Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

sinico.aeronauta

Uso das automanetes no E-190.

Recommended Posts

Oi! ;)

Dessa vez gostaria de perguntar pra quem entende de E-190 sobre a atuaçao automatica das manetes de potencia que aos 4':33" desse video onde o comandante é ali que "combate" com as manetes que querem ir pro idle detent e ao invés ele as empurra pra frente...

Se entendi bem, o AutoThrottle estava engajado ainda (porque continuava a querer desacelerar) e o cmte. que acelerava em modo contrario...

Nao seria o caso de desengajar o A/T e move-las em modo manual ao invés de "lutar" com elas? Ou deixà-las engajadas mas com um valor de Vapp Speed calculado pelo FMGC e inserido no display do Flight Mode Selector ?

A minha é somente uma curiosidade, seja claro... quero so' é aprender com quem sabe!

Muito obrigado a quem me responder!

Tchauuu...

No E190 o pouso pode ser realizado com o AT ligado.

O maior problema é que o AT não reconhece as variáveis do clima, ex: mudança de vento,

turbulência na aproximação final, esteira de turbulência, etc, então suas correções não são

tão rápidas quanto o ser humano.

Sendo assim, a velocidade pode ter uma variação considerável digamos a 50ft e o AT querer dar

um power off a baixa atura, o que não seria tão agradável. Portanto se faz necessário o uso do

OVERRIDE.

Forte abraço

Parece ser técnica pessoal do piloto em questão.

Não entendo porquê.... Se a velocidade esta diminuindo basta ficar lá com a mão e fazer um override contínuo

Que briga medonha foi aquela com manetas e manche??? Imagino como seria então numa tarde quente e vento de traves...

Pilot Induced Oscillation !!!

Muito bem colocado... Diria que foi uma "técnica sui-generis"...

Está evidente que ele fez um cheque de comandos...na curta final ! kkk

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Muito bem colocado... Diria que foi uma "técnica sui-generis"...

O quanto o AT levou a esse "cenário" de APC?

Desculpe-me colocar lenha na fogueira, mas procede a informação que o AT na linha EJET recebe críticas do pessoal na linha aérea? Esses dias estava conversando com um colega e ele comentou que é muito fraco o sistema. Ninguém melhor do que você para nos explicar, Sydy.

Abrs!

também tenho essa impressao lendo as respostas mais acima e depois de ter visto esse video...

esse caso que o cmte. "luta" com as manetes me fez lembrar o acidente do 737 da Turkish em Amsterdam alguns anos atràs, voces se lembram?

onde praticamente as manetes receberam o input de desacelerar para idle e nem o PF e nem o PM corrigiram a situaçao, deixando o aviao estolar a poucos pés de altura...

Cmte. Sydy, estamos na escuta sobre o que voce sabe sobre a logica das automanetes no E-190! :secret:

E195,

Voo o avião há quase 7 anos e não considero fraco. Vi as mesmas coisas no 737 e no MD-11. Vi muito erro de operação e vícios/hábitos ruins de pilotagem. Veja esse filme e me diga se o aviador operou corretamente. Quantas vezes ele empurrou aquela manete pra frente? Umas 15?

Tenho que ver em tela grande pra ver qual velocidade ele bugou e qto de overspeed ele deixou. Não adianta bugar a Vapp e ficar querendo que o AT mantenha Vapp+n kt...

Abcs,

Sydy

E195,

Voo o avião há quase 7 anos e não considero fraco. Vi as mesmas coisas no 737 e no MD-11. Vi muito erro de operação e vícios/hábitos ruins de pilotagem. Veja esse filme e me diga se o aviador operou corretamente. Quantas vezes ele empurrou aquela manete pra frente? Umas 15?

Tenho que ver em tela grande pra ver qual velocidade ele bugou e qto de overspeed ele deixou. Não adianta bugar a Vapp e ficar querendo que o AT mantenha Vapp+n kt...

Abcs,

Sydy

Realmente é alguma coisa que não considero um padrão. Sinceramente nunca voei aviões com esse nível de automação, então não tenho como fazer comparações. Realmente é fácil ouvir dos outros, mas como você é piloto de teste e conhece a aeronave melhor que muita gente, você me convenceu.

Abrs!

Eu acho estranho essa técnica de voar manual e deixar as manetes no modo automático durante a aproximação....a Boeing recomenda que, uma vez controlando o avião manualmente, o mesmo seja feito com as manetes de potencia.
:fui:

E195,

Micro-correção... Não sou piloto de testes, sou piloto-instrutor e de demonstrações... :-)

Não vejo o AT do 190 como fraco e não vejo um ponto sequer que seja pior ou melhor que o do 737, por exemplo.

Vou te dar uns exemplos do que já vi... O aviador seleciona VS, coloca 4.000ft de razão de descida e fica p da vida que a velocidade dispara e ai fala: "pô, esse AT é ruim..."

Outra que já vi... O cara coloca o speed bug na VAPP e quer manter Vapp+10 e vem a aproximação toda empurrando a manete e dando "override"... Ai o cara ainda fala que o AT não mantém a velocidade que ele quer. Ele só se esqueceu de selecionar a velocidade que ele queria... Difícil...

Boeing737, nada impede que o piloto voe com o AT desligado. Tudo depende da vontade do aviador e do SOP da empresa na qual ele voa. Acabei de fazer meu recorrente no E-Jet e voei pacas sem o AT... Basta querer (e saber).

Abcs,

Sydy

Também zerei.

valeu Sydy!

a proposito, alguém entendeu qual é a nacionalidade daquela cia? Copa/Panamà por acaso?

somente fiquei com essa duvida aqui em cima!....kkkkk

somente fiquei com essa duvida aqui em cima!....kkkkk

Parece ser COPA mesmo, na lateral tem o simbolo da Star Alliance, e no crachá do copiloto parece muito ser da Copa mesmo.

:D

• Create New...

Important Information