Jump to content

Horripilante novela "Caos aéreo"

jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

27/02/2007 - 14h44m - Atualizado em 27/02/2007 - 14h45m - G1

PASSAGEIROS PASSAM 4 HORAS NUM AVIÃO EM CONGONHAS

O vôo JJ 3035 da TAM, que partiria às 8h25 de hoje do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para Joinville, em Santa Catarina, foi cancelado. Os 80 passageiros passaram cerca de quatro horas dentro do avião parado à espera de autorização para a decolagem.

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, até às 12h43, a decolagem não havia sido autorizada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Com isso, os passageiros foram reacomodados no vôo JJ 3025, previsto para decolar às 13h15 do Aeroporto de Congonhas para Navegantes, também em Santa Catarina, de onde partirão via terrestre para Joinville.

Ainda segundo a TAM, a malha aérea da companhia opera regularmente. Entre os vôos com atraso, a média é de 26 minutos nas rotas domésticas e de 30 minutos nas internacionais. Um dos motivos dos atrasos é o tráfego aéreo em Congonhas. A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que é responsável pelos pousos e decolagens, ainda está apurando o caso.

os passageiros da JetBlue enfrentaram 9h30min fechados no aviao, a diferença da JetBlue pra TAM é que ela indenizou e prestou contas na midia, inclusive hoje no progama do david letterman que passa na tv a cabo o ceo da JetBlue foi la prestar esclarecimentos para todos, e botou a cara pra bater, e o david letterman caiu em cima. mas pelo menos mostrou o minimo de respeito aos passageiros e teve muita coragem ao fazer isso.

os passageiros da JetBlue enfrentaram 9h30min fechados no aviao, a diferença da JetBlue pra TAM é que ela indenizou e prestou contas na midia, inclusive hoje no progama do david letterman que passa na tv a cabo o ceo da JetBlue foi la prestar esclarecimentos para todos, e botou a cara pra bater, e o david letterman caiu em cima. mas pelo menos mostrou o minimo de respeito aos passageiros e teve muita coragem ao fazer isso.

Outra diferença da JetBlue pra a TAM nesse caso são 3h e 30 min ( :rolleyes: )

A TAM tem mantido a mídia informada, através do site taminforma.com.br; As informações estão saindo bem, no entanto nada foi comentado a respeito de indenização...

O site ainda tem uma parte com os direitos dos passageiros... nada tão bom quanto a JetBlue oferece, mas pelo menos estão dando a informação, já é um começo... antes nem isso tinha...

Agora o caso da JetBlue, como já foi citado em uma matéria aqui no direto da redação, acho que eles já estão exagerando um pouco nas desculpas também... acho que um executivo deve se rebaixar somente até determinado ponto... se se rebaixar demais, cedo ou tarde pode aparecer alguém querendo pisar em cima...

Agora o caso da JetBlue, como já foi citado em uma matéria aqui no direto da redação, acho que eles já estão exagerando um pouco nas desculpas também... acho que um executivo deve se rebaixar somente até determinado ponto... se se rebaixar demais, cedo ou tarde pode aparecer alguém querendo pisar em cima...

Como se diz na sabedoria popular, "quanto mais se abaixa, mais a bunda aparece"

Outra diferença da JetBlue pra a TAM nesse caso são 3h e 30 min ( :rolleyes: )

A TAM tem mantido a mídia informada, através do site taminforma.com.br; As informações estão saindo bem, no entanto nada foi comentado a respeito de indenização...

O site ainda tem uma parte com os direitos dos passageiros... nada tão bom quanto a JetBlue oferece, mas pelo menos estão dando a informação, já é um começo... antes nem isso tinha...

As desculpas da JetBlue já acabaram, agora a cia vive vida normal.

Não me lembro de nenhum pedido de desculpas da TAM. Minha opinião, nesse caso, é de que é melhor pecar pelo excesso do que pela absoluta falta de (desculpas, no caso).

Eu vôo JetBlue nos EUA por opção e TAM no Brasil por obrigação da empresa na qual trabalho.

As desculpas da JetBlue já acabaram, agora a cia vive vida normal.

Não me lembro de nenhum pedido de desculpas da TAM. Minha opinião, nesse caso, é de que é melhor pecar pelo excesso do que pela absoluta falta de (desculpas, no caso).

Eu vôo JetBlue nos EUA por opção e TAM no Brasil por obrigação da empresa na qual trabalho.

Você pode não lembrar, mas houve pedidos de desculpas sim. Talvez não tantos quanto deveriam ter, nem da forma correta, e também não com tantas compensações aos passageiros, mas dizer que não houve pedido de desculpas... ? por favor...

Não só houve, como também teve uma divulgação até razoável. Lembro de ter visto as notas em jornais, sites de agencias de viagens, e no site da própria companhia.

:secret: Agora se você não lembra (ou não quer lembrar), segue alguns links, aqui mesmo do CR, para refrescar sua memória:

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=10061

Citação:

Valor Econômico

(...)

Para o presidente da TAM, o caos produzido naqueles dias teve três prejudicados. "O primeiro deles foram nossos passageiros, a quem temos que pedir desculpas." Os funcionários da empresa também foram vítimas, diz ele, que viveram sob grande tensão e sofreram agressões.

(...)

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=10305

Citação:

Folha de São Paulo

(...)

FOLHA - O que a companhia vai mudar a partir da crise?

BOLOGNA - Toda vez em que acontece algo, você tem aprendizados. O caso de Nova York, das Torres Gêmeas, levou os EUA a reverem procedimentos de contingência. É a mesma coisa no nosso caso. Não íamos prever que teríamos de ter plano de contingência para algo que acontece uma vez a cada 500 mil dias. O que a gente aprendeu do episódio? A primeira coisa é: acontecendo algo desse tipo, temos de cuidar daquele para quem eu pedi desculpas e peço desculpas de novo, que é o passageiro. Do que ele precisa? De informação. Qual foi a falha da TAM naquele momento? Muitas vezes tínhamos a informação e, por não ter plano de contingência adequado, a informação não era disponibilizada no balcão. No aeroporto do Galeão [RJ], havia 12 aviões tripulados, abastecidos, e não se conseguia embarcar por causa do tumulto no check-in. Por que chegaram a esse nível de tensão? Porque não tinham a informação. Segunda coisa: temos de ter uma recuperação mais rápida quando isso acontecer. Estamos revendo nossa logística de estoque de peças, de mecânica. Em Santarém [PA], tivemos problema hidráulico em um avião. Se tivéssemos uma peça lá naquela hora, teríamos recuperado o avião mais rápido. A terceira coisa que aprendemos é que, quando você posiciona os aviões de reserva, eles têm de estar mais bem localizados.

(...)

Outra grande diferença é a provável inexistência de prova quando a indenização. Afinal de contas os passageiros EMBARCARAM! Ninguém esta com o talão de embarque na mão, apenas o canhoto que já foi destacado e os passageiros embarcados. Portanto, o tal atraso de 4 horas a partir do qual os passageiros teriam direito a indenização, ressarcimento de despesas com alimentação foram pro saco meus amigos... e ai, seria "marvadeza" ou não ?

Outra grande diferença é a provável inexistência de prova quando a indenização. Afinal de contas os passageiros EMBARCARAM! Ninguém esta com o talão de embarque na mão, apenas o canhoto que já foi destacado e os passageiros embarcados. Portanto, o tal atraso de 4 horas a partir do qual os passageiros teriam direito a indenização, ressarcimento de despesas com alimentação foram pro saco meus amigos... e ai, seria "marvadeza" ou não ?

De fato, nos comunicados de imprensa eles não fazem referência a nada disso na maioria dos casos. Se muito, em alguns, citam que foi providenciado alimentação, hospedagem e transporte. Isso pode ser ou porque realmente não deram idenização nenhuma, ou por talvez temerem estar dando a "dica" para outros casos. Por exemplo, se citarem que deram um valor X e em outro vôo tiverem dado só X/2, o passageiro do X/2 pode chiar quando ver a notícia né...

Essa, fica na icógnita...

agora, talão de embarque...? Isso ainda existe, ehehhe? :rolleyes: aquele mini-fax não merece ser chamado de talão.

Você pode não lembrar, mas houve pedidos de desculpas sim. Talvez não tantos quanto deveriam ter, nem da forma correta, e também não com tantas compensações aos passageiros, mas dizer que não houve pedido de desculpas... ? por favor...

Não só houve, como também teve uma divulgação até razoável. Lembro de ter visto as notas em jornais, sites de agencias de viagens, e no site da própria companhia.

:secret: Agora se você não lembra (ou não quer lembrar), segue alguns links, aqui mesmo do CR, para refrescar sua memória:

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=10061

Citação:

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=10305

Citação:

Caro,

Vc me entendeu mal. O que quis dizer é que a JetBlue já havia encerrado seu ciclo de desculpas, as tendo feita aos clientes em diversos veículos visando atingir o maior número de pessoas possível.

A TAM não pediu desculpas alguma....e quantos mil ficaram no chão por causa dela?

Para vc (que certamente deve trabalhar nela) saber, hoje pela manhã peguei a ponte TAM (voltarei nela daqui a pouco para o Rio) e, é claro, o vôo atrasou cerca de 30 minutos.

Quantos avisos a TAM fez aos passageiros na sala de embarque do SDU para avisar que o vôo estava atrasado? Absolutamente nenhum. Eu descobri, ao ver que eram 8:45 e nada de anunciarem o vôo, a tela do painel da InfraZero informando o vôo atrasado (ao checar, uns 5 minutos antes, ele constava confirmado no horário previsto).

A TAM cresceu oferecendo um serviço superior para seus clientes. E conquistou muitos deles assim. A TAM esqueceu como se faz isso tem algum tempo. A minha experiência com ela me diz isso.

Prezado,

Caro,

Vc me entendeu mal. O que quis dizer é que a JetBlue já havia encerrado seu ciclo de desculpas, as tendo feita aos clientes em diversos veículos visando atingir o maior número de pessoas possível.

(...)

Nesse ponto eu entendi.

(...)

A TAM não pediu desculpas alguma....e quantos mil ficaram no chão por causa dela?

(...)

Agora nesse ponto, eu tenho que não concordar com você, porque houve sim um pedido formal de desculpas, vide as reportagens que citei. Como mencionei, pode não ter sido tão bem veiculado, pode não terem sido uma quantidade suficiente de desculpas, mas dizer que não houve pedido de desculpas é um equívoco.

(...)

Para vc (que certamente deve trabalhar nela) saber, hoje pela manhã peguei a ponte TAM (voltarei nela daqui a pouco para o Rio) e, é claro, o vôo atrasou cerca de 30 minutos.

Quantos avisos a TAM fez aos passageiros na sala de embarque do SDU para avisar que o vôo estava atrasado? Absolutamente nenhum. Eu descobri, ao ver que eram 8:45 e nada de anunciarem o vôo, a tela do painel da InfraZero informando o vôo atrasado (ao checar, uns 5 minutos antes, ele constava confirmado no horário previsto).

(...)

Lamento pelo seu episódio. Eu também já passei por alguns episódios incômodos, como por exemplo este domingo quando houve o fim do horário de verão, eu tinha um vôo para pegar às 00:20. Prevendo que podia dar algum problema, liguei para a TAM por duas vezes para confirmar o horário (uma inclusive no dia do vôo, durante a tarde), e me foi confirmado que o vôo sairia mesmo às 00:20. No entanto, ao chegar no aeroporto, com devida 1 hora de antecedência (talvez até mais), fui informado que o vôo atrazou. A espera parecia ser de 30 minutos, mas no final se revelou uma espera de 1:20, e no final das contas botaram a culpa em quem? no horário de verão! se fosse mesmo o horário de verão a atendente com quem falei de tarde teria previsto isso, portanto acho que foi papo furado, e houve um atrazo mal informado sim...

Mas eu não guardo mágoa, pois eu tenho ciência que em meu histórico de viagens, esse, e outros casos, são exceções. Mesmo durante o apagão aéreo, nos aproximados 10 trechos que voei no período, tive a sorte e o privilégio de não ter quase nenhum vôo atrasado. No saldo só atrasou mesmo um da Varig, com um pouco mais de 30 mintos de espera, dentro do avião, que não me incomodou de forma alguma pois havia levado um pequeno lanche, como precavido que sou. E sempre que algo inesperado acontece, recebo algum pedido de desculpas, seja dos funcionários de solo ou comandantes, que quando falam, falam em nome da companhia. No caso da TAM, se eu reclamo ao Fale com o Presidente, recebo desculpas da presidência também, e em tempos passados já chegei a receber até algumas compensações.

Eu não trabalho na TAM, mas tenho sim uma pequena parceria com a empresa. Mas isso não vem ao caso, pois acima de parceiro eu sou um cliente, sempre em busca de bons serviços e tarifas baixas, e nunca deixo de pesquisar o custo-benefício de todas as companhias disponíveis nas rotas que preciso voar; o fato é que em um fórum de discussões eu vejo a necessidade de fazer justo ao justo. Se você publicasse que a TAM não fez um pedido de desculpas apropriado ou bem divulgado, eu iria concordar com você, mas alegar que eles não fizeram nenhum pedido e sem nenhuma divulgação, eu me vejo obrigado a postar minha opinião contrária. Até porquê, não é só minha opinião, são fatos (vc não leu os links que adicionei no post anterior?).

Se você postasse alguma opinião equivocada a respeito de qualquer outra companhia aérea, e eu tivesse argumentos para rebatê-la, com certeza eu o faria, independente de se tratar de companhia "A", "B", "C" ...

A TAM cresceu oferecendo um serviço superior para seus clientes. E conquistou muitos deles assim. A TAM esqueceu como se faz isso tem algum tempo. A minha experiência com ela me diz isso.

Agora sim, eu concordo com você. Como mencionei acima, antes era recebido alguma compensação quando se reclamava à Presidência, no entanto nas últimas vezes que eu o fiz não recebi nada se não uma negação ou um vago pedido de desculpas. O único jeito de ainda ver a TAM dos velhos tempos em ação é voando de biz e first...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade