Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Michael Thies

Fazer o CMA inicial de 1ª ou 2ª Classe?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal do CR.

 

 

Estou em vias de iniciar a fazer o curso teórico de PP, porém pretendo seguir carreira na aviação, logo, antes mesmo de iniciar o teórico já iniciei os exames médicos e quando tiver todos em mãos vou para o Hospital Aeronáutico de Canoas-RS (HACO) requerer o meu CMA.

 

Agora vem uma dúvida que gostaria de compartilhar com vcs pilotos experientes, ou alguns nem tanto hehe:

 

Quero seguir carreira na aviação, mas, sei que não conseguirei checar o PC (talvez nem o PP) em menos de um ano em virtude do dinheiro (ou falta de) e do tempo disponível para as futuras horas de vôo. Digamos hipoteticamente que eu consiga o CMA de 2ª Classe e cheque o meu PP sem problemas. Agora digamos que eu passe na banca do PC teórico queira começar a voar as horas do PC, eu precisarei do CMA de 1ª Classe, aí que mora minha dúvida, corro um risco MUITO grande de ser reprovado para o CMA de 1ª classe?

 

Resumindo: Já houve um caso conhecido de vcs em que aconteceu de o cidadão ser aprovado para o CMA de 2ª classe e ser reprovado para o CMA de 1ª classe?

 

 

Desculpa tomar tanto tempo de vcs e já agradecendo a atenção, disponho-me.

 

Atenciosamente,

Michael D. Thies

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa.... Cara assim...tem casos que a o candidato não consegue o de primeira classe e sim o de segunda.

 

A vantagem do segunda classe é a validade.

 

Em Canoas é tudo muito tranqüilo.

 

Como você comentou que não voaria muito por grana/tempo te aconselharia a fazer o de segunda mesmo.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu também tinha essa dúvida quando estava pra começar o pp.

Antes de fazer o teorico eu logo fiz o cma de segunda classe. Se eu fosse você, perguntaria em cada clínica que voce passar lá no HACO se está tudo bem e se seria aprovado para o de primeira classe, daí dá pra ter uma ideia. Mas se mesmo assim ficar desconfiado de algo faça o de primeira depois de um tempinho.

Eu particularmente nunca vi alguem reprovar no de primeira sendo aprovado no de segunda, no máximo ficar de pendencia

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem... Acho que irei fazer o exame para 1ª Classe logo, assim irei eliminar um fantasma que me assombra já de início. Sei que vai sair um pouco mais caro ter que revalidar cada ano, mas para fazer o de 1a eu terei que fazer nova inspeção inicial, e até lá, espero (ôh, se espero) já ter checado o PP. E também, para voar as horas do PC é necessário ter o de 1a classe, ou estou enganado? Existem aeroclubes que aceitam que o aluno voe as hora de PC MNTE VFR com o de 2a classe?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Michael,

Os exames não mudam. É a tolerância que diminui! Se tu passar sem restrições no de 2ª classe, fica tranqüilo que não tem o que te impedir no de 1ª (à menos que tu fale/escreva/desenhe alguma besteira no psico/psiqui, e ganhe um belo "Imaturo para o fim que se destina" ou "Transtorno ansioso não especificado". E nesse caso eu já vi VÁRIOS tomando gancho de um seis meses/um ano).

Agora, se surgirem as restrições, sugiro uma boa leitura do RBAC 67.

 

Ainda assim, como disse o colega, vai ter lugar que não vai te deixar fazer o de 1ª de uma vez. Fora que tem o lance da validade.

Depende muito do aeroclube/escola. A maioria não deixa começar as horas do PC/VFR sem CCF de 1ª. E eu diria que não é uma boa mesmo... Vai que tu voa tudo, está nos finalmentes e descobre que tem um problema... Vai ficar um tempão sem voar até poder checar.

Minha sugestão: Faça o de 2ª, termine o PP, faça a banca de PC, faça o CCF de 1ª, termine o PC.

Agora, nada te impede de fazer o de 1ª de uma vez. O máximo que vai acontecer é tu ter que pagar uma revalidação...

Share this post


Link to post
Share on other sites

OSCAR KILO my friends.

 

Agradeço as respostas de todos em primeiro lugar. Eu estava decidido a fazer logo o de 1a, mas agora fiquei confuso, primeiramente eu pensava em fazer o de 2a para economizar dinheiro, uma vez que a validade era maior. Daí um amigo me disse que só pelo fato de ter que pagar uma nova inspeção inicial para subir de classe, só iria realmente "economizar" se eu não conseguisse checar o PP em menos de 3 anos, o que não era a minha intenção, obviamente.

 

Quanto aos exames, na da revalidação (do CMA de 1a classe, por exemplo), tenho que fazê-los todos de novo a cada ano?

 

E agora pensando mais e mais (indecisão é uma [...]) talvez seja mais interessante eu fazer o de 2a classe, ele vale por 5 anos, é isso né? Daí acho que talvez eu leve um tempo maior até conseguir fazer até mesmo o teórico do PC...

 

 

 

Aff, que indecisão... Ás vezes tenho inveja do meu cachorro, que só tem que decidir quando dormir, quando comer e quando latir...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem indecisão. Faz igual todo mundo, 2ª Classe primeiro, checa seu PP, depois faz o 1ª Classe. Não tem mistério, não tem pano preto, nada disso. Nunca ouvi falar de ninguém que foi aprovado no 2ª e reprovado no 1ª.

 

Esse é o normal, de todo mundo, precisa inventar a roda não.

Share this post


Link to post
Share on other sites

OK... acho que será dessa forma então :cool: :cool: :cool:

 

Mas, agora uma dúvida quanto ao procedimento para fazer a inspeção: Já tenho radiografia da arcada dentária, exame psicotécnico, eletroencefalograma, carteirinha de vacinação atualizada e está faltando somente o teste de esforço em esteira. O próximo passo, assim que tiver o último exame, seria só agendar no Hospital da Aeronáutica (pagar GRU, etc..) ou tem que ter algum documento do aeroclube, carta de apresentação ou algo do tipo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Normalmente inicial tem essa bobagem de carta de apresentação. Eu não sei como funciona na Junta de Saúde que você vai fazer (vai fazer aonde?) mas o normal é pagar a GRU com 5 dias de antecedência.

 

Aí na sua junta tem que levar todos esses testes? Esforço em esteira, qual sua idade?

 

O mais certo é ligar na junta que você pretende fazer.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se puder, talvez seja melhor pegar logo o de 1ª classe... No meu caso, tirei o de 2ª primeiro pra começar o PP, mas 4 meses depois tive que tirar o de 1ª novamente pra começar a voar o PC. Então, se puder, tire logo o de 1ª e depois é só ir revalidando.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Normalmente inicial tem essa bobagem de carta de apresentação. Eu não sei como funciona na Junta de Saúde que você vai fazer (vai fazer aonde?) mas o normal é pagar a GRU com 5 dias de antecedência.

 

Aí na sua junta tem que levar todos esses testes? Esforço em esteira, qual sua idade?

 

O mais certo é ligar na junta que você pretende fazer.

 

Eu vou fazer no HACO em Canoas-RS e, segundo contato "preliminar" por telefone, eu teria que levar comigo teste psicotécnico, teste de esforço, panorâmico da arcada dentária e eletroencefalograma, além do jejum de 12 horas e repouso auditivo de 14 horas. Isso foi o que a atendente me falou por telefone, mas sabe como é, quando ver eu chego lá e precisa de mais papelada e para um médico/secretária é fácil falar pra voltar amanhã, mas pra mim são 300km de ida e volta, fica ruim né?

 

Outra pergunta, desculpem minha ignorância, mas o CMA é um documento físico ou apenas consta no sistema da ANAC?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se puder, talvez seja melhor pegar logo o de 1ª classe... No meu caso, tirei o de 2ª primeiro pra começar o PP, mas 4 meses depois tive que tirar o de 1ª novamente pra começar a voar o PC. Então, se puder, tire logo o de 1ª e depois é só ir revalidando.

 

É... se eu tivesse tempo e "tempo" suficiente eu faria, mas no meu caso eu irei fazer o CMA antes mesmo do teórico, e o teórico farei só nos finais de semana, e depois se eu passar (e ei de passar) na banca, será demorado pra mim até checar o PP, certamente irei levar mais de um ano...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, só para complementar o post, fui ao HACO na terça-feira, dia 16 e após uma manhã bem exaustiva consegui o meu CMA. Fiz o de 2a classe, embora eu tenha perguntado para os médicos se na minha condição atual eu conseguiria obter o de 1a classe também, foi em vão, sempre me respondiam com um ríspido "refaça seu processo e marque um X no campo "1a classe" na ficha de solicitação". :mellow: :mellow: :mellow:

 

Bem, agora só me resta aguardar, checar o meu PP e depois fazer o upgrade de classe...

 

Obrigado a todos que disponibilizaram sua atenção comigo.

 

 

Abraços!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, só para complementar o post, fui ao HACO na terça-feira, dia 16 e após uma manhã bem exaustiva consegui o meu CMA. Fiz o de 2a classe, embora eu tenha perguntado para os médicos se na minha condição atual eu conseguiria obter o de 1a classe também, foi em vão, sempre me respondiam com um ríspido "refaça seu processo e marque um X no campo "1a classe" na ficha de solicitação". :mellow: :mellow: :mellow:

 

Bem, agora só me resta aguardar, checar o meu PP e depois fazer o upgrade de classe...

 

Obrigado a todos que disponibilizaram sua atenção comigo.

 

 

Abraços!!!

Melhor ter feito de Segunda mesmo..vale beeem mais que o de primeira..(duração).

 

Check seu PP e ai sim vá atrás do de Primeira classe.Faça as coisas na ordem correta...sem pressa de pular etapas.

 

Sucesso!

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pegando o gancho do tópico pra não abrir outro me surgiu uma dúvida sobre o CMA.

 

Pelo o que andei lendo ao fazer o CMA de 1ª classe (PC) automaticamente o de 2ª classe (PP) deixa de valer, mesmo estando ainda dentro da validade, essa informação procede?

 

Outra dúvida, caso a pessoa queira fazer o CMA de 2ª classe para CMS tendo já o de 1ª pode? A pessoa fica com dois CMA válidos no sistema?

 

Grato pela atenção.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...