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FARNBOROUGH 2014: o que esperar para o "show" deste ano


RICARDO MOTTI

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Fonte: Flight Global ( traduzido )

 

" Com o maior evento aeroespacial deste ano se aproximando rapidamente, as empresas estão se preparando para demonstrar as suas capacidades e os seus produtos em voo.

 

O Farnborough Air Show deste ano espera receber cerca de 1.500 expositores, sendo 32% deles do Reino Unido e 68% do resto do mundo. Com 115 novos expositores, Farnborough 2014 receberá novos países expositores, entre eles a Croácia, a Malásia, a Irlanda do Norte, a Tailândia e a Tunísia.

 

Existem atualmente pavilhões de17 países prontos para deixarem a sua marca, sendo que EUA, Rússia, Reino Unido, Itália e França detém juntos os principais pontos e o maior espaço do centro de exposições. Marrocos e Malásia também serão bem-vindos para 2014.

 

Cerca de 100.000 visitantes profissionais são esperados durante os cinco dias dedicados ao “trade”, sendo que entre os visitantes registrados e a mídia credenciada são provenientes de 53 países até o momento.

 

Cinquenta delegações militares são esperadas para participarem juntamente com sete delegações comerciais e civis, incluindo a NATS do Reino Unido e a Comac da China.

 

Os fabricantes de aeronaves muitas vezes escolhem Farnborough para mostrarem suas aeronaves militares e comerciais e o show aéreo tem longa história de grandes presenças, desde a primeira aparição do bombardeiro Vickers-V em 1951, passando pela apresentação do Concorde em 1970, e do Airbus A380 e do Boeing 787 em 2012.

 

Este ano não será exceção, com a primeira aparição no exterior do F-35B Lighting II e a estréia em Farnborough do Airbus A350 com a pintura especial destacando a Qatar Airways como cliente de lançamento do A350. A Qatar Airways também exibirá seu A380, um 787-8 e um A320 equipado com winglets do tipo “Sharklet”.

 

Parece que Farnborough está se preparando para deixar uma grande impressão em 2014."

 

( Em tempo: falta a ser sentida é a do CSeries 100 da Bombardier. Depois do problema que houve com a turbina GTF da PW no FTV1, os protótipos ainda não voltaram aos voos de testes. As vendas deste modelo ainda não decolaram, e Farnborough 2014 seria uma vitrine para os potenciais compradores deste modelo de avião. É comum em eventos como este os construtores aeronáuticos anunciarem vendas firmes de negociações que estavam em andamento. Para o CSeries restará Le Bourget 2015 agora ... ).

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Fonte: EMBRAER

 

​Embraer apresenta produtos e soluções na 49ª Feira Internacional de Farnborough

 

 

São José dos Campos - SP, 7 de julho de 2014 – A Embraer participará da 49ª Feira Internacional de Farnborough (FIA – www.farnborough.com), que acontece de 14 a 20 de julho no Aeroporto de Farnborough, próximo a Londres, no Reino Unido, promovendo toda sua linha de produtos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa e segurança.

No evento, a Embraer vai apresentar, pela primeira vez, uma maquete em tamanho real (mock-up) da cabine dos E-Jets E2, segunda geração da família de aeronaves comerciais. Os jatos comerciais E195 e ERJ 135 na versão shuttle serão exibidos na exposição estática, bem como o jato executivo Legacy 650, da categoria large. A Embraer Defesa & Segurança vai promover seu novo avião de transporte militar tático, o KC-390, em um espaço de demonstração dos sistemas da aeronave. Um modelo da seção da fuselagem (cross-section) também será exibido.

O chalet da Embraer estará localizado na corredor A (Chalet A25).
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EMBRAER EJet 195LR (190-200LR).

Chegando para exposição estática na Farnborough International Air Show, que se realizará de 14 a 20 de Julho.

Entregue diretamente da fábrica para a Belavia em 09 de Maio de 2014. Número de série: MSN 19000668.

 

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Posted · Hidden by A345_Leadership, July 12, 2014 - No reason given
Hidden by A345_Leadership, July 12, 2014 - No reason given

Lembrando: a EMBRAER participará este ano na exposição estática com duas aeronaves: o E195 e o 145.

 

Lista completa segundo site oficial da feira:

 

Aircraft Participation

The following Aircraft have expressed their intention to participate at the Farnborough International Airshow.

Company Aircraft Type

Aeris Aviation Ltd Eclipse Jet EA 500

Diamond

DA42

Aero Elvira

Edgley EA7 Optica

Embraer

E190

 

Sprint 160

 

ERJ145

Airbus

A350, A380

Gulfstream

G280

ATR

ATR-72-600

 

G650

Augusta Westland

AW101

Grob

G520T 'Egrett'

 

AW139

 

G120TP-A

 

AW169

Piaggio

P180 Avanti II

 

HNH90

Pilatus

PC-12

Beechcraft

King Air 350ER

Qatar Airways

Boeing 787

Bell Helicopters

Bell 429EMS

 

A320

 

Bell 407GX

Sukhoi

Superjet 100

Bombardier

Learjet

Textron

Caravan EX

 

Challenger 350

 

King Air 305ER

 

Global 6000

 

AT-6, T-6

 

CRJ 900

Textron/Airland

Scorpion

 

Q400

Trescal

SA300: Tandem 2 seater

Britten Norman

Islander

Viking

Twin Otter

Dassault

Falcon 7x

 

 

 

Falcon 2000

 

 

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Hidden by A345_Leadership, July 12, 2014 - No reason given

Moderação, por favor, é possível deletar meu último post acima ... saiu truncado ... grato!!! ( não sei como inserir a tabela ... )

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Estes são os aviões previstos para participarem do evento este ano segundo site oficial da feira:

Exposição estática:

 

Aeris Aviation Ltd Eclipse Jet EA 500
Aero Elvira Edgley EA7 Optica
Sprint 160
Airbus A350, A380
ATR ATR-72-600
Augusta Westland AW101
AW139
AW169
HNH90
Beechcraft King Air 350ER
Bell Helicopters Bell 429EMS
Bell 407GX
Bombardier Learjet
Challenger 350
Global 6000
CRJ 900
Q400
Britten Norman Islander
Dassault Falcon 7x
Falcon 2000
Diamond DA42
Embraer E190
ERJ145
Gulfstream G280
G650
Grob G520T Egrett
G120TP-A
Piaggio P180 Avanti II
Pilatus PC-12
Qatar Airways Boeing 787
A320
Sukhoi Superjet 100
Textron Caravan EX
King Air 305ER
AT-6, T-6
Scorpion
Trescal SA300 Tandem 2 seater
Viking Twin Otter

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Aqui é possível conferir a programação de exibição em voo dia-a-dia:

 

Nos dias exclusivos para a indústria, imprensa e credenciados, dias 14, 15, 16, 17 e 18 de Julho.

http://www.farnborough.com/Content/Daily-Flying-Programme

 

E no final de semana aberto ao público em geral, dias 19 e 20 de Julho.

http://www.farnborough.com/public/Content/Flying-Display-1/4_32/

 

O Super Constelattion deverá voar tanto no sábado quanto no domingo. Da aviação comercial atual somente o A380.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-trans-states-signs-for-up-to-100-e2-jets-401435/

 

FARNBOROUGH: Trans States signs for up to 100 E2 jets

 

US regional carrier Trans States Holdings has placed a tentative order for up to 100 Embraer E175 E2 jets.

The order comprises 50 "reconfirmable" aircraft and 50 options, says the aiframer. Deliveries would begin in June 2020.

Trans States' order is valued at about $2.4 billion at list prices. Embraer says the order will be added to its backlog when certain conditions are met and the order is confirmed by Trans States.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-trans-states-signs-for-up-to-100-e2-jets-401435/

 

FARNBOROUGH: Embraer unveils E2 cabin mock-up

 

Embraer has debuted its re-engined E2 cabin mock-up at the Farnborough air show, boasting a sleeker and more modern interior over the incumbent E-Jet.

The airframer is showing off the mock-up to existing and potential customers as it enters the critical design review process for the E2, which Embraer hopes to complete by end-2014.

“The first iron bird will be ready next year,” says Embraer senior vice president, operations and chief operating officer commercial aviation Luis Carlos Affonso. Embraer aims for first metal cut in the second half of this year, he adds.

The E2 will feature 40% more space in the overhead cabins - allowing each passenger on board to bring a carry-on roller bag - as well as individual control units over each seat for reading lights and air-conditioning vents. Larger windows and mood lighting will also be standard features on the E2.

“The E1 is the benchmark of cabin space and comfort,” says Affonso. “We wanted to take the leadership and refresh the interior.”

Embraer is showcasing a staggered seating business class section on the mock-up, which offers at least a 50in seat pitch. Depending on customers’ preferences, economy class seat pitches can range from 29in to 31in. Embraer says the standard 18.3in seat width in economy class is “among the widest offered in the industry”. The airframer is also rolling out updated touches on the economy class seats, such as a “tablet holder” which passengers can use to hold their iPad or iPhone in the absence of a seatback in-flight entertainment system.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-eastern-air-lines-signs-for-20-mrj90s-401449/

 

FARNBOROUGH: Eastern Air Lines signs for 20 MRJ90

 

Eastern Air Lines has signed a memorandum of understanding covering 20 Mitsubishi Regional Jets, and taken purchase rights for an additional 20.

Mitsubishi Aircraft says it will move to conclude a definitive agreement in the "near future", and that deliveries of the MRJ90s are scheduled to start in 2019.

With this agreement, Eastern becomes Mitsubishi's third American customer, and also breaks the Japanese airframer's orders dry spell since 2012.

The airline's group president Edward Wegel says its regional jets will likely have 82 seats in a two-class configuration.

He adds that the carrier is planning to relaunch in the first quarter of 2015, likely first as a charter operator before starting scheduled services by the end of the year. It will operate services from its base at Miami International airport to the Caribbean and to Central and Latin American destinations.

"We are extremely impressed with the operating-cost benefits of the MRJ with the geared turbofan engine, which reduces seat-mile costs almost to the level of current 130-seater aircraft," says Wegel. "This provides an excellent scheduling and route network advantage to Eastern as we look to add a second fleet type within five years."

Wegel says he has confidence in the MRJ programme since Mitsubishi Heavy Industries is experienced and does work on the Boeing 787 and 777, and is also not "overly concerned" that there could be another programme delay.

"It's an airplane that we need further in our development in our own route network and own systems, so if there are any slippages, it’s something that we can account for and accommodate fairly easily and we know that at the end of the day the product will be outstanding. It's worth waiting for," says Wegel.

Mitsubishi Aircraft has accumulated firm orders for 165 of its regional jets, and options for a further 160.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-airbus-lays-out-a330neo-specifications-401421/

 

FARNBOROUGH: Airbus lays out A330neo specifications

 

Airbus expects to achieve a range of 6,200nm with its A330-900neo, which will be the first re-engined variant to market, while the -800neo will be able to reach 7,450nm.

The airframer believes this range capability will enable the A330neo to compete effectively against the Boeing 787 in most instances.

Airbus says that, even with the range limitation of the A330neo, it can pursue demand for 4,000 aircraft and says there is an open market, not already addressed by backlogs, for 2,600 jets with operators already using A330s.

Both A330neo variants will have a maximum take-off weight of 242t, with design freeze for the type taking place in 2015, shortly after the entry into service of the 242t version of the current A330.

The A330-900neo – with a basic configuration of 310 seats – will be introduced in the fourth quarter of 2017 while the 252-seat -800neo will arrive in early 2018.

Aerodynamic modifications will include a re-twisted wing and optimised slats and fairings, as well as A350-style wing-tips which will increase the span by 3.7m to 64m. The smoother line of the wing-tips means they will be just 1m high rather than the 1.6m of the current A330 winglets.

Airbus chief executive Fabrice Bregier insists that the wing changes will be minimal, amounting to reinforcement and weight-reduction measures.

“We don’t intend to change, for example, the centre wing-box, which is very complex,” he says.

On a 4,000nm flight Airbus intends to achieve an 11% fuel-burn saving over the 235t A330-300, through the use of Rolls-Royce Trent 7000 engines, minus around 1% for additional drag and 2% for weight.

But the aerodynamic enhancements will provide another 4% in fuel-burn benefit, giving an overall 12% improvement in fuel-burn per trip. Interior reconfiguration to save space will allow another six to 10 seats, bringing the fuel-burn reduction per seat to 14%.

“That’s game-changing,” claimed Airbus chief operating officer for customers John Leahy, speaking as the airframer detailed the aircraft at the Farnborough air show.

He says the specifications for the aircraft are “all guaranteeable” to airline customers.

The A330-900neo will have a maximum landing weight of 191t while that for the -800neo will be 186t.

Rolls-Royce’s Trent 7000 will have a 112in (2.84m) fan and deliver thrust of 72,000lb. The engine will double the bypass ratio to 10:1.

Although the Trent 1000, on which the new engine is based, is a bleedless engine, Rolls-Royce and Airbus will stay with a conventional bleed-air design for the A330neo. But the powerplant will be made more reliable with greater use of electrical, rather than pneumatic, regulation systems.

Airbus will aim for 95% spares commonality with the A330 and seek a common type rating for cockpit crews.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-kazakhstan39s-bek-air-to-take-superjets-401453/

 

FARNBOROUGH: Kazakhstan's Bek Air to take Superjets

 

Kazakhstani carrier Bek Air has agreed to take delivery of seven Sukhoi Superjet 100s, all of which will be configured in an all-economy layout.

Sukhoi's civil aircraft division disclosed the pact during the Farnborough air show.

It says that Bek Air will take delivery of three Superjets in 2015 and the other four in 2016. The aircraft supplied will be the long-range version, and they will be fitted with 103 seats.

Superjet 100s are all equipped with PowerJet SaM146 engines.

Sukhoi has yet to clarify whether the agreement involves new aircraft or the transfer of jets originally delivered to previous customers.

"This [signature] opens new prospects on the aviation operations market for [superjet 100s] within the Eurasian Economic Union," says the airframer.

Bek Air operates Fokker 100 aircraft on services within Kazakhstan, including connections toAlmaty, Astana, Aktau and Uralsk. Sukhoi says the carrier intends to expand its route network into Russia and the Middle East.

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Fonte: ATW - Air Transport World

http://atwonline.com/airframes/air-lease-corp-signs-mou-25-airbus-a330-900neos

 

Air Lease Corp. signs MOU for 25 Airbus A330-900neos

Air Lease Corp. (ALC) signed an MOU for 25 Airbus A330-900neos at the Farnborough Airshow, becoming the first launch customer for the new Airbus widebody. ALC simultaneously announced a firm order for 60 A321neo aircraft.

“The recently launched A330neo is a well-suited addition to ALC’s fleet as we continue to provide our customers with the most modern, fuel efficient aircraft on the market,” ALC chairman and CEO Steven Udvar-Házy said. “The A330neo, like the A320neo family, will have success in the medium-range segment due to its combination of high reliability, exceptional comfort and low operating costs. We see a significant market opportunity for the A330neo ... The A321neo credentials, such as its lower fuel-burn, high reliability and wider, more comfortable cabin, also fit well in our product portfolio of innovative, profitable aircraft.”

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-nac-places-firm-order-for-25-atr-42-600s-401432/

 

FARNBOROUGH: NAC places firm order for 25 ATR 42-600s

 

Danish lessor Nordic Aviation Capital has firmly ordered 25 ATR 42-600s, taking options on a further 50.

Deliveries will start in 2015 and run through to 2020, says the manufacturer at the Farnborough air show today.

The Airbus Group-Alenia Aermacchi joint venture characterises the orders as as a "response to operator demand" and as recognition that "the replacement market for 50-seat turboprops is very underserved".

The deal solidifies NAC's position as ATR's largest customer, adds the airframer.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-aercap-firms-50-more-a320neos-401433/

 

FARNBOROUGH: AerCap firms 50 more A320neos

 

Aircraft lessor AerCap has firmed an order for 50 Airbus A320neos, taking its total orders for the type to 200.

The deal, signed at the Farnborough air show today, marks the lessor's first major aircraft order since its acquisition of ILFC earlier this year. ILFC took its orders for the type to 150 at last year'sParis air show.

 

"The A320neo family is proving to be enormously successful," AerCap chief executive Aengus Kelly says. "AerCap has already placed 48 A320neo aircraft under lease agreement or letter of intent, so our decision to firm up for 50 additional A320neo-family aircraft is a natural extension of our fleet strategy."

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-lessor-avolon-to-take-787-9s-401450/

 

FARNBOROUGH: Lessor Avolon to take 787-9s

 

Leasing company Avolon has tentatively signed to take six Boeing 787-9s, under an agreement it values potentially at $1.5 billion.

The Irish lessor has not given an engine selection for the aircraft.

Avolon disclosed the commitment at the Farnborough air show. The lessor also reconfirmed an order for five Boeing 737 Max 9s, which will be powered by CFM International Leap-1B engines.

"This order is consistent with Avolon’s objective to play a significant role in financing the next generation of aircraft for its global airline customer base," says the company.

 

Avolon's owned, managed and committed fleet stands at 207 aircraft as a result of the new agreements.

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Fonte: ATW - Air Transport World

http://atwonline.com/airframes/iag-converts-20-a320neo-options-firm-orders

 

IAG converts 20 A320neo options into firm orders

International Airlines Group (IAG), parent company of Iberia and British Airways, has converted 20 A320neo options into firm orders, it was announced at the Farnborough Airshow.

According to IAG, they will replace 21 short-haul British Airways’ aircraft. British Airways operates 120 Airbus single aisle aircraft.

In August 2013, IAG announced that, as part of a Vueling order for up to 120 Airbus A320 family aircraft, it had also secured 100 A320neo options.

 

According to Airbus, it has received more than 2,800 orders for the NEO.

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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-okay-orders-six-max-8s-in-10-unit-737-deal-401448/

 

FARNBOROUGH: Okay orders six Max 8s in 10-unit 737 deal

 

Privately owned Chinese carrier Okay Airways has placed an order for six Boeing 737 Max 8s and four 737-800s.

The deal has a list-price value of $980 million.

Okay is also to convert five 737-800s from a previous order into 737-900ERs, and is set to become the first airline in China to operate the latter variant. It now has a total of eight -900ERs on order.

"The addition of the new 737 MAX airplanes will help us explore new regional markets while strengthening our existing domestic routes," says Okay president Liu Weining.

 

Headquartered in Beijing, Okay has its main base at Tianjin Binhai International airport. It fleet includes 12 737-800s and one 737-300 Freighter, alongside Xian MA60 turboprops.

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Fonte: Reuters

http://www.reuters.com/article/2014/07/14/us-airshow-britain-bombardier-idUSKBN0FJ10Z20140714

 

Bombardier's CSeries aircraft gets boost with new tentative orders

 

Bombardier Inc's BBDb.TO long-delayed CSeries aircraft program received a big boost on Monday, when the company announced two tentative orders for a total of up to 24 jets worth nearly $1.6 billion.

Montreal-based Bombardier said it had signed an agreement with Chinese carrier Zhejiang Loong Airlines Co Ltd for 20 of its CSeries jetliners.

The order for the CS100 version of the jets, which comes on the first day of the Farnborough International Airshow in England, would be worth roughly $1.28 billion, if confirmed, Bombardier said.

Separately, the Canadian aircraft and train manufacturer said Petra Airlines Ltd of Jordan had also signed a letter of intent to buy up to four CS100 and CS300 planes. If confirmed, the order would include two CS100 aircraft and two options for CS300 aircraft worth a total of about $298 million.

The tentative orders come just two days after Falko Regional Aircraft Ltd, a lessor based in Britain, signed two letters of intent to buy up to 24 CS100 jets. The tentative orders were the first new CSeries orders announced since the first quarter.

Bombardier is hoping to crack the lucrative 100- to 149-seat jet market with its CSeries aircraft. That segment of the market is currently dominated by Boeing Co BA.N and Airbus Group AIR.PA.

But the CSeries, which Bombardier touts as having superior fuel and operating efficiencies, has faced a myriad of obstacles including multiple delays for the multibillion-dollar program. Most recently, engine problems have grounded the test planes.

Expectations around whether Bombardier would be able to win any orders for the aircraft at Farnborough have been muted, as the CSeries planes are not making an appearance at the world's largest aerospace event.

Bombardier had last announced a commitment for a CSeries back in February, when Abu Dhabi-based Falcon Aviation Services signed a letter of intent for one CS300 aircraft and an option for another. On Monday, Bombardier said Falcon had signed a firm purchase agreement for the two aircraft valued at about $153 million.

Bombardier has now booked orders and commitments for 495 CSeries jets, including just over 200 firm orders. It aims to have 300 firm orders by the time the plane enters into service.

"Our entry into service is targeted for the second half of next year and we feel comfortable being able to get there," Bombardier's aerospace head, Guy Hachey, told CNBC on Monday.

Analysts said on Monday that Bombardier shares may get a lift with the new orders and updates from both the company and its engine maker Pratt & Whitney that the engine setback was not serious in nature.

 

"While we expect the positive updates to act as a near-term catalyst, we still see a period of elevated program risk for the CSeries," RBC analyst Walter Spracklin said in a note.

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Farnborough bombando no 1º dia.

Pra Airbus é mais fácil melhorar o A330 pra competir com o 787 do que investir no A358.

pelo jeito o A350 vai ficar somente nas versões 900 e 1000.

Agora a briga deve ser boa

A330-800 x 787-8

A330-900 x 787-9

A350-900 x 7810 ou 777-8

A350-1000 x 777-9

 

Acho que deverá ficar assim. Se eu estiver errado alguem me corriga.

Será que sai alguma compra de 777-X ou quem sabe o 747-8!!!!!!

 

Vamos aguardar!!!

 

:cheer: :cheer: :bump: :bump:

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Fonte: Flight Global ( traduzido )


http://www.flightglo...9s-show-401096/



FARNBOROUGH: E-Jet E2 será a estrela da Embraer no show




Um ano após o lançamento da família E-Jet E2 no Paris Air Show, a Embraer está colocando o programa no coração da sua presença em Farnborough.



A estratégia do fabricante do E2 no show é feita em duas frentes, segundo o Diretor Presidente Frederico Curado. A empresa quer continuar a aumentar sua carteira de pedidos da atual geração do E-Jet para ser a ponte entre o modelo atual e o novo modelo, além de destacar o desenvolvimento da família E2.



"É um grande avanço para nós", diz ele. "Não é apenas uma re-remotorização, mas uma grande melhoria da aeronave, incluindo novas asas".



A Embraer está apresentando uma cabine em forma de “mock-up” do E2 em Farnborough, que Curado espera irá ajudar as companhias aéreas verem por si mesmas as melhorias que o fabricante está trazendo para o E2.



Curado não fala sobre os possíveis negócios em potencial, mas diz: "Claro, nós estamos trabalhando muito duro para garantir que nossas vendas continuem crescendo."



O fabricante concluiu a fase de definição conjunta para o Embraer 190 E2 no final de maio. Foram também concluídos os testes em túnel de vento para este modelo, bem como para sua variante maior, o E195 E2. Uma vez que ambas as variantes compartilham da mesma asa, era mais prático que os ensaios fossem realizados ao mesmo tempo.



O E190 E2 está programado para entrar em serviço em primeiro lugar, no primeiro semestre de 2018, e será seguido pelo E195 E2 cerca de um ano depois. O membro menor da família - o E175 E2 - completará o time em 2020.



O E190 E2 está agora na fase crítica de revisão do projeto. Curado se recusa a especificar quando esta fase será concluída, mas diz que o programa está dentro do cronograma. "Estamos absolutamente no tempo", ele acrescenta.



A Embraer tem, até agora, garantidos 200 pedidos firmes para a família E2. Curado diz que Embraer tem uma meta "interna" para o número de compromissos de venda que deseja acumular antes da entrada em serviço, mas recusa-se a torná-lo público. "Nós tivemos um começo excelente," ele diz. "Ainda há três anos e meio até 2018. Grandes encomendas não acontecem todos os dias. Estamos confortáveis ​​com o número de encomendas que temos até agora. Continuaremos a crescer nossa carteira de pedidos".



Curado acrescenta que ele está despreocupado com uma falha incontida recente envolvendo o motor Pratt & Whitney PW1500G instalado em uma aeronave de testes da Bombardier, o CSeries. A Pratt & Whitney está desenvolvendo duas variantes do mesmo motor - o PW1700G e o PW1900G - para equiparem a família E2.



Ressaltando que a Embraer não sabe exatamente o que aconteceu com o motor do CSeries, Curado diz que o fabricante conversou com a Pratt & Whitney e esta garantiu-nos que de que "não corremos nenhuma espécie de risco."



“A Pratt & Whitney é absolutamente confiável", diz ele. "Eles nos garantiram que não há nada com que se preocupar."



A Embraer detém atualmente cerca de 600 opções de compras em sua carteira de pedidos para a atual geração de E-Jet - conhecida como E1 - e Curado está esperançoso que a demanda nos Estados Unidos irá ajudar a converter uma parte delas. "Esperamos uma grande demanda para o E1 proveniente dos Estados Unidos nos próximos anos", diz ele, devido ao andamento da substituição das frotas por parte dos operadores norte-americanos dos jatos regionais para até 50 assentos. "É difícil dizer quantos serão convertidos", acrescenta.



Curado espera que essas conversões se concretizem em 2015-2016. Quatro companhias aéreas americanas detêm atualmente um total de 277 opções para o E-Jet E1: Republic Airways, United Airlines, SkyWest e American Airlines. "Esperamos conseguir um bom resultado", diz Curado.



Com o E2 programado para entrar em serviço a partir de 2018, Curado diz que não espera ver um mercado secundário significativo para os E-Jets E1. Observando que o primeiro E170 entrou em serviço há 10 anos, ele diz: "Ainda há vários anos pela frente antes de vermos quantidades significativas de E-Jets E1 entrando no mercado secundário.”



"Será no final da década, quando realmente veremos surgirem os mercados secundários".



O potencial de vendas para os E-Jets E1 usados será "bem global", acredita Curado, acrescentando que o bimotor se encaixa bem na rede regional das companhias aéreas. Vários operadores também usam o E190 como seu principal avião de linha, acrescentando: "Temos uma base de clientes bastante diversificada hoje", diz ele.



Enquanto ele reconhece que a família E-Jet tem uma taxa de penetração mais baixa na Ásia em comparação com outras partes do mundo, ele diz que isso é devido à preferência da região para aeronaves maiores. "O mercado ainda não desenvolveu um equilíbrio ideal [em tamanho de aeronave]", diz Curado.



Cias. de leasing do E-Jet também tem uma "disseminação ampla de clientes", acrescenta.



Enquanto a família E-Jet será o centro do palco em Farnborough, é provável que o portfolio de defesa da Embraer tenha uma presença mais discreta. Curado diz que a encomenda anunciada em Maio para 28 Embraer KC-390 pela Força Aérea Brasileira "provavelmente não será finalizada durante o show”.



Burocracia - ou "aprovações formais" nas palavras de Curado - estão impedindo a ratificação do acordo. No entanto, ele acredita que o contrato será finalizado no terceiro trimestre deste ano. "É uma questão de formalizar a papelada. Isso será feito. É improvável que isso venha acontecer nas próximas semanas ", diz ele.



A maior prioridade agora é terminar a especificação final da aeronave com o seu cliente principal, observa Curado. No entanto, os pedidos de outras nações que indicaram interesse no bimotor - a República Checa, Chile, Colômbia, Argentina e Portugal – podem ser mais lentos para se confirmarem.



"Eu não espero vendas rápidas. Campanhas de vendas militares são normalmente longas. Assim, dois anos, talvez. Esse é um período de tempo típico de um contrato complexo para ser negociado e executado ", diz ele, indicando 2015-2016 como uma estimativa.



O KC-390 deve ser certificado em 2016, após o primeiro voo programado para o final deste ano. "Isso vai ser um catalisador para essas discussões", diz Curado.


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Fonte: Flight Global

http://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-farnborough-air-show-2014-order-tracker-400759/

 

Detalhamento das vendas do primeiro dia da feira:

 

FarnboroughDay1_zps670b7dc9.jpg

 

( firm order: encomenda firme; order loi: carta de intenção; option: opção )

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