Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

N1992X

IAC TGPY - Início do procedimento VORDME 13

Recommended Posts

Bom senhores(as), me deparei com esse procedimento um pouco diferente:

O procedimento é o abaixo :

GRIFE MEU

10581055_1476175229297610_2080850303_n.j
Imaginemos estes cenários:
01:
Foi programado o procedimento acima, entretanto, o APP solicita espera no VOR GND. Fazemos o tipo de entrada apropriado e logo após é autorizado o início do procedimento, porém, como podemos perceber no perfil lateral da carta do procedimento, é de que o RUMO da perna de aproximação da órbita (holding) é reciproco em relação ao RUMO do início do procedimento, e não se trata de um RACETRACK PROCEDURE. Qual a maneira correta de iniciar o procedimento em questão ?
02:
Foi autorizado o mesmo procedimento, entretanto, a aeronave é proveniente do setor W do auxílio básico, como ela irá se encaixar no perfil lateral do procedimento ?
--------------------------------------------

Untitled.png
------------------------
Devido a intensa topografia no setor NE do auxílio (penso eu), podemos notar que nesse procedimento, a perna de afastamento da órbita está no mesmo setor do afastamento do procedimento, e não no sentido oposto, como ilustrado no procedimento acima em CABO FRIO.
A questão é: Qual seria a técnica apropriada para o início do procedimento nesses dois cenários?
Fly Safe!!

Realmente alguns procedimentos parecem ter sido feitos por gente que não é do ramo, já vi alguns piores. O que eu faria nessa situação seria, após o bloqueio do VOR já autorizado o procedimento, efetuaria a curva à direita mas em vez de parar no rumo 287° giraria até uns 320° pra interceptar a rdl 287 e aí entraria no perfil do afastamento.....efetuaria a curva de reversão e completaria o procedimento.

abraços

Vai ter que descer de 4000 para 2200 num espaco de 15nm aproximadamente.

Eu manteria o rumo 287 por aproximandamente 13nm e faria apenas uma curva para interceptar a final.

Acredito que tenham colocado a posicao da seta errada (para esquerda enquanto deveria ser direita) já vi acontecer antes.

Também pensei nessa possibilidade, porém existe mais dois procedimentos com essa mesma característica.

jep.jpg

Chute pessoal: A holding foi criada assim (107 INBH, RT), porque de outro modo não teria a buffer zone de segurança para o terreno elevado a NE do aeroporto

Chute pessoal: A holding foi criada assim (107 INBH, RT), porque de outro modo não teria a buffer zone de segurança para o terreno elevado a NE do aeroporto

Também pensei nisso quando bati o olho na topografia do local…é bem provavél mesmo.

N1992X,

A ICAO estabelece que deve-se sair da espera nos limites do procedimento (a nao ser que o ATC autorize algo diferente). Logo, na minha humilde opiniao, o que o colega Boeing737 escreveu seria o mais correto. Apos bloquear o VOR, curvando a direita pra 320 graus (317 se quiser ser bem exato) te deixaria dentro dos limites da espera e tambem ficaria facil interceptar o afastamento do procedimento. Isso valeria para os dois cenarios que voce colocou.

Falou

• Create New...

Important Information