Jump to content

Físico mais famoso do mundo vai viajar no avião que simula microgravidade em abril.


Kleber

Recommended Posts

Hawking vai voar no 'cometa do vômito'

Físico mais famoso do mundo vai viajar no avião que simula microgravidade em abril.

Britânico ganhou carona de graça; além de ser divertir, ele quer divulgar o vôo espacial.

 

 

Dennis Overbye Do "New York Times"

 

 

O físico britânico Stephen Hawking, professor da Universidade de Cambridge e autor de best-sellers que passou a vida tentando entender a natureza da gravidade preso a uma cadeira de rodas, disse que pretende ficar um pouco longe de tudo isso no dia 26 de abril. Cercado por uma comissão médica, Hawking deve fazer um passeio em microgravidade num dos chamados "cometas do vômito", os aviões da Nasa que simulam essa situação comum no espaço.

 

 

 

A carona de Hawking será de graça: ele terá o patrocínio da Zero Gravity Corporation, que tem levado pessoas para o passeio num Boeing 727-200 acolchoado desde 2004 - pela quantia de US$ 3.500.

 

 

 

Peter Diamandis, executivo-chefe da empresa, disse que "a idéia de dar ao maior especialista do mundo em gravidade a oportunidade de experimentar a gravidade zero" era irresistível.

 

 

 

De certa forma, trata-se apenas de um prelúdio. Hawking já anunciou que espera fazer um vôo mais longo, e a uma altitude maior, em 2009. A carona seria do "avião espacial" desenvolvido pela empresa Virgin Galactic, do milionário britânico Richard Branson, que pretende levar seis passageiros a uma altitude de 112 km.

 

 

 

Hawking, que perdeu todos os movimentos do corpo por causa de uma doença neurodegenerativa e se comunica com a ajuda de um computador, diz que quer aumentar o interesse do público pelo vôo espacial, que ele acredita ser essencial para o futuro da humanidade. "Também quero mostrar que as pessoas não precisam se sentir limitadas pelas deficiências físicas, desde que seu espírito não seja deficiente", afirmou ele.

 

 

 

Meses atrás, durante uma entrevista coletiva em Hong Kong, Hawking afirmou que a sobrevivência da humanidade a longo prazo depende de colonizar o Sistema Solar e lugares mais distantes do Universo. "A vida na Terra corre um risco cada vez mais crescente de ser eliminada por um desastre, como uma guerra nuclear global, um vírus geneticamente modificado ou outros perigos que nós ainda nem imaginamos", disse.

 

 

Sensação zen

 

O avião tem cerca de 35 lugares. Quando chega à altitude de 8.000 m, os passageiros saem dos assentos e vão para uma área alcochoada. Conforme a aeronave vai fazendo sua trajetória parecida com a de uma montanha russa, os passageiros passam pela alternância entre a sensação de estar mais pesado que o normal e praticamente sem peso. Nessa fase, eles flutuam gentilmente acima do chão do avião, no que Diamandis descreve como "uma experiência realmente jubilosa, quase zen" com duração de meio minuto.

 

 

 

Em entrevista por e-mail, Hawking disse: "Não estou preocupado com a parte da gravidade zero, mas a de gravidade alta vai ser difícil". Segundo ele, a reação de sua família sobre a aventura foi dizer "Que sorte a sua!".

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade