Jump to content

TRF desiste de restringir modelos de aviões em Congonhas


Juan Leles

Recommended Posts

23/02/2007 - 13h41

TRF desiste de restringir modelos de aviões em Congonhas Publicidade

GABRIELA MANZINI

da Folha Online

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta sexta-feira que a desembargadora Cecília Marcondes, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, desistiu de retomar, a partir de segunda-feira (26), a decisão da Justiça Federal de São Paulo que vetaria a circulação de aeronaves modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo).

 

Na quinta-feira (22), em entrevista à Folha Online, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, havia afirmado estar convencido de que a desembargadora compreenderia que houve uma má interpretação por parte da Justiça Federal; e que não havia "aspectos técnicos relevantes" que sustentassem a restrição.

 

Segundo a decisão do juiz-substituto Ronald Carvalho Filho, laudos enviados pela Anac mostravam que o trânsito dos modelos Boeing-737/700, Boeing-737/800 e Fokker-100 em Congonhas era arriscado porque eles utilizavam mais de 80% da pista principal para pousar e decolar. Da margem de segurança de 20%, que corresponde a 388 metros, eles deixavam apenas 356, 308 e 378 metros livres, respectivamente.

 

"O que o laudo da Anac diz é que, sem a lâmina de água [que se forma sobre a pista principal do terminal quando chove], a pista é, na sua integralidade, boa para utilização", afirma o presidente da Anac.

 

Hoje, o mau estado de conservação da pista principal de Congonhas obriga a Anac e a Infraero (estatal que administra os aeroportos) a suspender os pousos e decolagens sempre que chove forte e a lâmina de água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm, devido ao risco de que os aviões derrapem. A precaução continuará em vigor.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade