Jump to content
Sign in to follow this  
dudutbrito

Embraer KC-390

Recommended Posts

Não estou aqui defendendo ninguém... mas para estar a dizer isso, caro VCP-SBKP é porque não conhece o Sydy.

Eu não conheço o Sydy pessoalmente, aliás basta ver que um oceano nos separa, mas pelo o que eu conheço o Sydy (virtualmente falando) se ele pudesse contar ele contaria.

Sim na aviação ainda o segredo é a alma do negócio. Basta ver isso nas feiras aeronáuticas... ainda mais falando de projectos militares.

E estando o emprego dele em risco faz muito bem não falar! E se ele diz que em breve a curiosidade vai ser respondida é porque vai mesmo...

Abraço a todos

Verdade...

Aliás, pelos comentários do cidadão, o cara não sabe é nada de nada. Fica fazendo suposições sem saber de nada.

Parabéns a todos. Parabéns a FAB e a Embraer.

Sds,

Ozires

• Like 1

Nobres, ninguém se deu conta de que, independentemente de ser parecido com este ou aquele, do apoio de ‘um’ ou ‘outro’, esse avião, construído na América Latina, por Brasileiros, é o substituto à altura do Hercules C130, um ícone da aviação militar global?

A Boeing não fez, a Airbus, que diga-se de passagem, ao construir seu cargueiro ‘monstro’, demorou uma pá de tempo, e teve seu orçamento, no mínimo, quintuplicado (Nobre Jambock, por favor, confirma?), não fez, a própria Lockheed Martin não fez, enfim, foi no Brasil que a coisa aconteceu.

A propósito, o avião, para mim, é muito bonito, e quando se observa as pessoas ao lado, é possível perceber tratar-se de uma aeronave grande.

Navegador

• Like 1

A Boeing não fez... ...não fez, a própria Lockheed Martin não fez...

Fizeram, mas por N fatores nenhum dos dois foram produzidos!

Eu não sabia da existência desse tópico... desculpe, pessoal.

Sou nova no fórum.

Olá, Ana Raissa.

Seja muito bem-vinda. Apenas reiterando o que o nobre jambok disse, não se preocupe, isso ocorre, já cometi isso algumas vezes.

O mais importante é seu interesse em contribuir com o Fórum.

Bela foto de perfil, afinal, trata-se da única cia aérea que mantém um MD-11 de passageiros, a KLM.

Precisando de algo, disponho.

Aproveite bem este espaço (fórum Contato Radar), pois, assim como eu, irás aprender muito por aqui.

Abraços.

não fez, a própria Lockheed Martin não fez

A Lockheed Martin fez sim, chama-se C-130J/J-30 .. vendeu mais de 300 unidades. Interessante notar, que como mencionado, não apenas a Boeing como a Lockheed, mas a Douglas, Bell, Fairchild, apresentaram opções para a concorrencia AMST da USAF, isso em meados da década de 70. Das cinco, a Boeing e Douglas tiveram suas propostas aprovadas e foram construídos um protótipo de cada, YC-14 e YC-15, que, visualmente/conceitualmente tem grande semelhança com o KC-390.

No final das contas chegaram a conclusão que os aviões seriam caros demais para operar em comparação com o C-130 que deveriam substituir e finalmente foram cancelados os desenvolvimentos. Pouco tempo depois a USAF mudou um pouco sua filosofia de transporte tático x transporte estratégico e disso acabou nascendo o C-17, mas essa já é outra história.

Em relação ao C-130J, o KC-390 tem um ganho de payload de apenas 3,7 toneladas aproximadamente e com certeza muitas forças armadas por ai vão fazer contas para ver o custo x benefício entre os dois, não apenas no aspecto economico, mas diponibilidade de suporte, nível de despachabilidade, etc. Para um avião que nem saiu do chão ainda, o 390 ainda tem que mostrar e provar ao que veio.

Se a Embraer fosse pública, como era antes e muitos partidinhos gostariam que ainda fosse e reclamaram de sua privatização continuaria pequena sem grandes lançamentos.

Parabéns Embraer e calou a boca dos partidos "vermelhos" que meteram o pau no governo Itamar e em FHC por isso.

Apenas uma correção, a Embraer é uma empresa "pública", pois é listada e negociada na bolsa ... não é mais "Estatal", como foi até quase falir. Se continuasse nas mãos do Governo já teria falido há muito tempo ... só para lembra-los, antes de ser privatizada, a Embraer teve um prejuízo maior que o seu faturamento (em números absolutos). Quando trabalhava em um Banco de Investimentos, fui um dos poucos analistas que teve coragem de recomendar "Strong Buy" para essa empresa ... e não me arrependo nem um pouco disso, apesar de ter ouvido muito na época ... alguns meses depois desse relatório a empresa vendeu mais de 300 145 para a Continental .... lavei a alma !!!

• Like 1

Apenas uma correção, a Embraer é uma empresa "pública", pois é listada e negociada na bolsa ... não é mais "Estatal", como foi até quase falir. Se continuasse nas mãos do Governo já teria falido há muito tempo ... só para lembra-los, antes de ser privatizada, a Embraer teve um prejuízo maior que o seu faturamento (em números absolutos). Quando trabalhava em um Banco de Investimentos, fui um dos poucos analistas que teve coragem de recomendar "Strong Buy" para essa empresa ... e não me arrependo nem um pouco disso, apesar de ter ouvido muito na época ... alguns meses depois desse relatório a empresa vendeu mais de 300 145 para a Continental .... lavei a alma !!!

Só mais um detalhe, ela nunca foi uma estatal "pura" ela foi concebida como uma empresa de capital misto desde o principio!!!

É um grande salto tecnologico para a Embraer e grande confiança da Força Aerea neste projeto. O tempo dirá que foi bem nascido como outros grandes criados pela Embraer . Devemos tirar o chapeu pois em pouco tempo criar um projeto do zero atualmente é para poucos ...

• Like 2

Nobre Abel_BSB, que fato interessante, e ainda, arrojo e segurança total naquilo que visualizou. Parabéns mesmo por essa ‘articulada’ de grande tino.

Navegador

• Like 1

Prezados,

Hoje realmente foi um dia importante para a Embraer:

- Roll out do KC-390;

- Certificação do Legacy 500 pela FAA;

- Primeiro show aéreo do Legacy 450, e;

- Primeiro show aéreo do primeiro demonstrador oficial do Legacy 500.

Feliz pacas de fazer parte de 3 desses quatro eventos!

Agradeço a felicidade compartilhada pelos colegas. Quanto aos que torcem contra, simplemente a eles dispenso a atenção que merecem, ou seja, nenhuma. (hatters gonna hate...)

Abraço a todos,

Sydy

• Like 18

Prezados,

Hoje realmente foi um dia importante para a Embraer:

- Roll out do KC-390;

- Certificação do Legacy 500 pela FAA;

- Primeiro show aéreo do Legacy 450, e;

- Primeiro show aéreo do primeiro demonstrador oficial do Legacy 500.

Feliz pacas de fazer parte de 3 desses quatro eventos!

Agradeço a felicidade compartilhada pelos colegas. Quanto aos que torcem contra, simplemente a eles dispenso a atenção que merecem, ou seja, nenhuma. (hatters gonna hate...)

Abraço a todos,

Sydy

Relaxa que a Embraer é só orgulho!!! Quem passou por aqui hoje trazendo uns clientes meus foi o Ivo e o Costa. hehehe... Mandei um abraço pra ti.

Uma matéria interessante pra quem achou o KC "pequeno"
http://www.aereo.jor.br/2014/10/21/nao-o-kc-390-nao-e-um-aviao-pequeno/

Além da importância histórica para a Embraer, o KC também é um passo enorme para a Aviação de Transporte da FAB.

A verdade é a seguinte: O Hércules é um dos aviões mais incríveis já construídos mas seu tempo na FAB chegou ao fim.

Seria muito mais caro comprar o C-130J, além disso o KC-390 vai suprir outras necessidades da FAB como por exemplo o REVO.

O C-130 faz REVO, mas daquele jeito né, a autonomia dele é menor que a do KC que além de fazer REVO pode também ser reabastecido em voo.

Mas aos fãs do C-130 (como eu) não se preocupem, ainda teremos o "Gordo" voando por algum tempo aqui no Brasil. Até todas as unidades do 390 serem entregues, o Hércules vai estar por ai cumprindo seu papel da melhor maneira possível.

• Like 1

Relaxa que a Embraer é só orgulho!!! Quem passou por aqui hoje trazendo uns clientes meus foi o Ivo e o Costa. hehehe... Mandei um abraço pra ti.

JJV,

Ducaramba! Ontem jantamos juntos no "Twin Peaks"... Foi divertido! kkkkk

O importante é que tudo deu certo pra EMB! KC-390 bombando!

Abcs,

Sydy

Nobre Abel_BSB, que fato interessante, e ainda, arrojo e segurança total naquilo que visualizou. Parabéns mesmo por essa ‘articulada’ de grande tino.

Navegador

Navegador,

De fato eu estava muito seguro pois acabara de ser apresentado ao EMB-145 na Base Aérea de Brasília. Conversei bastante com o piloto de testes da época (infelizmente não me lembro do nome, mas sei que era ex FAB - caçador - foi em 1997) e ficou claro que o avião era muito competitivo. Na segunda seguinte, voltei para o Banco e completei os estudos que vinha fazendo sobre demanda para esse tipo de avião ... acredito que acertei na veia pois o bicho vendeu muito.

Alguns clientes acreditaram no relatório e se encheram de Embraer, inclusive alguns gringos.No banco o relatório foi visto com certa cautela mas acabou publicado. Quem comprou gostou bastante pois após o anuncio da aquisição da Continental, o papel não parava de subir ... pena que a liquidez era pequena e não havia como montar posições grandes sem rasgar o papel, mas alguns investidores fizeram algumas posições interessantes.

Hoje vendo esse avião e outros que foram lançados, eu não tenho dúvidas que a Embraer já tem o seu lugar. Esse mercado é complexo pois o investimento em P&D é altíssimo e o risco de "micar" um projeto é muito real ... micar bilhões em P&D pode significar perder a posição competitiva e o resultado é muito ruim. Basta ver quantas empresas existem hoje no mercado vis a vis as que existiram. A consolidação foi sinistra.

Mais uma vez, estou certo do sucesso desse avião, mesmo sem fazer contas sobre demanda, etc. A Embraer sabe fazer, e isso faz muita diferença !!!

Lindão o bicho! So senti falta de uns winglets na ponta das asas, a la C-17. Ia ficar mais bonito ainda! Alguém sabe por que nao adicionaram?

Bom dia, pessoal

Interessantíssimo post. Vale a pena ler quem achou o KC-390 pequeno.Na realidade, ele será o maior avião cargueiro já operado pela FAB.

No post do link abaixo existem interessantes quadros comparativos entre os modelos operado pelo FAB. Recomendo a leitura.

http://www.cavok.com.br/blog/?p=80057#more-80057

Na oportunidade, não poderia deixar de, mais uma vez, elogiar a EMBRAER pelo feito.

Abraços.

• Like 4

Valeu esse comparativo, achava que o Hércules fosse maior.

Só faltou comparar com os "Atlas" A400M, esse leva o dobro de carga (50T), e apesar de turbo-hélice voa a 720km/h.

a400g.jpg

MK-BZ580A_AIRLI_G_20121218183906.jpg

A400payload-600-x-303.jpg

• Like 1

O tal do C-17 é um MONSTRO!

O tal do C-17 é um MONSTRO!

Monstro é o C-5!!! Edited by GAVCA

Navegador,

De fato eu estava muito seguro pois acabara de ser apresentado ao EMB-145 na Base Aérea de Brasília. Conversei bastante com o piloto de testes da época (infelizmente não me lembro do nome, mas sei que era ex FAB - caçador - foi em 1997) e ficou claro que o avião era muito competitivo. Na segunda seguinte, voltei para o Banco e completei os estudos que vinha fazendo sobre demanda para esse tipo de avião ... acredito que acertei na veia pois o bicho vendeu muito.

Alguns clientes acreditaram no relatório e se encheram de Embraer, inclusive alguns gringos.No banco o relatório foi visto com certa cautela mas acabou publicado. Quem comprou gostou bastante pois após o anuncio da aquisição da Continental, o papel não parava de subir ... pena que a liquidez era pequena e não havia como montar posições grandes sem rasgar o papel, mas alguns investidores fizeram algumas posições interessantes.

Hoje vendo esse avião e outros que foram lançados, eu não tenho dúvidas que a Embraer já tem o seu lugar. Esse mercado é complexo pois o investimento em P&D é altíssimo e o risco de "micar" um projeto é muito real ... micar bilhões em P&D pode significar perder a posição competitiva e o resultado é muito ruim. Basta ver quantas empresas existem hoje no mercado vis a vis as que existiram. A consolidação foi sinistra.

Mais uma vez, estou certo do sucesso desse avião, mesmo sem fazer contas sobre demanda, etc. A Embraer sabe fazer, e isso faz muita diferença !!!

Como diria a molecada, Nobre Abel_BSB “Muito ‘lôca’” a Sua manobra”. Mais uma vez, parabéns!

Mudando de ‘pato prá ganso’, o que me deixou realmente frustrado, foi o fato do KC390 não estar disponível para operações civis, isso informado a mim há coisa de dois anos, acho.

Como sabemos, a Lockheed Martin lançou por esses tempos uma versão civil do C130, mas eu acredito muito mais em uma ação de tentar fazer o modelo ‘respirar’ por mais um período do que outra coisa.

Enfim, vamos aguardar.

Abraços,

Navegador.

Caso a Embraer venha a lançar uma versão civil; Quanto esta versão civil ganharia em termos de payload?

Para uma mesma configuração de combustível, na versão civil não precisa de lançadores de flare chaff e flare, sonda de revo, diversas antenas e seus respectivos cabeamentos, posto do loadmaster ou operador do sistema revo.

• Like 1