Jump to content

Santos Dumont tem voos cancelados e atrasados após nevoeiro

luciano_katia

Recommended Posts

Às 11h50, 29 voos estavam atrasados.

Aeródromo chegou a ficar totalmente fechado às 7h40.

Mariucha Machado Do G1 Rio

1111img_9446.jpgAtrasos nos voos causaram tumulto no saguão do aeroporto Santos Dumont (Foto: Eduardo Vallim / G1)
0img_9455.jpgAeroporto Santos Dumont tinha 45 voos atrasados e

27 cancelados às 10h30 desta segunda

(Foto: Eduardo Vallim / G1)

Pelo segundo dia consecutivo a forte neblina atrapalhou o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. O terminal ficou completamente fechado por aproximadamente 30 minutos nesta segunda (13), entre 7h e 8h. Às 10h, o aeroporto funcionava por instrumentos para pousos e decolagens. Às 10h30, 27 voos haviam sido cancelados e 45 estavam atrasados, entre partidas e chegadas, segundo a assessoria de imprensa da Infraero. Às 11h50, o órgão corrigiu os números e informou que 29 voos estavam atrasados e apenas 15 foram cancelados.

O saguão do aeroporto estava lotado às 10h30 e, com o terminal cheio, passageiros diziam que o aparelho de ar condicionado não estava dando vazão. Funcionários da Infraero tentavam organizar as longas filas que se formavam nos balcões de check-in, mas muitos passageiros reclamavam da falta de informação.

aero.jpgSala de embarque do Santos Dumont

estava cheia às 8h10 (Foto: Eduardo Vallim / G1)

"Isso aqui é uma zona generalizada, ninguém sabe informar quando será o voo, dar uma previsão", queixou-se o advogado Marcos Soares.

"Eu não sei o que eu faço, eu preciso saber o que acontece se eu for embora, eu perco a minha passagem? Eu estou perdendo coisas importante, nesse aeroporto não tem nem Wi-fi", reclamou o passageiro João Neves.

No domingo (12), o aeroporto ficou fechado por quatro horas por causa do forte nevoeiro. Segundo a meteorologia, uma frente fria está se aproximado do estado e está provocando o fenômeno.

3692268.jpg

Nesta segunda, o aeroporto ficou fechado porque, devido ao nevoeiro, estava abaixo das condições mínimas de segurança desde o início das operações, às 5h. O equipamento usado quando o aeroporto está funcionando por instrumentos é o Instrument Landing Sistem (IML). Após a orientação da torre, cabe o piloto decidir se quer ou não fazer o pouso.

Até as 8h, seis voos da Tam haviam sido desviados, sendo cinco chegadas e uma partida, e o saguão de embarque tinha movimento intenso, com filas de check-in. O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, funcionava com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens no início da manhã.

Segunda-feira quente

A temperatura máxima na capital fluminense nesta segunda será de 37ºC e o calor já começava a incomodar os passageiros de manhã. "Não está um calorão, mas podia estar mais fresquinho. Hoje está cheio demais aqui [aeroporto]", contou a administradora Suely Bastos.

No domingo, o Santos Dumont amanheceu fechado para pousos e decolagens por causa do forte nevoeiro na cidade. Durante a manhã, cerca de cinco voos haviam sido cancelados. Não saíram do Santos Dumont aviões para Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), operava por instrumentos para pousos e decolagens.

Orientação

Em razão dos fechamentos do Santos Dumont, a GOL orienta os clientes dos voos que partem ou se destinam a este aeroporto nesta segunda a entrarem em contato com o SAC pelo telefone 0800 704 0465 para verificar a situação de seus voos.

A companhia reitera que os clientes podem optar por remarcação dos voos sem taxas ou solicitarem reembolso integral de suas passagens pelo telefone (0300-1152121) ou internet (www.voegol.com.br).

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/10/santos-dumont-tem-voos-cancelados-e-atrasados-apos-nevoeiro.html

Não sou perito no assunto, nem sei se por questões técnicas isso seria inviável, mas não sairia mais barato instalar um ILS no SDU?

Lembro de me dizerem que devido a possível interferência do bondinho.

Mesmo assim creio que na 02 seria impossível instalar.Pela rampa..

Não sou perito no assunto, nem sei se por questões técnicas isso seria inviável, mas não sairia mais barato instalar um ILS no SDU?

Impossível devido obstáculos. De um lado temos o Pão de Açúcar, do outro a Ponte Rio-Niterói. O que se tem é o RNP-AR, que a Gol já está operando na pista 20, falta autorização da ANAC para operar na 02. Não é um ILS, mas chega perto, desce para 300 ft...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade