Jump to content

Passarela do Aeroporto Internacional do Recife pronta para funcionar


Renato Torres

Recommended Posts

A passarela que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre ao Terminal Integrado do Aeroporto, no lado oposto da Avenida Mascarenhas de Morais, começa a funcionar no ínicio da próxima semana, sem inauguração oficial. Pela passarela, localizada no piso superior em frente ao portão B de embarque, o usuário poderá ter acesso ao metrô ou ônibus sem precisar fazer a travessia pelas duas pistas da Mascarenhas.

 

Iniciada no primeiro semestre de 2012, ela tinha previsão de ser concluída em um ano, mas não ficou pronta a tempo para a Copa das Confederações no ano passado e será entregue a menos de uma semana para a Copa. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades, a passarela não fazia parte da matriz da Copa e foi bancada com recursos do estado.

 

Ontem, o turista Rafael Vasco de Souza, 29 anos, chegou de Salvador para assistir aos jogos do Mundial e, sem perceber, quase inaugurou a passarela, mas foi barrado. Eu vi o portão aberto e pensei que já estivesse funcionando, contou o turista. A curiosidade do turista baiano o fez chegar ao local de acesso da passarela, mas para quem desembarca no primeiro piso ainda não há sinalização indicando como chegar ao equipamento no piso superior.

 

A passarela pretende resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. O maior desafio, no entanto, será atrair o passageiro que usa o avião para pegar o metrô ou o ônibus. Usar o metrô pode ser vantajoso para não pagar tão caro pelo táxi. Eu posso descer na estação central e de lá pegar um táxi, avaliou a administradora Sueli Macedo, 40 anos, que costuma viajar a trabalho pelo menos duas vezes por mês.

 

O equipamento custou R$ 26 milhões e mede 461 metros de extensão com 9,6 metros de largura. A passarela conta ainda com três esteiras rolantes e um elevador que dá acesso ao interior do terminal integrado. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção do equipamento ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, e não da Infraero ou metrô.

 

Saiba mais

 

Os números da passarela do Aeroporto

 

R$ 26 milhões

foi o custo das obras da passagem, que tem:

461,27

metros de extensão

9,60

metrosde largura

15,50

metros de altura

 

Equipamentos:

Escada rolante nos dois sentidos

Elevador

Sala de administração

Sala de manutenção

Cobertura de aço

 

Fonte: Secretaria das Cidades

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade