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Companhia aérea extingue voos diretos entre Vitória e Santos Dumont


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http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/09/companhia-aerea-extingue-voos-diretos-entre-vitoria-e-santos-dumont.html

 

01/09/2014 22h46 - Atualizado em 01/09/2014 22h46

Companhia aérea extingue voos diretos entre Vitória e Santos Dumont TAM disse que a 'decisão estratégica para remanejar a malha aérea'.
No momento, apenas a GOL oferece opções de voo para este destino.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta

Quem precisa viajar de Vitória para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, está ficando sem opções de companhia aérea. A TAM informou, nesta terça-feira (1), que suspendeu dois dos três voos diários que operavam o trecho. Por meio de nota, a companhia aérea justificou a eliminação dos voos dizendo que foi uma "decisão estratégica para remanejar a malha aérea".

Para compensar, a TAM informou que colocou a disposição mais um horário de voo do aeroporto Eurico Salles ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. No entanto, ela não é a primeira companhia aérea a eliminar as ligações de Vitória ao Rio pelo Santos Dumont. Desde o dia 8 de maio deste ano, a Azul Linhas Aéreas parou de operar esse trecho, ação também justificada como "um reajuste na malha local".

No momento, apenas a GOL oferece opções de voo para este destino, com cerca de 60 voos semanais - contando ida e volta - entre os aeroportos Santos Dumont e Eurico Salles, emVitória.

 

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Ao contrário de BSB, CNF e CGH que tem mais foco de negócios, a rota para VIX tem um componente interessante de conexões, algo que o SDU nao consegue oferecer. Nesse sentido parece que a decisao da TAM foi concentrar tudo no GIG.

 

Como toda decisão, existirão alguns clientes que não ficarão satisfeitos.

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Certamente não vão dispensar um slot precioso destes à toa

 

Depende do que vai se fazer mas acho que ela vai acabar se rendendo e fazendo 1 a 3 SDU-GRU. O ponto é que a TAM é quem tem mais a perder com essa rota internamente.

Eu apostaria em voos que não estão na malha do Rio como SDU-BPS diário e SDU-IOS. Neste caso poderiam tirar proveito de conexões de Brasilia e de Congonhas.

Mas vai depender da disponibilidade de aeronave... VIX é um voo que bloqueia em 3h o avião. Não tem muita opção...

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Não sei pq a TAM e a GOL não colocam pelo menos um voo matinal e um noturno entre POA e SDU em cada sentido, focados no público executivo. É mto ruim ter que utilizar o longíquo Galeão.

 

Já no caso de Vitória, pra conexões pode ser bom mesmo, mas pra quem se destina ao Centro ou Zona Sul do Rio encarecerá muito a viagem, por conta do táxi mais caro até o Galeão. Para um voo curto desses deveria haver alguns voos pro SDU.

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Entre poa e sdu vc tem a azul sbpa. Com varios horarios a disposicao.

Pois é, verdade, pelo menos ela. Por isso sempre vou ao Rio com ela. Nunca uso minhas milhas da TAM e GOL pra lá, pq teria que descer no Galeão ou fazer conexão em SP.

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SDU sempre é O&D.

O corte logo de 3 voos é sinal claro de mudança de estratégia e não mercado.

 

As obras no pátio do SDU ainda continuam e a capacidade de 23 mov/hor não dá muito espaço para crescimento.

As obras que retiram 2 pontes vão até 2015, e independente dela o pátio tem mais capacidade que a pista.

 

A Azul quando cortou a rota substituiu por SDU-BSB. O motivo da AD era até compreensível.

A TAM vai acabar usando para um destino nada inédito como BSB ou CNF.

GRU também é uma boa aposta, só que os horários coincidem com o de maior movimento em ambos os aeroportos e vai ter que combinar horário em Guarulhos.

Bem como existe um bom serviço GIG-GRU.

CGH descarto ( Até agora nem a nova distribuição de slots ocorreu, q está atrasada e a JJ não ganha nada, para apontar um movimento de defesa).

Outros destinos é improvável.

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GRU tem baixo risco para a TAM.

 

Ela talvez não faça muitos para não canibalizar os GIG-MIA/JFK (alias pediram alteração de horario já para fev/2015 no GIG-JFK), mas podem talvez fazer voos para facilitar conexões que partem mais cedo.

E de toda forma, basta quando o cliente procurar RIO-NYC a TAM pode ajustar o sistema para não oferecer SDU.... mas se ela vai fazer isso são outros ...

 

Sei que hoje SDU já tem uma verdadeira guerra por VCP.... R$ 82 por trecho mesmo 24h antes é loucura... Azul e Gol estão firmes nessa... a TAM baixou seus preços mas como tem um voo só, ela olha de longe...

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Fico até feliz com a centralização dos voos partindo de VIX no GIG.

 

Vai que agora a TAM libera para o Executive Club alguma disponibilidade para quem deseja sair de VIX não morrer no excesso de bagagem quando do retorno do exterior! Hehehehe.

 

A GOL, por sua vez, tem uma penca de voos para o SDU!

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Qto à ponte aérea Rio-SP, é sabido que a demanda é gigante e infinitamente maior do que qualquer outra rota nacional, sendo uma rota de movimentação muito expressiva até se comparada internacionalmente.

 

Todavia, ainda assim, fora alguns horários de pico, os voos normalmente não saem lotados, às vezes saem até relativamente vazios, devido à grande oferta SAO-RIO (que já era grande qd se limitava a apenas CGH-SDU e alguns GRU-GIG e ainda aumentou depois disso para mais CGH-GIG, GRU-SDU e até mesmo com mais VCP-SDU e VCP-GIG).

 

 

Então me pergunto se vale à pena continuar aumentando a oferta, ainda que seja o filão da aviação comercial. Salvo a Azul, que ainda precisa entrar na ponte, penso que as demais poderiam tb investir em outros destinos a partir do SDU.

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Joinville poderia ser uma opção, já que à mais de 6 meses estamos sem voos direto pro RJ (antes o voo era operado pela AD).

Tempos atrás a Tam chegou a pedir voos para Joinville e Goiania saindo do GIG, tendo os pedidos negados nos pareceres....

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Qto à ponte aérea Rio-SP, é sabido que a demanda é gigante e infinitamente maior do que qualquer outra rota nacional, sendo uma rota de movimentação muito expressiva até se comparada internacionalmente.

 

Todavia, ainda assim, fora alguns horários de pico, os voos normalmente não saem lotados, às vezes saem até relativamente vazios, devido à grande oferta SAO-RIO (que já era grande qd se limitava a apenas CGH-SDU e alguns GRU-GIG e ainda aumentou depois disso para mais CGH-GIG, GRU-SDU e até mesmo com mais VCP-SDU e VCP-GIG).

 

 

Então me pergunto se vale à pena continuar aumentando a oferta, ainda que seja o filão da aviação comercial. Salvo a Azul, que ainda precisa entrar na ponte, penso que as demais poderiam tb investir em outros destinos a partir do SDU.

 

 

Voos da AV saem todos lotados ( questao de tarifa ), JJ e G3 saem bem cheios tb...

 

O SDU e' aeroporto central, tem pista curta, voos nao podem sair lotados + tanque cheio + babagem + carga...

Ha' restricao de alcance em funcao disso, alem de que sofre muito com mal tempo.....

 

O RJ ( estado ) esta' empenhado em desenvolver a malha domestica no GIG ( lembra da disputa com a AD ? ).

Nao ha' interesse em investir em voos do SDU para outros destinos.

Agora com a privatizacao do GIG, menos ainda.

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Pessoal, gostaria da opinião dos srs. a respeito disso. Sem bairrismo mesmo sendo de VIX, não da pra entender como um cia planeja suas rotas, por isso se tiver alguém aqui com experiência nisso e puder explicar. VIX tem uma loadfactor de cerca de 90%, ou seja , muito bom na atual situação econômica. Os. 737 da G3 saem em média com 130 PAX, a AD antes de cancelar alguns meses atrás saia melhor ainda com seus E19 com média de 104 PAX e a JJ também não era muito diferente, com os A320 em torno de 140 PAX.Ai vem a pergunta, dada as restrições já mencionadas acima de pátio e pista de SDU porque cancelar rotas como esta? com uma perna de cerca de 50 min de voo pra mim não faz nenhum sentido o cancelamento, tudo bem que queira adequar novos mercados, mas porque trocar o certo pelo duvidoso? Uma coisa é fato, bom pra G3 que vai reinar sozinha! Abc

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VIX e' rota do petroleo

.

Ha' muito interesse nesse mercado sim.

 

A JJ opera para o GIG, acredito que ela quer dar + opcoes de conexao e

nao so' o destino final SDU.

 

O detalhe e' que o GIG estava em obras ( ainda nao terminaram)

e a antiga administradora negava solicitacoes de voo.

 

Hoje acredito que isso nao ocorra mais.

 

Penso serem essas algumas das razoes, nao sei se haveriam outras mais.

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Como usuario semanal da rota a mais de 5 anos (moro em Vila Velha e trabalho no Rio), posso falar de cadeira dessa rota.

A rota é muito usada pela grandes empresas, VALE, Petrobras, Arcelor-Mittal, e empresas offshore, principalmente na segunda e na sexta feiras.

Nos finais de semana, ao trafego corporativo se junta o trafego de turistas para toda a costa do ES. então os loads são sempre de bastante razoáveis para otimos.

A alternativa para GIG tem mais demanda ainda devido ao trafego internacional.

Então, sinceramente, não entendo que se possa tirar cerca de 9-10 voos semanais em cada sentido de uma rota sem causar um enorme tumulto para muita gente.

 

Os efeitos foram sentidos nos bolsos dos pax que, como eu, voam como pessoa fisica.

O corporativo nem sente a mudança, a secretaria recebe o pedido de emissão de passagem, e o funcionario voa. POnto. Ninguem sente o impacto do custo.

 

Quando a Azul tirou os 4 voos diarios, os preços subiram bastante. Agora ficaram impraticáveis !!! No final de seman passado, uma ida e volta SDU-VIX poela GOL, indo na sexta e voltando no domingo a noite ou na segunda de manhã, custava R$ 2.300,00 (não era via Miami, certamente não). Se voce fosse comparar com milhas, eram apenas 60 mil, ida e volta...Ridiculo ! Gente, VIX fica a 45-50 minutos de voo, os voos estão sempre com bom load factor, não dá pra entender. Lei de mercado ??? Yes !!! mas cade o orgão regulador desse país ????

 

Essa semana vim de Azul, ida via Campinas e volta via BH (mais de 3 horas entre partida e chegada) pois foi o melhor compromisso de preço que obtive: 900 reais ida e volta. Se fosse de Gol ou de TAM, mesmo que voando pelo GIG, ficaria na casa de 1200,00 a 1300,00

 

Se vocês fizerem uma experiencia está fácil achar preços para o trecho na casa de 1.000,00 a até (mais) absurdos (ainda) 1800,00 reais por perna (esses, voos com conexão), para o trecho RIO-VIX, nos horarios de pico.

 

Essa brincadeira de alterar slots devia ser seriamente controlada e analisada pelo orgão responsável.

 

Vitoria e ES são um caso interessantíssimo: polo de negócios, polo portuário, um estado em franco desenvolvimento com obras importantes ao longo de toda a sua costa, polo de turismo, tem uma ligação rodoviaria com o Rio, da pior qualidade, uma das estradas mais perigosas por onde já viajei (experimente viajar por ela em noite de chuva, e voces vão conhecer uma sucursal do inferno). Some--se a isso que o pais não tem alternativa ferroviaria, as cias aereas reinam livres, pra fazer o que querem.

 

Vou adicionar mais um tempero no assunto: esses cancelamentos simultaneos de AZUL e TAM em VIX estão com cheiro de CARTEL...vejamos os proximos movimentos, se haverá outras cidades onde alguma outra cia vá reinar sozinha, em breve.

 

Antonio

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A situação de VIX é realmente complicada. Quem sai do RJ para o ES ter que fazer conexão em SP/MG ou quem sai de MG ter que fazer conexão em SP/RJ é o fim.

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Vou adicionar mais um tempero no assunto: esses cancelamentos simultaneos de AZUL e TAM em VIX estão com cheiro de CARTEL...vejamos os proximos movimentos, se haverá outras cidades onde alguma outra cia vá reinar sozinha, em breve.

 

Antonio

 

Não duvido nada que possa haver algo combinado.... Em 2008 se não me engano, no mesmo dia, a Gol parou de voar RAO e SJP, e a TAM parou de voar CXJ e MGF. Ambas deixaram de concorrer nessas cidades. Foi muita coincidência? Há até um tópico sobre o cancelamento da TAM em Caxias e alguém falou em cartel:

http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/26097-tam-abandona-rota-para-caxias-do-sul/

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