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Demanda por voos domésticos no Brasil sobe 3% em setembro, diz Abear


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21/10/2014 10h42


SÃO PAULO (Reuters) - A demanda doméstica por transporte aéreo no Brasil subiu 3 por cento em setembro ante o mesmo mês de 2013, informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) nesta terça-feira.


A oferta de assentos em aeronaves no mercado doméstico, enquanto isso, avançou 1,3 por cento na mesma base de comparação.


Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves no segmento ficou em 78,67 por cento em setembro, segundo a entidade que representa as companhias aéreas Gol, TAM, Azul e Avianca.


(Por Aluísio Alves)



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Impressionante foi a Taxa de Ocupação dos vôos internacionais da TAM em Setembro: 90,04%

 

E isso com todo o pessimismo reinante, dólar subindo, crise na Argentina, Venezuela, Europa "patinando"...não é a toa que (finalmente) estão com planos de expansão da malha internacional!

 

Pena que cancelaram o último par de 77W - acho que seriam úteis pra Milão ou mesmo Orlando! Mas isso é assunto pra outro tópico...

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Analisando os números da JJ no Internacional:

 

...................ASK....................RPK.................PAX..............LF

Set13..........2.373.605..........2.003.968........281.141........84,43%

Set14..........2.344.378..........2.110.910........286.666........90,04%

var..............-1,23%...............+5,34%............+1,97%..........+5,61pp

 

Acum13......23.021.303........18.186.318......2.579.285.....79%

Acum14......21.716.121........18.437.647......2.474;790.....84,9%

var..............-5,67%...............+1,38%............-4,05%..........+5.9pp

 

Redução de ASK e queda no número de PAX, então na média os PAX estão voando mais longe (+400kms).

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O tópico é sobre o mercado doméstico, mas vamos "viajar" um pouco mais sobre o internacional.

 

Como não saíram todos os dados se setembro, usando os acumulados até agosto:

 

PAX (000)......G3+JJ......|......BSB............CNF...........GIG..........GRU........Total

08M2013......3.106,1......|......342,3..........254,2.........2.914,4.....8.252.......11.762,9

08M2014......3.164.4......|......406,8..........281,1.........2.700,6.....8.938.......12.326,5

dif..................+58.3........|.......+64,4..........+26,9........-213,8.......+686.........+563,6

var.................+1,88%.....|.......+18,73%.....+10,58%...-7,34%......+8,31%.....+4,79%

 

Dá pra ver que as estrangeiras estão muito bem......

 

Só nesses 4 principais aeroportos internacionais:

563,6 -58,3 (G3+JJ) = 505.300 PAX / 08 / 30 = 2105 PAX dia. Isso representa 10 vôos com 210 PAX, ou 5 vôos (ida+volta) de WB com 80% de LF, considerando um A330 da TP, por exemplo.

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E as cias. nacionais:

 

58300 / 8 / 30 = 243 PAX/dia. Isso representa 1 vôo diário (ida+ volta) de B738 com 68,6% de LF

 

Que cálculo é esse? Os 58.300 passageiros são passageiros a mais que a TAM e a Gol transportaram entre Janeiro e Agosto de 2014 e 2013 certo?

 

Elas ganharam passageiros mesmo com corte de vôos e crescimento da concorrência internacional, então esse cálculo de 68,6% de LF não tem nada a ver...

 

O load da TAM está batendo 90% - isso depois que alguns "catastrofistas" tinham dito que o corte de vôos no GIG iria causar uma perda significativa de passageiros, mas não foi o que aconteceu...

 

As companhias estão buscando o aumento da taxa de ocupação (e yield) para níveis "sustentáveis" (ou lucrativos), você queria que elas fizessem o quê? (a tão elogiada Delta, por exemplo, possui um LF médio de 86,4% em 2014, considerando doméstico e internacional - e geralmente no doméstico a média é mais baixa)

 

E sobre a vinda dos A350, eu não me preocupo nem um pouco - como vc quer que a TAM demonstre que possui demanda pra um avião de 300 assentos voando com um de 210 - voando com LF de 130%?

 

Tenho cada vez mais certeza de que existe demanda sim, especialmente se a situação econômica estiver um pouco melhor em 2016 e além, já que a TAM só receberá um A350 no final de 2015 - ou seja, o avião só vai fazer diferença na frota/oferta a partir de 2016 mesmo...

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Sim Chico, só fiz uma comparação do que G3 e JJ juntas, transportaram a mais de um ano pro outro, representa um vôo a mais de A319 com 69% de ocupação.

 

Mas a JJ sozinha perdeu 104.495 PAX de um ano pro outro, e como vc mesmo disse, só está conseguindo loads altos porque cortou vôos e os pax estão voando mais quilômetros. Se ela fechar o ano com lucro, parabéns.

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