Jump to content

Avião que caiu no interior do Acre ainda está desaparecido


Silva

Recommended Posts

Avião que caiu no interior do Acre ainda está desaparecido

 

Luciano Tavares - da redação de ac24horas lucianotavares.acre@gmail,com 07/10/2014 16:08:39

O avião monomotor que caiu na manhã do último domingo, entre Manuel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre, ainda não foi encontrado, informou o coronel Gondin, da Defesa Civil Estadual, que comanda as buscas na região.No voo estava apenas o piloto da aeronave, Jonas Lima. O avião de pequeno porte de uso particular tinha capacidade para quatro passageiros e teria caído dez minutos após sua decolagem na foz do rio Macauã, em Sena Madureira, região de difícil acesso.

Além dos Bombeiros, as buscas são feitas com o auxílio de homens da aeronáutica. Familiares também ajudam no trabalho.

“Estamos com o helicóptero e outra aeronave da Força Aérea. Contamos também com equipe por terra. Estamos fazendo sobrevoo perto das copas das árvores, mas o piloto e o avião se encontram desaparecidos. Depois do trabalho voltamos para Sena para abastecer a aeronave e retomar as busca. Estamos planejando fazer a rota que ele fez de Manuel Urbano a Sena Madureira. Vamos verificar as condições meteorológicas”, disse por telefone o coronel Gondin. Jonas Lima era considerado um piloto experiente.

 

Fonte: http://www.ac24horas.com/2014/10/07/aviao-que-caiu-no-interior-do-acre-ainda-esta-desaparecido/

 

 

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados:

Força Aérea Brasileira realiza buscas de avião que caiu no interior do Acre
Aeronave é considerada desaparecida pela FAB. Avião caiu em uma área de mata fechada e difícil acesso, diz PM.

O avião de pequeno porte, modelo Cessna 182 da marca PTKMS, que teria feito um pouso forçado no domingo (5) na zona rural de Sena Madureira, distante 145 km da capital acreana, Rio Branco, está desaparecida, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB).

Um avião da FAB está realizando buscas na região nesta segunda-feira (6) para tentar descobrir o local exato onde a aeronave caiu.

Não existem informações sobre o estado de saúde do piloto e possíveis tripulantes.

A FAB informou ao G1 que não conseguiu estabelecer nenhum contato com o piloto da aeronave e não tem informações sobre o estado de saúde dele ou ainda quantos tripulantes estariam a bordo.

De acordo com a Polícia Militar (PM), com base em informações repessadas por ribeirinhos que vivem na região, o avião teria caído na fazenda Palmari, às margens do Rio Macauã, na zona rural de Sena Madureira.

O capitão da PM Tribulin Araújo informou que o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas, ainda neste domingo (5), mas devido o local ser de difícil acesso e mata fechada, não obteve sucesso.

Uma nova operação está sendo realizada nesta segunda-feira (6). "O grupo de buscas dos Bombeiros só conseguiu chegar no local à noite, mas não conseguimos ir até a aeronave devido a mata na região ser fechada. O helicóptero vai fazer um sobrevôo, para descobrir o local exato da queda e se existe sobrevivente.

Até onde sabemos, só o piloto estava na aeronave", informou o capitão.

Fonte: Veriana Ribeiro Do G1 Ac via CECOMSAER 7 out 2014

Cessna 182 da marca PTMKS? meudeusdocéu. santa ignorância...

Link to comment
Share on other sites

Piloto de avião que caiu é encontrado após três dias

 

Luciano Tavares - da redação de ac24horas Rio Branco, AC 08/10/2014 11:57:48

 

Após 72 horas de buscas, homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar acabam de encontrar o piloto Jonas Lima vivo e o avião que caiu no último domingo numa região de mata fechada no lago Palmari, a 40 km da cidade de Sena Madureira. De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre, uma equipe de militares já está transportando o profissional para um espaço que dê condições de pouso para o helicóptero Cel. João Donato. Jonas não ficou ferido na queda do avião, mas apresentava sinais de desidratação.. O piloto foi encaminhado para o Hospital de Sena Madureira.

 

IMG-20141008-WA0018-1024x768.jpg

 

 

O piloto saiu no domingo de Manuel Urbano e a princípio faria uma escala em Sena Madureira, numa pista particular. Depois decolaria para Rio Branco com o objetivo de fazer uma manutenção no avião. Ele teria caído dez minutos após a decolagem. Jonas Lima, considerado piloto experiente, já era dado como morto até pelas equipes de busca. “Recebemos essa informação há meia hora. O piloto está vivo perto do lago na região do Iaco”, disse o capitão Araújo, do 8º Batalhão da PM.

 

Fonte: http://www.ac24horas.com/2014/10/08/piloto-de-aviao-que-caiu-e-encontrado-vivo-apos-tres-dias/

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus! Parabéns pro SALVAERO!

 

Ele foi encontrado por policiais militares

 

Sobrevivi tomando água', diz piloto resgatado após 3 dias em floresta

 

Resgatado nesta quarta-feira (8), após três dias de busca na mata, o piloto Jonas Guilherme, de 60 anos, conta que no tempo em que ficou perdido só tomava água para não desidratar. No último domingo (5), o avião de pequeno porte, um modelo Cessna 182, pilotado por ele, fez um pouso forçado quando viajava entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre. Com 37 anos de aviação, esta não é a primeira vez que Jonas Guilherme passa por um susto como este. "Em 81 caí com um bonanza, em 91 com outro avião. De vez em quando a gente passa por uma dessas, mas estou vivo", conta.

A aeronave partiu de Manoel Urbano por volta de 7h30 e a viagem deveria durar cerca de 22 minutos. Porém, segundo Guilherme, logo que ele levantou voo, as condições climáticas se tornaram desfavoráveis. "O tempo estava fechado, tinha um nevoeiro e eu não via nada. Aí começou o motor a pipocar (sic) e parou", lembra.

10612776_1540019969545139_16975315773935
Interior da aeronave após queda (Foto: Divulgação PM)

Ele diz que ainda tentou fazer um pouso forçado no Rio Macauã, na zona rural de Sena Madureira, porém, com visibilidade quase nula, não conseguiu alcançar o objetivo. "Caí dentro da mata, perto de um lago", conta. Durante os dias que passou na mata até ser resgatado, o piloto conta que não se alimentou. "Sobrevivi tomando água, só", enfatiza.

 

Ele diz ainda que como havia machucado as pernas no pouso, não arriscou sair andando pela mata e ficou o tempo todo esperando o resgate. Ele foi encontrado nesta quarta, pela equipe da Polícia Militar, que fazia buscas por terra na região do lago Palmari. O piloto foi, então, levado de helicóptero para a área urbana de Sena Madureira, onde passou por exames no hospital do município. Desde domingo (5), equipes de buscas tentavam localizar o piloto. No dia seguinte ao sumiço da aeronave, o filho dele, João Paulo Maia, de 30 anos, começou a fazer buscas a cavalo pela região. "Fui com um grupo de amigos a cavalo pela região onde falaram que o avião tinha caído e não encontramos nada", disse ao G1 na ocasião.

 

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/10/sobrevivi-tomando-agua-diz-piloto-resgatado-apos-3-dias-em-floresta.html

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Meus prezados:

No dia 5 deste mês, dia da eleição, um outro avião de pequeno porte, pilotado por Jonas Guilherme, de 63 anos, caiu na mesma região. Depois de intensas buscas, após três dias, o serviço de resgate localizou a aeronave. Por sorte, o piloto estava vivo. A aeronave caiu numa região de mata fechada no lago Palmari, a 40 km da cidade de Sena Madureira.

Dia após o resgate, o ac24horas revelou em reportagem exclusiva que a aeronave fez um voo pirata no interior do Acre. Segundo documentação obtida, a aeronave de matrícula PT-KMS, envolvida no acidente, estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado.

Fonte:http://www.ac24horas...a-uma-tragedia/

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade