Jump to content

Jatinho paga R$ 1 para estacionar em aeroportos no país


RodrigoRS

Recommended Posts

Jatinho paga R$ 1 para estacionar em aeroportos no país

DIMMI AMORA
DE SÃO PAULO
03/08/2014 02h00


O jatinho Embraer Phenom 300 vale R$ 18 milhões, mas estacioná-lo nos aeroportos brasileiros custa apenas R$ 1. Mais precisamente, apenas 92 centavos por hora.

O preço para parar máquinas milionárias dentro dos aeroportos do país equivale um décimo do custo de deixar um carro nos estacionamentos dessas unidades. Em Congonhas (SP), onde parar um Phenom sai a R$ 1,21 a hora, estacionar um carro pelo mesmo período custa R$ 14.

Mesmo para um dia inteiro de uso, os preços são distorcidos. Uma diária de estacionamento de veículo custa R$ 70, enquanto para um avião não passa de R$ 26.

Editoria de Arte/Folhapress
1421441.gif
Parar jatos nos aeroportos do país é mais barato do que estacionar o carro no mesmo local

Segundo a Infraero, que administra 63 aeroportos no país, somente no Campo de Marte, aeroporto de São Paulo destinado a esse tipo de aeronave, a empresa teve prejuízo de R$ 24,7 milhões em 2013. Em Jacarepaguá (RJ), o rombo foi de R$ 13,7 milhões.

A empresa diz que os deficit são recorrentes porque "os preços das tarifas vigentes para as operações com aeronaves da aviação geral não são suficientes para cobrir os custos dessas operações".

A tarifa de estacionamento não é a única que uma aeronave da chamada aviação geral (jatos executivos, táxis aéreos, aviões de treinamento e afins) paga para usar os aeroportos brasileiros, mas todas as outras são relativamente pequenas se comparadas aos preços das aeronaves.

Um Embraer Legacy 600, aeronave que passa dos R$ 40 milhões, paga não mais que R$ 400 para pousar e taxiar nos aeroportos brasileiros. Para as tarifas de navegação e segurança, o custo também é de cerca de R$ 400.

O custo das tarifas varia conforme o peso do avião. E jatos registrados no exterior geralmente pagam um pouco mais que os de matrícula nacional.

AUMENTO

As tarifas de uso da aviação geral nos aeroportos são historicamente baixas porque eram uma forma de incentivar o uso dessas aeronaves. Elas ajudam na formação de mão de obra e no transporte até áreas remotas do país, não atendidas pela aviação comercial. Continue lendo...

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1494949-jatinho-paga-r-1-para-estacionar-em-aeroportos-no-pais.shtml

Link to comment
Share on other sites

Campo de Marte e Jacarepaguá dão prejuízo, porque a Infraero é ineficiente.

 

Coloquem esses aeroportos na mão de um operador privado e dará lucro sem precisar aumentar taxas absurdamente.

 

Só de cortar metade dos funcionários que ficam coçando o saco o dia inteiro nesses aeroportos já faz uma diferença na conta.

Link to comment
Share on other sites

O estacionamento do aeroporto deveria ser público. Afinal o local é público assim como parques... Fiscalizado pelos departamentos de trânsito para não fazerem de lá um chiqueiro... MAS deveria ser público.

 

Em Salvador, depois que uma tal privada assumiu o estacionamento do aeroporto, cobrava exorbitantes 10 reais a primeira hora, as multas aplicadas pela TRANSALVADOR dentro do perímetro aeroportuário subiu 400%... No mínimo estranho né?!

 

Mas enfim...

Link to comment
Share on other sites

Além do aumento da eficiência as taxas tem que ser estar mais ou menos dentro de um padrão internacional. Não se pode subir demais, nem deixar defasar muito. Hoje a Infraero considera a aviação geral e executiva como um problema (tudo pra eles é um problema, mas essa aviação é mais). São jogados ao máximo para o escanteio, o serviço de apoio ignora o tráfego, passar um plano é difícil, etc. A proposta é mesmo deixar o pessoal no chão, quando decola é outra novela com os controles. Quando se fala na concessão muita gente logo se arma desse argumento de custo, mas não adianta pagar 1 real se ninguém consegue voar. Essa aviação é importante, não pode ser tratada da forma que está.

Link to comment
Share on other sites

Quanta besteira...esse mesmo "jatinho" fazendo um voo de Congonhas para o Santos Dumont vai pagar por volta de R$ 1800.00 em taxas de pouso, navegação e etc. , isso ninguém fala nada

Link to comment
Share on other sites

Além do aumento da eficiência as taxas tem que ser estar mais ou menos dentro de um padrão internacional. Não se pode subir demais, nem deixar defasar muito. Hoje a Infraero considera a aviação geral e executiva como um problema (tudo pra eles é um problema, mas essa aviação é mais). São jogados ao máximo para o escanteio, o serviço de apoio ignora o tráfego, passar um plano é difícil, etc. A proposta é mesmo deixar o pessoal no chão, quando decola é outra novela com os controles. Quando se fala na concessão muita gente logo se arma desse argumento de custo, mas não adianta pagar 1 real se ninguém consegue voar. Essa aviação é importante, não pode ser tratada da forma que está.

 

Exatamente... Eu presenciei em Salvador um Citation Excel ser mandado para o pátio 5 onde estava relativamente cheio e o mesmo não tem um fiscal de pátio ou funcionário da Infraero por lá... E o piloto solicitou via fonia um balizador para estacionar a aeronave... Sabe qual foi a resposta?! "Meu senhor, nós NÃO VAMOS MANDAR NINGUÉM aí para balizar a sua aeronave". E isso custou mais de 30 minutos o jato acionado e parado sobre a taxiway esperando que algo fosse feito.

Por uma questão de favor, eu e outro colega balizamos a aeronave em um dos corredores do pátio pois haviam já outras 3 aeronaves em fila atrás do Excel e depois com auxilio de um trator giramos a aeronave que foi acionada e taxiou por meios próprios até um outro pátio...

 

Paga-se caro (ou não), mas paga-se por um serviço o qual inexiste. Ou melhor... Se é destratado....

Link to comment
Share on other sites

Quanta besteira...esse mesmo "jatinho" fazendo um voo de Congonhas para o Santos Dumont vai pagar por volta de R$ 1800.00 em taxas de pouso, navegação e etc. , isso ninguém fala nada

JEduardo,

 

Isso sem falar numa hangaragem em CGH... Vc sabe melhor que ninguém! Baita matéria paga e plantada.

 

Abcs,

 

Sydy

Link to comment
Share on other sites

E quando eu tenho que pagar auxilio a navegação voando visual no Skylane mas se eu chamar o centro Curitiba ou Brasilia tomo um esculacho, ou seja eu pago mas não posso usar

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade