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TAP é multada pelo Procon-PE por atrasos de voos


Dilson Rig

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O Procon Pernambuco decidiu proibir a companhia aérea portuguesa TAP de comercializar passagens com destinos partindo do Estado durante cinco dias, a partir de ontem. Segundo o órgão de defesa do consumidor pernambucano, a empresa portuguesa foi penalizada por causa de constantes cancelamentos e atrasos de voos, que vêm ocorrendo desde 12 de junho.

Segundo o Procon, “a TAP não vem prestando a devida informação aos passageiros sobre o motivo dos cancelamentos e atrasos dos voos”.
O órgão informa que aproximadamente 135 passageiros estão sendo prejudicados. O voo TT 16 Recife-Lisboa, que sairia na quinta-feira, dia 12, às 23h, só partiu domingo, às 12h. O voo TT 14, que sairia ontem do Recife, às 21h15, rumo à Lisboa, foi cancelado. E o voo TT 17, na mesma rota, que sai hoje, já tem previsão de cancelamento.
Para esta segunda-feira, dia 16, há a previsão de mais um cancelamento de voo, o TT 17.
Além da proibição de vender novas passagens, a TAP receberá do Procon multas pelas infrações cometidas.
Por meio de nota, a TAP informou que os voos da Europa estão lotados para o Brasil, “o que torna mais difícil responder a situações não previstas”.
O Procon pretende estender a punição caso haja mais previsões de cancelamento. A punição é baseada no inciso VI do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A TAP apontou como fonte de atrasos e cancelamento de voos um evento no aeroporto de Belém (PA), onde um incidente há mais de uma semana vem refletindo nas operações de outros destinos como o de Recife. “Nestas circunstâncias é mais difícil resolver necessidades adicionais como está acontecendo durante a Copa, pois os aviões disponíveis já estão ocupados com a malha atendendo o Brasil. A TAP assume alguns atrasos, mas tudo tem feito para minimizar as consequências para os seus passageiros, e lamenta os transtornos gerados”, aponta a companhia por meio de nota.
O mercado brasileiro representa 30% da receita global da TAP, que no ano passado atingiu 2,4 bilhões de euros, ao transportar 10,7 milhões de passageiros.


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Falando em TAP, alguém sabe dizer se o voo de BSB ontem teve algum problema, pois constava nos monitores do aeroporto para procurar a cia.aérea?

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Falando em TAP, alguém sabe dizer se o voo de BSB ontem teve algum problema, pois constava nos monitores do aeroporto para procurar a cia.aérea?

Sim, o voo teve um problema. Decorridas 4 horas de viagem voltou para Lisboa. Não sei precisar o que aconteceu...

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