia que a TAP havia operado o BSB-LIS 5x semanais em março. Posto isso, o resultado então não foi ruim. Quanto à fonte de dados, entre no seguinte link:

http://routelab.ana.pt/en-US/Airports/Lisbon/Statistics/Pages/default.aspx

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelo link. Tava curioso com o desempenho da TAP em Brasília em abril, com um duplo desafio novo: fim do code-share com a TAM e entrada da Air France*.

Resultado: caiu de 88% em março pra 85% em abril, o que parece surpreendente. Porém, BSB sempre ficava afrente de CNF por poucos números, mas em abril CNF ultrapassou BSB em 4% a mais. Provavelmente também devido ao A343 que tem ido uma ou duas vezes por semana no LIS-CNF.

 

É, parece que o fim do code-share com a TAM não fez nem cócegas na TAP.

 

* lembrando que 3 semanais de 772 equivalem a 5 semanais de A332, a grosso modo.

Link to comment
Share on other sites

Alguém saberia informar a gravidade dos danos sofridos com birdstrike? Penso eu que se a colisão tiver ocorrido com urubus os danos tenham sido consideráveis, pois duas aeronaves que se envolveram em colisões com urubus tiveram que ter seus motores trocados.

Link to comment
Share on other sites

Essas colisões com pássaros são tão comuns aí em BSB? O bom load do TAP seria por causa da parceria com a Gol? O bom desempenho da AF também se deveria por essa parceria?

Link to comment
Share on other sites

Aqui fica o link do audio!

 

http://archive-server.liveatc.net/sbbr/SBBR-App-May-07-2014-2000Z.mp3

 

Peço desculpa e não quero ofender, mas não é muito mais complicado para todos utilizar duas línguas nas comunicações?

 

Dá para ver que só à terceira explicação é que a controladora percebeu e teve que ser dito em português...!

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade